TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orlando City: Um estudo das estratégias de planejamento e marketing

Por:   •  7/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.264 Palavras (22 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 22

ORLANDO CITY: um estudo das estratégias de planejamento e marketing no futebol dos EUA.

João Lucas Correr de Araújo

Orientadora: Professora Luciana Moreira Martins Vieira

INTRODUÇÃO

O futebol moderno foi criado na Inglaterra, no ano de 1863, com a formação da The Football Association. Nos dias atuais, ele é regido pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association).

A prática de esporte tem crescido substancialmente durante os últimos anos e o futebol vem se tornando bastante popular em países que antes não tinham tradição nenhuma no esporte. Segundo uma pesquisa realizada pela FIFA, cerca de 4% da população mundial pratica o esporte de forma profissional, semi profissional ou amadora, mais ou menos 265 milhões de pessoas e isso o torna o esporte mais praticado no mundo todo. Para se ter uma ideia do tamanho e do dinheiro que o futebol movimenta no mundo afora, a FIFA, teve uma renda liquida, entre os anos de 2003-2006, de US$ 816.000.000,00.

No Brasil, o futebol chegou em meados de 1895, trazido pelos ingleses, sendo que já nos anos seguintes os primeiros clubes começaram a ser formados. Nessa época, era um esporte muito aristocrata e elitista e só no ano de 1920 os negros passaram a ser aceitos como jogadores profissionais. Apesar disso, nesse período, o esporte ganhou adeptos pelos chamados campos de várzeas Brasil afora.

Nos EUA, o futebol nunca foi o esporte preferido dos americanos. Ainda em 2017, apenas 7% da população elegeram-no como desporto preferido, ficando em 4 lugar na preferência entre todos os outros. O que chama a atenção, no entanto, é o crescimento acentuado que o esporte vem tendo, principalmente a partir de 2007, com a vinda do jogador inglês mundialmente conhecido David Beckham. Além desse boom de popularidade, outro fator relevante é a gestão profissional que os clubes, chamados de clubes-empresa, têm no país. A liga responsável pelo regulamento e regras, os clubes, as negociações, tudo é feito de maneira estritamente profissional e empresarial, objetivando sempre o lucro para os acionistas dos clubes. Em pouco mais de 10 anos, esse tipo de gestão mais que dobrou o número de pessoas que tem o futebol como esporte como preferido. A longo prazo, além do aumento das receitas, consequentemente vai haver uma evolução e a seleção americana de futebol tende a crescer bastante.

Diferente do Brasil, onde os clubes são associações sem finas lucrativos e cerca de 90% deles estão devedores e deficitários devido a política de gerência, nos EUA dificilmente se vê um clube devedor ou deficitário.

O foco desse projeto é mostrar as diferenças entre os tipos de gestão no futebol entre EUA e Brasil, demonstrado como o Orlando City, um clube-empresa administrado por um brasileiro, sediado nos EUA e que disputa a Major League Soccer (MLS), teve um crescimento bastante acentuado e sólido, em renda, público e popularidade, com a aplicação de técnicas de gestão, principalmente no seu departamento de planejamento e marketing.

Questão Norteadora

A partir do exposto, definiu-se a questão norteadora como:

Quais são as diferenças de gestão entre o clubes de futebol do Brasil e EUA e como isso interfere no planejamento e marketing do clube de futebol dos EUA Orlando City?

Justificativa

Os clubes de futebol, em sua maioria são constituídos como associação sem fins lucrativos, uma vez que o esporte era considerado amador, sem que houvesse o objetivo de lucro.

Porém, a alguns anos, os clubes cada vez mais tem se tornado clubes-empresa, sendo assim geridos por profissionais e com objetivo de gerar lucro para os acionistas.

Esse projeto vai demonstrar como as práticas empresariais implantadas pelo proprietário do Orlando City levaram o clube a outro patamar, tanto esportivamente como financeiramente.

Os resultados obtidos através das pesquisas vão expressar as ideias e atos administrativos a futuros gestores, seja na área esportiva ou não.

O assunto a ser abordado no projeto foi escolhido devido ao tema futebol ter muito espaço no Brasil e também haver muito interesse de grande parte da população. Sendo assim, é uma forma de demonstrar a importância que uma gestão de qualidade, seja no campo empresarial, esportivo ou industrial têm no sucesso de qualquer projeto.

Objetivos

O projeto busca alcançar os seguintes objetivos:

  • Demonstrar as práticas de gestão empresarial que fizeram o clube de futebol
  • Orlando City se tornar destaque esportivamente e financeiramente.

REVISÃO DE LITERATURA

  1. Conceitos de gestão/administração

        A palavra Gestão, segundo Luft (2001) define-se como “ação ou efeito de gerir; gerência; administração”. Vem do latim gerir que significa administrar, gerenciar, coordenar.

        A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa originalmente aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro (CHIAVENATTO, 2006).

Chiavenatto apud Fayol(1979), apresenta a definição do ato de administrar como sendo: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Prever é organizar o futuro e traçar programa de ação; Organizar é constituir o duplo organismo material e social da empresa; comandar é dirigir e orientar o pessoa; Coordenar é ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos. Controlar é verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e ordens dadas.

A gestão pode ser entendida como o processo de coordenação e integração de recursos, tendente à consecução dos objetivos estabelecidos, através do desempenho das atividades de planejamento, organização, direção e controle. Pode ser também assimilada a processo de trabalho com e através dos outros, a fim de se atingirem eficazmente os objetivos organizacionais traçados, utilizando-se eficientemente os recursos escassos, num contexto em constante mutação (SANTOS, 2008).

  1. Funções da gestão/administração

Administração é o processo de trabalho com pessoas e recursos, que visa cumprir as metas de uma organização. Os bons administradores fazem isso tanto com eficácia quanto eficiência (BATTEMAN, 2006).

O processo de administrar envolve 4 etapas:

Planejar

A função gerencial de tomar sistematicamente decisões sobre as metas e atividades que um indivíduo, grupo, unidade de trabalho ou a organização como um todo perseguirá no futuro.

Organizar

A função gerencial de reunir e coordenar recursos humanos, financeiros, físicos e outros necessários para alcançar as metas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (418.4 Kb)   docx (175.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com