TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO ACADEMIA CURVES

Por:   •  22/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  1.113 Visualizações

Página 1 de 5

IBMEC ONLINE

JÚLIA DELMÔNACO GARCIA GUIMARÃES

CASO CURVES

ATIVIDADE INDIVIDUAL

RIO DE JANEIRO

2016

1. Explique o posicionamento da Curves, detalhando seu público-alvo e sua proposta de valor.

        O posicionamento da Curves é bem definido, pois é baseado na estratégia de foco, onde seu público-alvo é restrito a mulheres e tem atividades bastante específicas com programas específicos, pois a academia é composta por aparelhos que funcionam a partir de resistência  hidráulica, com um sistema de exercícios de circuítos, com duração máxima de trinta minutos, três vezes por semana. Sua proposta de valor é atrair mulheres insatisfeitas com seu corpo e sem hábitos e tempo para atividades físicas. Além disso a academia também ensina a suas alunas novas dietas e exercícios para mantê-las mais motivadas e dá enfoque na saúde e bem-estar pessoal e não somente na forma física/ beleza.

2. Descreva os elementos que compõem seu ambiente físico e explique de que forma eles contribuem para administrar as evidências do seu posicionamento.

        A academia Curves é definida como um ambiente acolhedor, pois não se compara a grandes academias, com inúmeros aparelhos de musculação, e nada de salões imensos, nem piscina, sauna ou atividades como ioga, boxe, as atividades oferecidas são bastante específicas. O ambiente também não possui espelhos, o que faz com que não haja ostentação como ocorre nas academias comuns. Além de tudo também e evidente que é uma academia só para mulheres, pois percebe-se pela decoração das mesmas, as cores normalmente utilizadas, deixam o ambiente mais feminino.

        Todos esses elementos evidenciam o posicionamento bem definido da academia, que é ser uma academia com total foco para clientes mulheres, e principalmente para aquelas que estão infelizes com seu corpo e que não tem o hábito de fazer exercícios físicos, pois a proposta é fazer circuitos rápidos de exercício. A ausência de espelhos, evita qualquer tipo de constrangimento e cria um ambiente propício para que as mulheres possam interagir uma com as outras. Isso tudo atrai a atenção do público feminino, pois elas vão para um lugar onde é propagado a saúde e bem-estar e de quebra encontram um ambiente que acolhe e faz com que as mesmas se sintam a vontade para jogar conversa fora, fofocar, etc.

3. Apresente uma sugestão de uma ação de comunicação que a ela poderia utilizar para tangibilizar seu serviço e outra para tangibilizar seus resultados.

        Como estudado no nosso último módulo, uma característica importante dos  serviços é a intangibilidade, pois clientes da rede Curves não terão como saber como são as aulas, o atendimento, o resultado do que buscam, antes de frequentá-las. Portanto uma sugestão para tangibilizar seu serviço através de uma ação de comunicação seria a criação de propagandas na televisão ou mesmo em rádios com alguns depoimentos de alunos que frequentam a academia, mostrando a satisfação dos mesmos e a melhora em sua qualidade de vida. Criar um comercial que fosse motivacional, para que mulheres que estão passando por problemas de saúde ou  que são sedentárias queiram buscar a ajuda necessária na Curves.

        Já para tangibilizar seus resultados uma boa estratégia seria investir mais na divulgação, através de outdoors, cartazes, brindes, etc. Todos colocados em pontos estratégicos, ou seja, em lugares onde são mais frequentados por mulheres, como salões de beleza,  algumas lojas específicas em shoppings, etc. Uma outra estratégia para tornar perceptível os resultados é a fidelização do cliente, isso pode ser através de um atendimento diferenciado, descontos nos preços, maior acesso a informações, ou ainda oferecendo planos para mantê-las na academia, oferecer promoções, parcerias com outros lugares, etc. São todas estratégias baseadas em três dos 4 P´s, que seriam preço, praça e promoção.

4. Avalie o perfil de profissionais necessários para a execução do modelo de prestação de serviços da Curves.

        O perfil do profissional necessário para esse tipo de serviço são profissionais do sexo feminino, já que a academia é exclusiva para mulheres, eu acredito que colocar uma equipe do mesmo sexo na porta de entrada e para dar as aulas seja uma prioridade. Outra questão importante no perfil do profissional além de ser bem capacitado para fazer o que lhe é devido, é ter carisma, dar a atenção devida durante os exercícios, ter responsabilidade em tudo que for fazer e ser amiga da cliente. Como clientes satisfeitos são a arma de qualquer negócio bem-sucedido, é necessário para se obter esse perfil profissional, a empresa dar treinamento a seus funcionários, motivação através de suporte, observando a necessidade dos mesmos, para que assim os funcionários tenham um bom ambiente de trabalho e que valorizem, se  envolvam e se comprometam cada dia mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com