TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Recursos Humanos III e IV

Por:   •  3/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.055 Palavras (25 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

        

  1. - Descrição da Organização

A empresa Maktub está no mercado há 10 anos, iniciou-se como uma empresa Privada, em 2009. Seus proprietários possuem todos os direitos sobre ela. Líder no mercado do estado de Rondônia, no ramo de Confecções. Sua sede está localizada em Porto Velho-RO, Brasil.

Seus produtos são encontrados em prateleiras de comercio, localizado estrategicamente no Porto Velho Shopping, na av. Calama com av. rio madeira, local de fácil acesso, aliás, o único shopping da cidade onde o fluxo de pessoas é consideravelmente grande, o transporte coletivo é intenso, vindo de pessoas de todas as regiões da cidade.

  1. Denominação e forma de constituição da empresa

Sua razão social é MAKTUB, CNPJ-62.843.991/0005-78 Sede no Porto Velho Shopping, na av. Calama com av. rio madeira, CEP: 06850-000 TEL: (69)3225-8300\(69)3225-2000, EMAIL:maktubconfeccoes@gmail.com é uma empresa de capital aberto de gênero Sociedade Anônima.

 Segundo o Estatuto Social da Maktub (2011), a companhia é uma sociedade por ações de capital aberto. O capital social subscrito e integralizado da Companhia era de R$05.111.021,80 podendo aumentar seu capital social até o limite de R$ 10.428.109,00 em ações ordinárias sem valor nominal.

Anualmente a empresa promove o Maktub Day, reunindo os executivos da companhia para apresentar os resultados, perspectivas futuras e sanar as dúvidas de investidores e analistas.

  1. Dados e fatos relevantes da origem da organização

Maktub é uma empresa brasileira que atua no setor de confecções, atua na área de roupas masculinas e femininas, tem como foco principal o público de classe média, tendo como diferencial a qualidade de suas roupas bem como o preço acessível das peças. Fundada em 2009, alcançou uma posição privilegiada no ramo de confecções, o gerenciamento é feito de forma á harmonizar todos os funcionários em um ambiente de colaboração. O colaborador sabe que a melhor forma de garantir a fidelidade do cliente é o tratamento adequado, desta forma o cliente volta sempre, não só pela mercadoria que é de ótima qualidade, mas o cliente sabe que pode encontrar na Maktub confecções um lugar que faz a diferença no mercado de consumo de roupas.

A empresa procura a mão de obra na cidade onde se encontra, com o objetivo social de oferecer emprego para quem mora em Porto velho-RO, o processo de recrutamento, visa preencher as vagas que estão disponíveis na empresa. Pode ser tanto o recrutamento externo ou interno, no recrutamento externo a empresa envia para o SINE Sistema Nacional de Emprego a necessidade de profissionais ou busca internamente com promoções dos funcionários que já estão na empresa, colocando em cargos mais complexos que estejam disponíveis no quadro de trabalhadores.

1.1.3.- Natureza e ramo de atuação

É uma empresa Brasileira especializada em vestuário, tendo como sua marca principal, a nomenclatura Maktub, de origem árabe que tem como significado “já estava escrito” ou “tinha que acontecer”, sendo interpretada como algo que estava predestinado a acontecer.

Fundada pela família Kovalcikoski, em 2009. O controle da empresa ainda pertence à família, que expandiu as áreas de atuação para o atacado e varejo.

A sede principal da Maktub fica em Porto Velho, no estado de Rondônia, constituindo-se do maior grupo privado empregador da cidade.

Atua no ramo da indústria têxtil, confeccionando artigos do vestuário como camisetas, moletons, pijama, jeans, moda intima e meias.

1.1.4. -Porte da empresa

A empresa Maktub é uma empresa de porte grande, atuando com o foco principal para a classe média, especializada em moda adulta, tendo sua unidade principal localizada em Porto Velho-RO, no Porto Velho Shopping. O foco principal da empresa está nos ajustes das coleções para atender ao público alvo, expansão da loja, aumento no número de clientes, aliado a isso, as campanhas de marketing, o cartão de credito Maktub também são responsáveis pelo crescimento da loja.

1.1.5-Número de funcionários

A empresa Maktub conta atualmente com um total de 21 funcionários registrados na Carteira profissional, sendo 5 vendedores, 2 caixas, 1 gerente de vendas , 2 auxiliares de marketing, 1 gerente de marketing,  1 operador de serviço técnico, 1 gerente de operações, 1 diretor comercial, 1 gerente de contrato, 1 gerente de cobrança, 1diretor administrativo, 1 auxiliar de compras, 1 gerente de compras, 1 diretor de produção e 1 presidente, sendo no caso comandada pela família Kovalcikoski.

1.1.6-Principais produtos

Atua no ramo da indústria têxtil, confeccionando artigos do vestuário como camisetas, moletons, pijama, jeans, moda intima e meias, especializada em moda adulta para a classe média ,visando a qualidade de suas roupas bem como o preço acessível das peças, tendo em vista , uma grande saída de peças em liquidação, principalmente camisetas e jeans, com uma vasta variedade de roupas.

1.1.7-Principais fornecedores, principais insumos, matérias primas e serviços por eles fornecidos

O principal fornecedor da empresa Maktub é a Fornecedor Atacado Barato, sendo uma empresa está presente no mercado há mais de cinco anos, oferecendo o comércio a atacado de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios, em todos os tamanhos e estilos. A empresa conta também com os serviços prestados pela agencia Sander, responsável pela divulgação e criação das publicidades, focalizada principalmente para público das redes sociais Instagram e Facebook.

A tecnologia da informação fica a serviço da Informaster, que faz o fornecimento e a manutenção dos equipamentos e sistemas e pelo gerenciamento dos bancos de dados da empresa.

1.1.8-Principais mercados e principais segmentos desses mercados onde se encontram o cliente-alvo

Os principais mercados são para clientes que buscam preço acessível e roupas de qualidade, seu cliente alvo são Homens e mulheres a partir dos dois anos de idade.

1.1.9-Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um

Seus principais concorrentes são as lojas Milla. As lojas Milla conta com uma grande rede de lojas sofisticadas que utiliza técnicas desde a panfletagem até elaborações de treinamentos entre outros, a Maktub por ser uma pequena rede acaba sendo prejudicada pelos gastos com o marketing, no entanto, o diferencial da empresa está na valorização do produto e no valor acessível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)   pdf (347.7 Kb)   docx (58 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com