TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Artigo

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

O artigo Fatores-chave na implantação de ERP’s: Estudo de um caso problemático em uma média indústria de Rodrigo Baroni Carvalho, George Leal Jamil, Agna Cordeiro de Giuli, Cesar Alexandre Souza e Juliana Amaral Baroni Carvalho, se propõe a investigar uma implantação de ERP percebida como razoavelmente mal sucedida em função do baixo grau de satisfação dos seus usuários.

A empresa objeto do artigo é uma indústria de reciclagem de alumínio, fundada em 1999 e localizada no complexo industrial da cidade de Contagem, Minas Gerais. A empresa possui parque industrial com uma área de 50.000 m², dos quais 30.000 m² de área construída. A capacidade de produção anual é de 60.000 toneladas de alumínio reciclado e possui 280 funcionários em seu quadro de pessoal.

Em 1999, após o fechamento de um contrato de fornecimento exclusivo de alumínio líquido para uma grande montadora de veículos, a empresa decidiu ampliar sua capacidade produtiva e modernizar os instrumentos de gestão, implantando um sistema ERP. No entanto, não foi feito nenhum tipo de avaliação detalhada, e iniciou-se o processo de implantação, que durou dezoito meses, no ano de 2000 e nunca foi totalmente implantado, resultando em um ERP subutilizado e parcialmente implantado por cerca de oito anos.

A pesquisa científica foi realizada através do método de estudo de caso, por meio de observações feitas no próprio ambiente de trabalho, coleta da documentação do projeto ERP e questionários estruturados aplicados aos profissionais envolvidos na implantação do ERP.

No contexto dessa pesquisa, procurou-se responder a seguinte pergunta: Como uma implantação relativamente mal sucedida pode ser explicada a partir da análise dos fatores-chave de adoção de um sistema ERP? Para isso foram empregadas técnicas de natureza qualitativa e quantitativa.

A partir do referencial teórico, foram identificados sete fatores-chave para a implementação de sistema ERP que foram operacionalizados em questões aplicadas às pessoas que participaram da implantação do ERP e que utilizam o sistema nas suas rotinas de trabalho. Ademais, tendo em vista o fato de os fatores-chave estarem relacionados às condições existentes antes e durante a implantação, foram incluídas variáveis aos resultados obtidos após a implantação.

Os sete fatores-chave analisados foram o Planejamento Estratégico, a Gerência do projeto, os Profissionais com conhecimento técnico e de negócio, a Consultoria externa, o Comprometimento dos usuários, o Comprometimento da alta direção, e o Comprometimento da áre de TI.

Após a análise de resultados verificou-se que os fatores-chave apresentaram médias entre 6,5 e 7,5, constatando que os fatores-chave estavam presentes em um nível razoável.

Assim, os resultados comprovaram que no fator Planejamento estratégico já havia no início uma predisposição para problemas na implantação, pois os objetivos do projeto não foram bem delimitados nem amplamente comunicados.

No fator Gerência de projeto, o comportamento foi similar, tendo ocorrido um nível de concordância maior no que se refere ao cumprimento dos custos previsto do que dos prazos.

O fator Profissionais com conhecimento técnico e de negócio foi igualmente razoável, demonstrando que os próprios envolvidos avaliaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com