TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO ARTIGO GÊNEROS ORAIS – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃ

Por:   •  14/6/2016  •  Ensaio  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Linguística Textual

Professor: WELISSON MARQUES

Aluna: Simone Arantes Martins

RESENHA DO ARTIGO ¨GÊNEROS ORAIS – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO¨

O artigo ¨Gêneros orais – conceituação e caracterização¨ publicado em 2013 nos Anais do IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística é de autoria do Prof. Dr. Luiz Carlos Travaglia que fez seus estudos superiores na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais, onde cursou Licenciatura Plena em Letras: Português-Inglês. Hoje é Professor de Língua Portuguesa e Linguística e pesquisador do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Foi professor do ensino fundamental e médio por quase duas décadas. Mestre em Letras (Língua Portuguesa) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Prof. Travaglia, em seu texto, tem como principal objetivo apresentar propostas teóricas sobre gêneros orais que servem de instrumentos aplicáveis em pesquisas que buscam levantar quais são os gêneros orais circulantes em diferentes esferas das atividades humanas, em nossa sociedade e cultura brasileira.

Deixa claro o seu posicionamento sobre o tema, juntamente com os pesquisadores que são coautores do artigo, ele introduz o tema com a discussão sobre o real conceito dos gêneros orais, que não podem ser confundidos com a atividade, para sua distinção desses aspectos deve-se exigir, evidentemente uma decisão teórica que pode levar a diferentes posturas nas pesquisas, inclusive sobre o que vai ou não ser considerado como objeto da mesma.

O autor considera que os gêneros são instrumentos cuja apropriação leva os sujeitos a desenvolverem capacidades e competências individuais correspondentes aos gêneros estudados. Tais aptidões e habilidades linguísticas e discursivas de construção e de escolha do gênero apropriado para a ação em dada situação social localizada. Já as atividades são ações mediadas por objetivos específicos, socialmente elaborados por gerações precedentes e disponíveis para serem realizadas, usando determinados instrumentos para este fim construídos.

Os gêneros orais são entendidos como aquele que tem como suporte a voz humana e que foi produzido para ser realizado oralmente, utilizando-se a voz humana, mesmo que se tenha ou não uma versão escrita. Os gêneros orais existentes, enumerados no artigo são: a esfera das relações do dia a dia; esferas do entretenimento e literária; esferas escolar e acadêmica; esfera religiosa; esfera militar; esfera médica; esfera jornalística; esfera jurídica / forense; esfera policial; esfera comercial e industrial; esfera dos transportes; esfera de magia e as esferas diversas.

Travaglia caracteriza os gêneros através das categorias de texto sejam elas tipos/subtipos, gêneros ou espécies: o conteúdo temático; a estrutura composicional; os objetivos e funções sociocomunicativas da categoria; as características da superfície linguística e os elementos que podem atribuídos às condições de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com