TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Por:   •  16/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1][pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

Polo: Angra dos Reis[pic 3]

AD1 História da Educação 2022.2

Questão 2: 

        Entre as características apresentadas no texto sobre as políticas educacionais orientadas aos povos originários e quilombolas destaco o protagonismo dos povos e a articulação entre os órgãos públicos.

        O protagonismo destes povos nas políticas é primordial para afastar as visões eurocêntricas que olhavam de fora os fenômenos e reproduziam ainda mais violências. Com a produção de materiais próprios, e participação na elaboração dos currículos pode-se caminhar na direção de educação de significado para os educandos dos povos originários e/ou comunidades quilombolas a partir de seus próprios referenciais de historicidade, relações culturais e religiosas e semiótica.

        A articulação entre os órgãos públicos fortalece a noção de Educação como um direito de todos em todos os seus processos. A participação de diversas instâncias do poder público junto às organizações da sociedade forma uma rede de apoio e produção dessa educação diferenciada, descentraliza responsabilidades e estimula o debate.  

Questão 3:

        No séc XIX a cidadania estava relacionada a propriedades, era cidadão quem tivesse posses. Assim escravizados, pessoas livres pobres não eram considerados cidadãos. Como a Constituição de 1824 condicionava a educação gratuita aos considerados cidadãos o processo educacional excluía essas pessoas sem propriedades.

Boa sorte!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com