TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DE TRABALHAR LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

Por:   •  19/9/2018  •  Monografia  •  14.355 Palavras (58 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 58

INSTITUTO MILLENNIUM DE EDUCAÇÃO E CULTURA

TATTIANE MARLA TEODORO DA SILVA

TEMA: IMPORTÂNCIA DA LEITURA

TITULO: AS DIFICULDADES DE TRABALHAR LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

Goiânia/2015

TATTIANE MARLA TEODORO DA SILVA


TEMA: IMPORTÂNCIA DA LEITURA

TITULO: AS DIFICULDADES DE TRABALHAR LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

Projeto de pesquisa apresentado para obtenção do titulo de pós-graduação em psicopedagogia com ênfases em pesquisas teóricas.

Orientador: Ehuinder Fernandes Vieira

Goiânia/2015

FOLHA DE APROVAÇÃO

TATTIANE MARLA TEODORO DA SILVA

TEMA: IMPORTÂNCIA DA LEITURA

TITULO: AS DIFICULDADES DE TRABALHAR LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

Monografia apresentada a banca examinadora do programa de pós-graduação do Instituto Millenium de Educação como exigência parcial para obtenção do titulo de pós-graduação em psicopedagogia.

Aprovado em ____/_____/______

Examinadores:

______________________________

Professor: Ehuinder Fernandes Vieira

Pós-graduação Psicopedagogia

___________________________

Professor Dr.

Instituto Millenium de Educação

RESUMO

Esta monografia é uma abordagem teórica ao assunto: Dificuldades na Aprendizagem de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental. Educadores têm sofrido com as dificuldades de aprendizagem, o fracasso escolar que vai junto com o estudante, deixando-o cada vez mais incapaz de ter um bom desenvolvimento na série  no qual  está inscrito, porque o ritmo é lento. Por esta razão, eu senti a necessidade de fazer um estudo mais aprofundado sobre os fatores que causam dificuldades na aprendizagem. Como tema objeto de estudo proposto destaca a pesquisa dos fundamentos teóricos da formação de leitores e escrever de aquisição, a fim de facilitar as técnicas de melhoria do procedimento de ensino português. O presente trabalho atender aos requisitos básicos de Especialização em Psicopedagogia, a fim de entender os fatores que interferem no aprendizado, bem como analisar as dificuldades para desenvolver um trabalho eficiente para ler e escrever educação. Durante este trabalho, realizei pesquisas bibliográficas, eu fichamentos, informações coletadas através de pesquisa de campo, foram analisadas entrevistas aplicados a alunos, pais e professores sobre os problemas que interferem com a aprendizagem dos alunos. A estrutura da obra preparada com vista a alcançar os objetivos acima referidos, afirma-se em três capítulos de que se manifesta no primeiro capítulo um foco em questões irão ler e escrever; o segundo capítulo mostra as contribuições no processo de aprendizagem; e no terceiro capítulo, a pesquisa de campo.

A fundamentação teórica é feita a partir de concepções de autores como Emilia Ferreiro, Paulo Freire, Vygotsky e outros que permitiu o desenvolvimento geral do estudo proposto.

Palavra chave: leitura

ABSTRACT

This monograph is a theoretical approach to the subject: Difficulties in Reading and Writing Learning in Elementary Education. Educators have suffered from learning difficulties, school failure that goes along with the student, leaving him increasingly unable to have a good development in the series in which it is registered, because the pace is slow. For this reason, I felt the need to do further study on the factors that cause learning difficulties. As proposed theme object of study highlights the research of the theoretical foundations of the formation of readers and writing acquisition in order to facilitate the technical improvement of the Portuguese teaching procedure. This study meet the basic requirements of Specialization in Educational Psychology in order to understand the factors that interfere with learning, as well as analyzing the difficulties to develop an efficient job for reading and writing education. During this work, I conducted literature searches, I fichamentos, information collected through field research, interviews were analyzed applied to students, parents and teachers about the problems that interfere with student learning. The structure of the prepared work to achieve the objectives mentioned above, it is stated in three chapters that manifests itself in the first chapter a focus on issues will read and write; the second chapter shows the contributions in the learning process; and in the third chapter, the field research. The theoretical foundation is made from conceptions of authors such as Emilia Ferreiro, Paulo Freire, Vygotsky and others that allowed the general development of the proposed study.

Keyword: Reading

Sumário

INTRODUÇÃO        8

CAPÍTULO 1 FALANDO DE LEITURA        9

1 – O que é leitura        9

1.2 – Ampliando a noção de leitura        11

1.3 – Tipos  de leituras        15

1.4 – O prazer da leitura        16

1.5 – Literatura e leitura        17

CAPÍTULO 2 LER PARA PRODUZIR TEXTOS        19

2.1  Leitura e producão de texto        19

2.2  A leitura como fonte para produção de texto        20

2.3  Leitura e interpretação de textos        23

2.4 Produzindo textos práticos        26

2.5 Estratégias de leitura e produção de texto        29

2.6 – Diversidade e escolha de textos        30

2.7 A prática da leitura        33

2.8 – A prática de produção de textos        36

2.9 – Aprendendo com textos        38

2.10 – Experiências de leitura na escola        39

CONCLUSÃO        42


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade principal incentivar a leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, permitindo mudanças significativas na prática pedagógica. A criança, na fase de compreensão da leitura e escrita, precisa encontrar em nós educadores, o devido respeito e a atenção para que possam não só se alfabetizar, ou seja, ler e escrever, mas, principalmente, estabelecer uma relação afetiva com o mundo formal de maneira que entenda que ler e escrever vão além do lápis e papel e que, o mais importante é ler e escrever com a alma e com o corpo de forma inteira e mágica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (92 Kb)   pdf (376.8 Kb)   docx (56.3 Kb)  
Continuar por mais 57 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com