TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas ETAPA 1

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO ATPS GESTÃO DE PESSOAS

Estudamos o caso da gráfica e decidimos desenvolver melhor o departamento de Gestão de Pessoas na empresa “Gráfica Impress”, incentivando e demonstrando a importância da necessidade de ser realizado um planejamento de programas e elaboração de tarefas para orientar o administrador da empresa. Bem como atribuir benefícios que incentivem mais os funcionários; além do investimento material (como benefícios e aumento de bonificações) mais também como agrados pessoais, como ser “apontado” como o melhor funcionário da empresa/ setor onde o mesmo estará apto a solucionar os problemas da empresa, dando continuidade em seu crescimento.
Através de novas diretrizes de organização, controle, orientação e sugestões, tornando assim a gráfica além de ser uma empresa familiar, torna-la um ambiente melhor para todos. E o mais importante é que todos os funcionários tenham a consciência do tamanho da importância dessas pequenas mudanças, com a realização desse novo projeto, obtendo resultados satisfatórios para ambas as partes.
Na “Gráfica Impress” serão elaboradas propostas de um Planejamento Estratégico de RH para o envolvimento de todos os seus colaboradores, proporcionando um ambiente seguro e harmonioso de trabalho.

ETAPA 1

Passo 1 – Individual

MODELO DE FICHAMENTO

DAMIANA APARECIDA RIBEIRO LIMA        

DALLA VALLE, Cátia et. al. Gestão de Pessoas como parceira principal para o sucesso organizacional.

Palavras chave: Gestão de Pessoas

Redação do texto/ Resumo:

Para se obter um constante sucesso e crescimento em uma empresa além de se manter um bom relacionamento entre empresa x funcionário é necessário criar e desenvolver estratégias organizacionais que satisfação à empresa como um todo, investindo em treinamento, acompanhamento, desenvolvimento, e diversos tipos de avaliação dentro do ambiente de trabalho. Porém, esse investimento não deve ser concentrado somente em bens materiais, mas também no comportamento organizacional e motivacional.
Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa, isso é aplicado a uma organização coletiva, ou seja, o trabalho coletivo de seus colaboradores e funcionários. Cada indivíduo tem um modo de agir, de pensar e de trabalhar, a empresa tem a função de organizar, atrair e estimular o trabalhador para que ambos cresçam juntos. Percebendo e estimulando a diferença de cada um deles e o incentivando da maneira correta.
Atualmente as organizações tendem a inovar, adaptando-se conforme as necessidades do mercado ou até mesmo dos empregados, mais em geral no que se trata mais, em uma organização, de recursos humanos e sim de gestão de pessoas, ou seja, têm que haver reciprocidade, parcerias mais ativas e mais participativas para o sucesso organizacional.
A satisfação do colaborador com a empresa e o ambiente de trabalho não está mais tão associado aos salários e benefícios que a empresa tem a oferecer, e sim a satisfação pessoal, onde cada colaborador se sente desafiado diariamente e assim tende a buscar o crescimento. O mercado está se tornando cada vez mais competitivo, assim, independente das turbulências que possa acontecer ele fica disposto a de repente após qualquer problema possa procurar outra oportunidade no mercado. Pois cada um tem o seu conhecimento em determinada área, cabe a cada saber desenvolve-lo, com o apoio da empresa.·.

Passo 2

Problemas apresentados pela empresa “Gráfica Impress”.

A empresa “Gráfica Impress” é uma empresa grande dentro do ramo de impressão de materiais promocionais, onde desde os anos de 90 ela já adquiriu seu espaço. Mas, a empresa vem enfrentando alguns problemas devido ao seu crescimento.
Ela tem um bom numero de funcionários e o proprietário fez um bom investimento nos equipamentos de alta qualidade, mais a empresa vem sofrendo com alguns problemas organizacionais devido ao crescimento rápido e a falta de adequação da parte administrativa que é de responsabilidade principal do proprietário senhor Pedro, que está tem mais facilidade administrar o departamento operacional, onde acabou distribuindo de forma equivocada as tarefas para os seus funcionários dos demais setores, assim gerando transtornos por excesso de funções aos encarregados pela parte administrativa e de produção da empresa, causando atrasos na entrega do material.
Devido à falta do organograma, a empresa está sendo prejudicada e os departamentos não estão andando no mesmo ritmo. Diversas reclamações têm sido registradas pelo mau atendimento aos clientes, atraso nas entregas e problemas na compra de materiais para a própria produção. O que acaba gerando atrasos no pagamento dos funcionários, levando ao grande número de demissões na área de vendas e produção, por conta da desmotivação e insatisfação dos mesmos.
Com a compra de maquinários mais modernos para a produção, a gráfica acabou gerando um alto custo na produção, tornou a possibilidade que a empresa tinha de investir em seus colaboradores de mais distante. E conversando com os mesmos percebemos que a maioria sente falta de treinamentos, a implantação de benefícios e serviços, de forma que se sentissem seguros e confiantes.
A falta também de desenvolverem algum tipo de avaliação de desempenho, programas de incentivo aos seus funcionários, seria de grande importância para a indicação de novos cargos e promoções. 
Observamos que as contratações continuam sendo realizadas do mesmo jeito que a 20 anos, ainda de forma indevida por indicação dos próprios funcionários e conhecidos da família, as vagas são anunciadas boca a boca e as entrevistas acontecem sempre com o senhor Pedro, sem qualquer tipo de recrutamento e seleção, testes de avaliação. Percebemos que após o candidato ser selecionado é solicitado apenas o exame médico e o candidato já se torna apto ao trabalho.
A qualidade de vida dos trabalhadores da empresa é escassa, pois, a empresa não tem um tipo de programa de integração e socialização, e a falta de comunicação é um fator de risco para a empresa, levando os funcionários ao nível de estresse e a sua desqualificação.
Contudo, essa falta de organização que a “Gráfica Impress” nos apresenta é devida a falta de investimento em seus próprios colaboradores, ou seja, a responsabilidade do gestor de recursos humanos. Após diversas pesquisas a empresa começou a se preocupar mais com as necessidades de cada colaborador e não só em cumprir metas na área de produção. Onde se notou que para produzir com eficácia é necessário à participação e colaboração de todos (empregador/empregado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com