TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico e Missão, Visão e Valores

Por:   •  31/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Para compreendermos o significado do termo “planejamento estratégico”, podemos introduzi-lo em nosso cotidiano. Como, para qualquer atividade melhor elaborada, buscamos planejá-la, para chegar ao objetivo de melhor maneira possível, e para isso ser melhor executado, procuramos uma melhor estratégia. Como por exemplo: Caso precise acordar cedo no dia seguinte, mesmo não tendo o hábito, seu objetivo será acordar cedo. Sendo assim, para conseguir com maior segurança, a estratégia será dormir mais cedo.

Conhecendo o termo “planejamento estratégico”, podemos dizer que ele é o “percurso” para se alcançar o objetivo, onde é essencial planejar a missão da empresa, montar a melhor estratégia para executar suas tarefas com habilidade.

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão, visão e valores são conceitos fundamentais para a elaboração de gestão de empresas. Fazem parte do planejamento de um negócio e estas definições são importantes, pois servem como direcionadores para todas as decisões. Serão a base para definição de comportamentos, e será claro o caminho a ser seguido e o objetivo da empresa.

A missão pode ser definida como o propósito pelo trabalho e esforço de sócios e colaboradores, é a razão pela qual a empresa existe. A missão deve ser clara para seu negócio, pois servirá como exercício de aprendizado e autoavaliação. As decisões e definições estratégicas são avaliadas pelos gestores para verem se estarão alinhadas com a missão da empresa.

A visão é necessária para denominar onde a empresa quer chegar no futuro. Gestores e colaboradores possuem essa visão de futuro para empresa, mas acabam não à colocando no papel, ou definindo um percurso para chegar ao objetivo. Com isso, a empresa pode acabar “parando no tempo” ou até mesmo regredindo.

Os valores podem ser definidos tanto da empresa como de todos os colaboradores que fazem parte dela. Valores são a forma que uma empresa gostaria de ser vista ou reconhecida, e para isso pode ser focar em: qualidades do produto; segurança nos serviços ou respeito ao cliente. Os colaboradores são a peça chave para criarem maior valor para uma empresa, mas para isso, precisam ter certos comportamentos, como: serem claro e objetivos; valorizar, respeitar e satisfazer o cliente.

Esses conceitos são essências para os objetivos organizacionais, pois para criar um objetivo, primeiro precisamos ter uma visão de onde queremos chegar e qual será o prazo, depois é dada uma missão para os sócios e colaboradores definindo-se o propósito, e para mostrar uma imagem melhor da empresa, são criados os valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com