TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Por:   •  9/1/2021  •  Artigo  •  2.266 Palavras (10 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS

LUCAS DE OLIVEIRA DA SILVA

A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

SÃO JOÃO DO PIAUÍ – PI

SETEMBRO/2020

[pic 2]

LUCAS DE OLIVEIRA DA SILVA

A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia da Educação,  como exigência parcial para a obtenção do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais (Sociologia) da Uniplena Educacional, Turma 285, sob orientação da Professora Coordenadora Bianca Gomes.

SÃO JOÃO DO PIAUÍ – PI

SETEMBRO/2020

SUMÁRIO

   1 INTRODUÇÃO...................................................................................................... 4

2 A ORIGEM E O DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO        5

3 A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO        5

4 A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM        6

5 AS TEORIAS APLICADAS Á PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO        7

     5.1 O Behaviorismo........................................................................................7

     5.2 O Cognitivismo.........................................................................................8

     5.3 O Construtivismo......................................................................................9

     5.4 O Humanismo.........................................................................................10

  6 CONCLUSÃO ......................................................................................................11

  7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................................................12

1 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem o objetivo de apresentar  a psicologia da educação como uma vertente da psicologia que busca trabalhar com o processo de aprendizagem do ser humano e que colabora com o entendimento e intervenção em problemas no contexto escolar.

Abordaremos a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem cujo o foco é o desenvolvimento físico-motor, afetivo-emocional, intelectual e social durante todo o ciclo vital, compreendendo ainda as mudanças comportamentais pelas quais passamos ao longo da vida, e os fatores que influenciam esse processo.

Apresentaremos tambem  ao longo deste trabalho algumas teorias aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem na perspecticva de Watson,Piaget,Vygotsky e Rogers, demonstrando pontos divergentes e semenlhantes entre eles, e suas respectivas contribuições aos estudos psicológicos da educação.

2 A ORIGEM E O DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

A Psicologia da Educação é o ramo da psicologia responsável pelos estudos do processo de ensino e aprendizagem em suas diversas vertentes, tais como os mecanismos de aprendizagem, as estratégias educacionais e a própria instituição educacional.

A história da Psicologia da educação se confunde, em suas origens, com a Psicologia científica.Até o final do século XIX, a psicologia e a educação estiveram totalmente mediadas pela filosofia, quando  então, académicos da época resolveram distanciar essas áreas do conhecimento, dando origem  a uma Psicologia científica autônoma.

Por volta da primeira década do século XX,  momento em que todos os olhares estão voltados para a psicologia, ora desgarrada da filosofia, nasce a psicologia da educação como proposta para  a elaboração de uma teoria educativa com base científica que pudesse  contribuir para melhorar o ensino e intervir sobre os problemas de escolarização infantil.

A Psicologia da Educação com objeto de estudos na aprendizagem e no desenvolvimento foi proposta por estudiosos como Vygotsky, Wallon, Piaget, dentre outros, que ofereceram subsídios para melhor compreensão dos processos educativos.

No Brasil, pode-se dizer que a psicologia da educação ganhou espaço com a consolidação da psicologia científica na década de 1930. A partir dessa época,  a Psicologia passa a ter um campo de atuação próprio, com atuação clínica e ensino formal.

Estima-se que  até a década de 1950, as pesquisas na área da educação estiveram direcionadas para o ensino, para os instrumentos de avaliação de aprendizagem e para o desenvolvimento psicológico do indivíduo, numa perspectiva que conhecemos hoje como psicopedagogia.

3 A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

A Psicologia do desenvolvimento é a área de conhecimento da psicologia que estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos, desde o nascimento até a fase adulta. Nesse estudo, estão compreendidas dimensões cognitivas, biológicas e sociais que permeiam todo o ciclo vital humano.

O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.  O desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo tem continuidade durante todas as fases da vida de um sujeito e termina com a morte.

Os estudos do desenvolvimento humano enfatizaram, inicialmente, apenas a criança e o adolescente, entretanto, esse enfoque vem sendo redirecionado ao longo das últimas décadas.Hoje, a psicologia do desenvolvimento  enfatiza todo o ciclo vital dos indivíduos.

Alguns fatores influenciam o desenvolvimento humano, dentre os quais destaca-se a  hereditariedade, que compreende os traços inatos ou características herdadas geneticamente. Atualmente existem algumas pesquisas comprovando traços genéticos da inteligência.

Outro fator é o ambiente, pois o meio é capaz de influenciar e determinar os padrões de comportamento do indivíduo, já que cada um é constituído numa interação com o mundo externo que temos contato. Nos dizeres de Claudia Davis, o homem é concebido como um ser extremamente plástico, que desenvolve suas características em função das condições presentes no meio em que se encontra

A maturação também faz parte do nosso desenvolvimento, se relacionando às mudanças fisiológcas. É por esse processo de maturação corporal que nos tornamos capazes de correr, falar, enxergar, etc. E por fim, até mesmo o crescimento orgânico é importante ao desenvolvimento pois o aumento do tamanho corporal permite a um indivíduo desempenhar habildades, até então impossíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com