TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH

Por:   •  28/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE UNIDERP

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

PÓLO: Faculdade de Negócio e Tecnologias de informação

ACADÊMICO: Natália Rocha de Sousa Santos – RA: 7803839113

TUTOR A DISTÂNCIA: Elaine Oliveira Fortes Reis

PROINTER III– RELATÓRIO PARCIAL

Brasília - DF

Maio/2018


ACADÊMICO: Natália Rocha de Sousa Santos – RA: 7803839113

TUTOR A DISTÂNCIA: Elaine Oliveira Fortes Reis

PROINTER III– RELATÓRIO PARCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em              Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.

Brasília - DF

Maio/2018

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO PARCIAL)        5

2.1        A EMPRESA        5

2.2         PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL............................................... .......5

3        RELATORIO DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH        6

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERENCIAS        12

1.INTRODUÇÃO

Este trabalho vem apresentar as necessidades e a importância da implantação do setor de Recursos Humanos em uma empresa privada, demonstrando sua importância para o meio organizacional, a função dos gestores, os objetivos e capacidade de desenvolvimento de pessoal bem como a formação de talentos.

Diferente que muitos pesam o setor de Recursos Humanos não é apenas o responsável pela prática burocrática de uma empresa, mas sim são os responsáveis por assessorar a organização desde o nível estratégico ao operacional com desenvolvendo de todos os setores e destaque na formação de pessoas.

O objetivo desse prointer foi a elaboração de um relatório de implantação do setor de Recursos Humanos na empresa Agril máquinas e peças agrícolas, bem como mostrar para seus diretores a importância desse setor para a área que lida com pessoas  oferecendo suporte capaz de corrigir falhas existentes,  identificando e motivando novos talentos.        

2. DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO PARCIAL)

2.1 A EMPRESA

A empresa Agril máquinas e peças agrícolas atua no mercado de vendas e representaçõesde máquinas, aparelhos e equipamentos para o uso agropecuário e peças. A empresa reconhece a importância do capital humano para seu crescimento e se preocupaem ter funcionários satisfeitos com um ambiente de trabalho em geral.

Sua meta é crescer a cada dia e se consolidar no mercado com segurança e fundamento. Tem o objetivo de levar a empresa a um patamar de modelo e destaque no mercado em que atua sempre priorizando a clareza e os valores éticos.

Os proprietários da Agril chegaram ao consentimento da importância da implantação do departamento de Recursos Humanos para o crescimento da empresa, pois esse setor é o elo entre os diretores e os funcionários,tendo a função de mostrar para o funcionário que a empresa em que ele trabalha é um lugar bom para se trabalhar e mostrar para a empresa quando um funcionário está se destacando ou quando precisa ser mais capacitado ou auxiliado em algum aspecto. Ter consciência da importância desses fatores, sem duvida, faz a diferençapara a decisão de implantação desse sistema. Essa decisão impactara toda a empresa.

2.2 PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Para iniciar o processo de implantação do setor de recurso humanos é necessário conhecer demandas existentes para com base nelas podermos planejar ações que venham eliminar ou minimizar problemas. Para isso realizamos uma pesquisa detalhada da organização junto aos seus colaboradores afim de encontrar os principais problemas.

        Foi feita uma pesquisa de clima organizacional que é uma importante ferramenta de gestao estrategica, que analisa o ambiente interno da organização com objetivo de melhorar a comunicação com os colaboradores e identificando pontos positivos e negativos que afetam o ambiente de trabalho.

3. RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH.

A importância da Implantação do setor de Recursos Humanos

Investir no capital humano sem duvida alguma é uma das principais causa que levam as empresas dos mais diferentes segmentos a se destacarem no mercado. Partanto, para que isso se torne realidade as organizações precisam contar com uma estrutura com setor de Recursos Humanos, pois é ele que trata com as pessoas oferecendo suporte necessário para que os diretores identifiquem quais taletos e quais processos precisam ser implantados e melhorados para que os taletos tenham cada vez mais motivos para se destacarem.

Muitas têm medo de investir em seus funcionários, com receio de que eles possam trabalhar na concorrência, mas essa é uma visão totalmente distorcida da realidade. Gerar medo, pressão em excesso, desmotivação e desgosto pelo trabalho, isso sim afasta os funcionários e faz com que eles procurem a concorrência. Uma tendência do mundo corporativista é a valorização das pessoas, e isso tem tudo a ver com o departamento de Recursos Humanos, pois é ele que vai zelar pela integridade da imagem da empresa perante os funcionários e pelos direitos dos funcionários perante a empresa.

O RH deixou de ser apenas o setor responsavel pela documentação dos colaboradores e passou a atuar como elemento estratégico para manter um ambiente de trabalho agradável e motivador para os colaboradores, possibilitando seu desenvolvimento e melhores resultados para a empresa.

Projeto de Implantação

Para se criar o setor de Recursos Humanos  na empresa devemos adotar algumas medidas, a começar pelo diretor que ao decidir por implantar o setor de RH deverá fazer um diagnostico de área, um pesquisa de clima organizacional, pois este será um método de ferramenta em que a empresa utilizara para averiguar quais as questões e insatisfações em cada area da empresa, onde se criará o setor de RH com base nas informações e dados obtidos pelas pesquisas, criando assim um projeto com base nas necessidades reais da empresa, encontradas pelo gestor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (596.7 Kb)   docx (531.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com