TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apresentação Marketing FGV

Por:   •  3/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.949 Palavras (12 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 [Fevereiro/2022]

[pic 4]

[pic 5]

Elaborado por: Fabio Fernandes de Sousa

Disciplina: Marketing

Turma: Marketing-0122-2_20


Introdução

O plano de marketing tem por objetivo servir como mapa, guiando marcas, empresas e seus steakholders no melhor caminho possível até suas metas. Independente de seu tamanho, área de atuação, tempo de mercado, esta é uma ferramenta primordial para que os resultados desejados sejam atingidos.

Neste plano de marketing em questão, será abordado o case do Grupo Fleury, onde é visto que empresas fazem parte deste, estudos sobre sua história, mercado em que atua, concorrentes, perspectivas de crescimento, e os dados necessários para se ter um panorama geral.

Por fim, será apresentado o Planejamento Estratégico de Marketing, onde será apontado as metas e os passos para munir com toda informação necessária para que estas sejam alcançadas. Ele está estruturado da seguinte forma:

  1. A história do Grupo Flury
  2. Pesquisa de Mercado
  3. Anáise ambiental da Empresa
  4. Análise Competitiva
  5. Planejamento Estratégico de Marketing
  6. Proposta de Comunicação de Marketing


Desenvolvimento

  1.  A história do Grupo Flury

Fundado em 1926, o Grupo Fleury é uma das organizações mais respeitadas na área de medicina e saúde do Brasil, onde são conhecidos pela excelência técnica, médica, atendimento e em gestão. Sua principal atividade é a prestação de serviços médicos e medicina diagnóstica.

Fundado por Gastão Fleury Silveira (Médico formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo), o Fleury iniciou como laboratório de análises clínicas em 1926 no estado de São Paulo.

Em 1936 iniciou trabalhos em parceria técnico-cientificas com as melhores universidades do país, e 1951 se tornou o primeiro laboratório do Brasil a ter um especialista em cada área da patologia clínica. Em 1962 Inaugura sua Unidade Fleury Paraíso, e na decada seguinte implanta o conceito de rede de unidades ao abrir a segunda unidade.

No decorrer dos anos, o Fleury mostrou sua veia inovadora, sendo o pioneiro no atendimento digital ao cliente, pioneiro a oferecer exames de centro diagnóstico e soluções de medicina integrada, também foi o primeiro na segurança da informação quando implantaram o sistema de código de barras para fazer a identificação de exames, e, foi a primeira empresa do mundo a disponibilizar o resultado de exames na internet.

Mas nem tudo foi só inovação, em 2001 o Fleury iniciou o processo de expensão, onde fez 27 aquisições em 10 anos com o objetivo de entrar em novas regiões do país.

E desde então o Grupo vem expandindo e criando unidades. Em 2009 abriu capital na bolsa de valores, e não para de se desenvolver.

  1. Pesquisa de Mercado

Até nos dias de hoje, é tido para muitos que a Medicina Diagnóstica é algo apenas para as classes mais privilegiadas, por conta dos altos preços, da complexidade de determinados procedimentos, assim como limitações tecnologicas. Porém, existem diversos fatores que nos mostram o contrário, como a evolução da própria tecnologia, o crescimento do mercado e as inovações no setor.

É valido ressaltar, que com o passar dos anos, a medicina diagnóstica dá cada vez mais suporte nas decisões tomadas pelos médicos em todas as áreas, seja através de exames de imagens até a análise de material biológico. E com a internet, e o fácil acesso a informação, também é possível acompanhar o interesse crescente do público em geral na saúde e no acompanhamento dela.

Por estes fatos, vemos que o mercado de medicina diagnóstica no Brasil, é sim, muito promissor.

E dentro desse mercado, o Grupo Fleury possui marcas reconhecidas, com foco no segmento premium e intermediário alto, onde e enxergado por eles o segmento de alto crescimento e margem.

[pic 6]

Imagem 1 – Atuação do Fleury no Brasil

Fleury: Melhor e mais confiável marca no Mercado Brasileiro. Líder no segmento premium.

Clínica Felippe Mattoso: Marca premium no Rio de Janeiro. Forte nos serviços de imagem.

Weinmann: A marca mais lembrada do Rio Grande do Sul.

A+: Marca nacional, lançada em 2011. Forte potencial para capturar o segmento intermediário.

Diagnoson a+ e Labs a+: Associação estratégica de marcas na Bahia e no Rio de Janeiro para fornecer exames de imagem e análises clínicas no mesmo local. ("one-stop-shop").

[pic 7]

Imagem 2 – Segmentação Grupo Fleury

É possível acompanhar nas Apresentações Institucionais encontradas no site do Fleury, na aba do Relacionamento com o Investidor, que o market share é de aproximadamente 25% no ano de 2018, considerando o seu faturamento.

O Brasil conta com 16.000 laboratórios em média que fornecem testes diagnósticos, e a receita provinda deles é de cerca de R$ 30,0 Bilhões.

Um adendo importante é que o Fleury detém em torno de 70% do mecado de saúde brasileiro, considerando suas unidades de atendimento.

[pic 8]

Imagem 3 - Gráfico Market Share

O fleury não depende apenas de suas unidades para fazer o seu faturamento, a renda está dividida em alguns subsegmentos como podemos observar nos dados apontados abaixo:

[pic 9]

Gráfico 4 - Distruibuição de renda Grupo Fleury

  1. Anáise ambiental da Empresa

Na análise ambiental, deve-se olhar o ambiente em que o Grupo Fleury está inserido e analisar as características internas e externas bucando encontrar suas forças, fraquezas, oportunidade e ameaças. Com esses dados, pode-se mapear o cenário, reduzindo as incertezas e melhorando o conhecimento para criar metas, e consequente as estratégias que serão usadas para alcançá-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (902.7 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com