TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme o germinal

Por:   •  25/11/2015  •  Resenha  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO FILME “O GERMINAL”.

O filme retrata a historia de uma mina de carvão que tem por nome Voreux, seu contexto principal é as condições de trabalho da classe operária do século XIX na França.

Inicia-se com a chegada de um cidadão a mina em busca de trabalho, este cidadão chama-se Etienne e está cheio de expectativas, percebe-se que ele tenha um pouco de conhecimento sobre leis.

No entanto, ao deparar-se com a realidade na mina, o cidadão fica meio assustado, conhece então um chefe de família que tem por apelido o nome (boa-morte), este o recebe e passa a ele a situação atual, no decorrer do dia, morre uma mulher que trabalha na mina, então ele consegue o trabalho para substituir esta mulher.

Os trabalhadores da mina vivem em condições precárias, imundas e totalmente desumanas, mas, é a única forma de sobreviverem naquela região.

Por outro lado, existem os burgueses, estes vivem em suas casas confortáveis e luxuosas, ostentam o tempo todo à fartura de alimentos, roupas e status.  

O filme mostra imagens de estrema miséria, crueldade, fome e sofrimento, as crianças começam a trabalhar desde cedo.

A mineradora possui um ambiente de trabalho totalmente degradante, existem vários focos de gás espalhados na mineradora, se não bastasse o lugar horrível para se trabalhar, eles ainda tinham que cuidar dessa situação, caso contrário, poderiam morrer ali mesmo.

Portanto, nos dias de folga, eles pareciam se divertirem muito, jogavam, bebia e namorava. Pareciam que eram as pessoas mais felizes do mundo e nem se lembravam do sofrimento cotidiano.  

Certo dia, Etienne tem uma idéia e passa a alimentá-la, cogita-se iniciar uma greve, Etienne então resolve falar com Boa-morte, e assim começa falar com os outros operários, e se reúnem nos dias de folga para planejar como será essa greve. Etienne sonha em mudar o mundo com esta atitude.

Portanto, eles não têm condições financeiras para ficarem tantos dias sem receber o salário, já que recebiam por dias trabalhados e não mensal.

Resolvem iniciar a greve e passam a guardar uma parte do que recebem, quando pensam já terem o suficiente, começa a greve.

No entanto, logo o dinheiro guardado se acaba e eles começam a passar fome, pedir e alguns até decidem voltar ao trabalho, começa então uma crise entre eles, há varias brigas que acabam em mortes.

O cenário fica cada dia pior, então o chefe da mineradora decide contratar operários da Bélgica para substituir aqueles que seguem com a greve.

O chefe a mineradora não aceita a situação, pois cada dia que os operários não trabalham, ele perde muito dinheiro. Por parte dos operários também há perdas, mas, eles ficam firmes nos seus objetivos e tentam negociar, não há acordo entre operários e chefes da mineradora.

Outras mineradoras vizinhas não aderem à greve. Alguns operários já famintos e sem condições de continuarem, resolvem voltar ao trabalho e se depara com uma barreira humana por parte dos que querem continuar com a greve. Começa então uma briga incessante, são acoitados e mortos.

Muitos operadores começam a destruir a mina. Há um inicio de guerra entre os burgueses e os operários. Os burgueses enviam guardas para impedir a destruição da mina, mas, isso não é suficiente para impedi-los.

Os operários que resolvem retomar seus postos de trabalhos são agredidos e até mesmo mortos, parte deles consegue entrar na mina para trabalhar, mas, já não podem mais sair, pois há um desmoronamento no elevador principal e as escadas são totalmente destruídas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com