TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre artigo

Por:   •  30/4/2018  •  Resenha  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 3

                                                                                                             Leonardo Motta¹

   No artigo “O Caso dos Mecânicos que sabiam ler”, Claudio de Moura Castro, começa falando sobre os primeiros sacolejões na história da humanidade. O primeiro foi a domesticação de cereais, começando com o trigo selvagem. A segunda transformação foi a Revolução Industrial. O objetivo do autor era falar sobre a importância da leitura para as pessoas nas suas vidas, citando os mecânicos que sabiam ler foram responsáveis por umas das mais importantes transformações da humanidade.

   Para isso o economista fala nos resultados de desenvolvimento das escolas inglesas, dizendo que na primeira vez na história apareceram mecânicos capazes de ler artigos científicos e de se corresponder com pesquisadores. Castro cita os bons mecânicos que sabiam lidar com as máquinas, mas faltava algo mais, principalmente novas ideias e motivação para implementá-las.

  O artigo se divide em 5 partes: Na primeira parte ele começa falando sobre as primeiras transformações na história da humanidade, citando a domesticação de cereais e a Revolução Industrial. A seguir o autor começa falando das transformações que os mecânicos leitores tiveram na história da humanidade. No item seguinte Castro, fala que os bons mecânicos sabiam lidar com maquinas mas não tinham ideias e para realizar novos avanços. A seguir o economista fala dos mecânicos que sabiam ler, na ânsia de ficarem ricos começaram a escarafunchar o que os cientistas escreviam e tinham de ideias que poderiam servir para seus novos projetos, como abrirem suas empresas e que suas patentes protegeriam seus inventos.

  Finalmente ele fala de uma marca inglesa que ate hoje é uma das mais famosas do mundo a Rolls Royce, que teve inicio por um banqueiro e um mecânico e também cita alguns inventos de motor a vapor e logo em seguida da criação de locomotivas que deixaram mecânicos milionários.

  O autor conclui que a importância dos mecânicos-leitores tiveram nas importantes transformações da humanidade.

  A minha opinião é que os mecânicos terem aprendido a ler foi fundamental, pois através disso tinham a especialização funcional das máquinas, conseguiram aperfeiçoar as mesmas, assim trouxeram através de sua experiência um avanço na tecnologia e um aumento na economia com os seus grandes inventos, gerando, além disso, empregos e giro na economia. E para que alcancemos o crescimento em nosso trabalho no dia a dia, necessitamos além da prática a teoria para que consigamos nos desenvolver, entendendo o que fazemos e não reproduzir o que aprendemos.

[1]1


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com