TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.315 Palavras (18 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

LOGÍSTICA

SEMESTRE III

Amanda Ferreira de Arruda Costa –         RA 367910

Carla Priscila Sanchez –                         RA 379428

Élio Pereira Júnior –                         RA 370938

Silvia Michelly Vilagra Ferreira –                  RA 379477

Tereza Beatriz Paiva dos Reis –                 RA 380430

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL

PROFESSOR-TUTOR EAD AGOSTINHO AUGUSTO FIGUEIRA

CORUMBÁ/MS

2013

Amanda Ferreira de Arruda Costa –         RA 367910

Carla Priscila Sanchez –                         RA 379428

Élio Pereira Júnior –                         RA 370938

Silvia Michelly Vilagra Ferreira –                  RA 379477

Tereza Beatriz Paiva dos Reis –                 RA 380430

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo TENIR, sob a orientação do(a) Professor(a)-Tutor(a) a Distância (NOME COMPLETO).

CORUMBÁ/MS

2013

RESUMO

O PROJETO MULTIDISCIPLINAR APRENDIZAGEM, tem por objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa exploratória, que identificou os tipos de relacionamento logísticos existentes na cadeia de suprimentos dos Postos de Combustíveis da Cidade de Corumbá/MS, com foco no elo existente entre as distribuidoras de combustíveis e os postos de combustíveis (varejistas). Para tanto, abordou-se um estudo em uma rede com maior numero de postos de combustíveis na cidade de Corumbá. O estudo foi realizado por meio da aplicação de questionários aos gerentes destes postos, que responderam questões sobre o desempenho dos fornecedores. Com base nas respostas obtidas, foi possível identificar em que nível é usado as práticas de colaboração logísticas neste elo da cadeia de combustível. Como conclusão principal, pode-se dizer que os postos de combustíveis que possuem contrato de exclusividade com o atacadista apresentam um maior nível de colaboração logística. Mas foi observado que apesar da rede distribuidora de combustível Petrobras ter um grande foco logístico da marca verificou a ausência de profissionais em gestão logística nas redes locais ocasiona perdas para o consumidor final, pois os maiores investimentos são realizados nos grandes centros que alem de maiores consumidores contam com profissionais qualificados para desenvolver a logística local da marca.  


Palavras chave: Logística de abastecimento; Postos de gasolina

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                                0

1. CONTEXTO PESQUISADO                                                                0

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA                                                                0

3. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS                                                0

CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                        0

REFERÊNCIAS                                                                                0

INTRODUÇÃO

Todos os setores da indústria e do comércio possuem uma cadeia de suprimento peculiar a qual é transformada distintamente seguindo as características e potencialidades de cada setor.   A cadeia de suprimento dos combustíveis se inicia na extração do petróleo, em seguida a refinaria, as distribuidoras, os postos de abastecimento e por fim o consumidor final. O objetivo é de identificar melhorias para uma empresa inserida no mercado de combustíveis, que envolveu o mapeamento dos processos desde a compra dos produtos até a entrega dos combustíveis aos clientes finais, na tentativa de realizar entrevistas juntamente aos gestores responsáveis pela organização. Por questões comerciais, a empresa, que até então não possui um gerenciamento adequado da cadeia de suprimentos e seu nome verdadeiro será omitido e usaremos o nome da Distribuidora de Combustível.

1. CONTEXTO PESQUISADO

CONTEXTUALIZAÇÃO

            Ao escolhermos a empresa foco de pesquisa, nossa preocupação foi de colocar em pratica o plano de desenvolvimento da cadeia de suprimentos de um Posto de Combustível.

           O conhecimento da realidade comercial, como metas, objetivos e missão foram fundamentais para o desenvolvimento desse trabalho.  

           A pesquisa foi realizada, através da coleta de dados em uma  empresa local, através da aplicação de questionários junto aos responsáveis técnicos.

  1. HISTÓRICO E PERFIL DA EMPRESA

          A Petrobras ou Postos BR é uma empresa movida pelo desafio de prover a energia capaz de impulsionar o desenvolvimento e garantir o futuro da sociedade com competência, ética, cordialidade e respeito à diversidade.

        Empresa de sociedade anônima de capital aberto, tendo como acionista majoritário o governo brasileiro, atua como uma empresa de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização e transporte de óleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (263.1 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com