TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PSICOLOGIA

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade anhanguera- uniderp

Curso: Serviço social

Disciplina: Psicologia e serviço social II

Nomes e ras:

   

Tutor Ead: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho.

Data de entrega: 20 de setembro 2014

Introdução

O estudo nos mostra o comportamento do homem, baseando-se no filme tropa de elite, relatando sua cultura, conflitos, manifestações sociais e grupos sociais e sua influência na vida dos indivíduos e da sociedade.

O filme relata uma sociedade desamparada, onde o BOPE usa da tortura para mostrar a dinâmica de suas funções, os personagens se encontram encurralados no caos, na violência e na corrupção policial. Uma realidade dura mesmo sabendo da sua existência, porém a evitamos por ser tão cruel. Possui cenas intensas e criticas entrelaçando ficção e realidade. Há uma exposição das manifestações culturais objetivando aproximar ao máximo o cotidiano da favela (pobreza extrema e violência) o foco principal e a guerra urbana apresentada pelo BOPE, cuja preparação e para a “guerra” que vai de encontro contra o tráfico de drogas e com os estudantes que fazem um trabalho social em ONGS reclama da ação da policia e ao mesmo tempo em que, financiam o tráfico com o uso e a venda de drogas na universidade.

Os policiais corruptos abastecem o tráfico com a venda de armas e numa espécie de sociedade entre ambos, com o pagamento de propina.

 As manifestações culturais como: gírias, rituais, música (bailes funks), roupas, criaram uma identificação com o modo de ser da população das favelas. O filme tropa de elite levanta questões sobre o modo e a representação da realidade social e cultural brasileira atuando em três registros da política cultural brasileira: o imaginário, o símbolo e o real. As formas de organização da sociedade somente se diferem dos animais irracionais por meio da cultura.

Conflitos sociais visto no filme

  1. O BOPE contra o tráfico de drogas numa espécie de guerra travada, onde o crime organizado se vê como os donos do morro e das vidas, que não tem controle sobre o meio em que vivem, sendo controlados por um sistema violento de submissão que corrompe os jovens usando-os como objeto de suas ações criminosas.

  1. A corrupção policial que não cumpre com seu dever e acaba por pactuar com o tráfico de drogas e o jogo do bicho.

 O assistente social se vê como mediador atuante na resolução de problemas e na criação de projetos sociais a partir da ação organizada diretamente relacionada às políticas pública que atendam as demandas da população principalmente os jovens com vistas à inserção no mercado de trabalho que visam às famílias de baixa renda e que possibilitem a essas classes interação social, os sonhos de realização profissional. Podendo assim, mudar o comportamento de jovens desviando-os do crime organizado seduzidos pelos ganhos fáceis.

 A vivência social nos mostra que os profissionais de serviço social e da psicologia contribuem para criar ações coletivas de enfrentamento a essas situações, reafirmando uma habilidade em lidar com os problemas sociais, econômicos e psicólogos, tais como tensões e conflitos.

BOPE: Batalhão de operações especiais.

O BOPE é um grupo funcional, pois que, corresponde à divisão de trabalho no interior de um determinado sistema social com elevado preparo técnico, tático e psicológico seu efetivo e de policiais militares voluntários. Visto como um grupo diferenciado pela atuação em situações críticas. Com o intuito de eliminar o perigo extremo, sua importância no contexto da segurança pública esta ligada a altíssima periculosidade de certas missões que necessitam de recursos especiais para serem cumpridas. No filme BOPE caminha de mãos dadas com a brutalidade e abuso de tortura o que não é concebido como um exemplo de policia a ser aplicado num modelo de sociedade democrático. Missões essas determinadas pelo comandante geral.                                  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com