TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.153 Palavras (17 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

LOGÍSTICA

3ºSEMESTRE

Benedito Vampre                               RA 3808600279

Fábio Andrade Guardia                 RA 5570151324

Marcos Roberto Damásio                RA 5567132005

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL

PROFESSOR-TUTOR EAD: Felipe Ricardo Rossi

São José dos Campos-SP

2013

Benedito Vampre                               RA 3808600279

Fábio Andrade Guardia                 RA 5570151324

Marcos Roberto Damásio                RA 5567132005

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo São José dos Campos, sob a orientação do (a) Professor (a)-Tutor (a) a Distância Felipe Ricardo Rossi.

São José dos Campos - SP

2013

RESUMO

Nossa pesquisa tem intuito de informar que mesmo trabalhando com um material poluente que pode afetar a natureza causando danos, ao mesmo tempo é vital para o ser humano. Mas manuseando de maneira correta podemos usufruir somente qualidades. Entrevista cedida pelo gestor do posto de abastecimento de combustível da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

 Podemos observar as vantagens de automatizar os equipamentos para manusear os derivados de petróleo com mínimo dano a natureza, e aos operadores dos equipamentos. A pouco tempo o posto passou por reformas, após consulta ao órgão competente para atender algumas normas de segurança para não agredir o meio ambiente.

Após conclusão da obra o novo sistema possibilitou que os tanques seriam suspensos permitindo controle visual no caso de vazamentos. Caso ocorra vazamento que não puder ser visualmente checado, existe ainda um equipamento que emite um sinal sonoro que avisa sobre. Ainda se vier ocorrer um vazamento à noite ou em dias que não haja expedientes, há um sistema de dique foi desenvolvido com o intuito de limitar a e controlar a infiltração pelo solo.

Ainda podemos citar a existência de paredes anti-chamas que divide os tanques oferecendo segurança aos equipamentos, ao mesmo tempo protegendo os outros tanques em caso de incêndio. Os tanques utilizados neste projeto são indicados pela Secretaria do Meio Ambiente seguindo as normas exigências, são produzidos com material ecologicamente correto.

Nesta adequação de sistema, ainda podemos observar a utilização de um sistema de Kanban automatizado (conhecido como Telemed), este equipamento informa quando os tanques estão com níveis de combustível baixo, e também a quantidade que pode ser reabastecida. Este sistema substitui o uso da tradicional régua, que era feito de maneira manual. Poderia haver um programa do governo federal oferecendo subsídios e recursos para que todos os empresários que trabalhem na área seja em caráter de rede de auto posto, ou para empresários que possuam um único posto particular, pudessem utilizar estas melhorias ao trabalhar com os produtos, com a utilização deste sistema as ameaças ao solo, operador e lençol freático seriam evitadas.

 Após a informatização do sistema no Auto Posto da Prefeitura Municipal, o novo sistema conta ainda com a vantagem de ter um estoque há 30.000 litros de combustível em cada tanque, que nos permite trabalhar com o estoque controlado, pois se houver uma catástrofe de qualquer natureza o operador logístico saberá como utilizar o combustível de maneira correta, não permitindo que ocorra falta para os veículos e máquinas utilizadas nas emergências.

 Porque caso haja falta de combustível a central de pedidos só poderá liberar os produtos após um período de até 24horas. As reposições dos produtos devem respeitar as normas que constam no contrato de compras que é analisado em licitação pública.

Todos os veículos da frota da Prefeitura possuem um chip de reconhecimento do sistema de bombas, que registra a quantidade gasta no período, e esse reconhecimento fornece dados da como: placa, quilometragem, tipo de veículo e consumo médio, obtendo parâmetro de consumo e otimizando os custos gerais.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                                06

1. CONTEXTO PESQUISADO                                                                08

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA                                                                09

3. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS                                                12

CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                        19

REFERÊNCIAS                                                                                20

INTRODUÇÃO

O presente trabalho faz-se necessário objetivando evidenciar a estrutura da cadeia de suprimentos de um posto de combustíveis e sua posição estratégica no mercado.

Tendo em foco seu perfil atual comparado com os concorrentes, sejam diretos ou indiretos, há uma imensa complexidade de conceitos em que o gestor precisar absorver e colocar em prática, pois de sua estratégia irá depender o futuro de sua empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (744.4 Kb)   docx (746.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com