TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.650 Palavras (19 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 80h

UNIDADE 1

CONTEXTOS E CONCEITOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Como podemos pensar a educação no contexto da nova sociedade capitalista, após as revoluções Francesa e Industrial?

R: A educação pode ser entendida como um processo socializador, ou seja, uma ferramenta para o processo de adequação do indivíduo ao sistema social. Mais que isso, é fundamental para o processo socializador, pois consiste em um processo social de caráter permanente no contexto das sociedades humanas, sendo responsável pelo nosso ajustamento aos padrões culturais vigentes, formando a base do estabelecimento, manutenção e divulgação de valores e elementos culturais de um povo.

  1. Explique a frase: “A educação tem por finalidade ajustar os educandos aos padrões culturais vigentes” (OLIVEIRA, 2005).

R: A educação é o principal processo pelo qual o indivíduo recebe os valores sociais e culturais vigentes na sociedade da qual ele faz parte. Além da transmissão dos saberes e elementos culturais, a educação também permite que o indivíduo se integre à sociedade, dialogando com seus iguais, interagindo e contribuindo também na evolução da sociedade.

  1. A escola cumpre com sua função social? Justifique.

R: Não inteiramente, pois ainda está presa às suas raízes doutrinadoras, relacionadas às funções de simplesmente transmitir os ensinamentos determinados pela igreja e, posteriormente, formar mão-de-obra qualificada. Apesar dos avanços, a escola ainda deixa a desejar nos aspectos de desenvolvimento intelectual e mobilidade social.

  1. Quais são os elementos do contexto social que devem ser considerados pela educação?

R: Em sociedade, temos elementos formais e informais de controle social; comparando o direito à educação, podemos entender o direito enquanto elemento formal de controle social, uma vez que suas normas e regras se encontram no campo do obrigatório, não sendo, portanto, facultativas. A educação, por sua vez, pode ser considerada enquanto elemento informal de controle social, visto que, nela, encontram-se elementos que se inserem no campo do facultativo, da cultura. Salientamos, porém, que, mesmo no campo do facultativo, encontramos determinações que estabelecem condutas e padrões comportamentais aceitos socialmente. Neste sentido, deve ficar entendido que o conjunto de normas e de regras presentes na sociedade se sobrepõe ao indivíduo, fazendo com que este se adapte ao meio social.

 Questões para saber mais

  1. Explique a relação entre as grandes revoluções do século XVIII (industrial e francesa) e as mudanças sociais que culminaram no surgimento da sociologia.

R: A revolução francesa e a industrial trouxeram profundas mudanças na estrutura social. Uma das mudanças mais importantes se deu na relação de poderes. Se antes apenas a elite tinha de ser compreendida e bem tratada, agora eram todas ou pelo menos várias camadas da sociedade que tinham condições de se colocar em papel de importância. Se antes a massa social podia ser ignorada e simplesmente dominada, agora a realidade e as necessidades dos indivíduos de diferentes condições sociais tinham que ser levadas em consideração, para que a sociedade pudesse funcionar.

  1. Por que a escola se tornou uma instituição social?

R: Porque abandonou a finalidade de meramente assegurar a supremacia de uma elite e se evidenciou como o principal meio de construir e manter uma sociedade organizada, não apenas transmitindo saberes mas também contribuindo para a construção de novos saberes

  1. “A educação também possui, junto com outras instituições sociais, a função de realizar o controle social”. Você concorda com esta afirmação? Justifique sua resposta.

R: Sim, e isto pode ser interpretado de duas maneiras. Por um lado, é o instrumento que permite o bom funcionamento da socidedade, transmitindo saberes e valores, normas de comportamento &c.; mas também pode ser usada como ferramenta de dominação, se os valores que transmite privilegiam uma elite, direta ou indiretamente. Vemos alguns traços deste privilégio ainda hoje em nosso sistema educacional, que, em alguns aspectos, ainda realça valores europeus em detrimento de valores locais, refletindo nossa história colonial.

  1. Qual é o papel da escola na sociedade capitalista? Responda, explorando o conceito de padrão cultural.

R: A educação é um instrumento pelo qual os dominados internalizam os valores e a visão de mundo da classe dominante, tornando difícil a superação da ordem social capitalista, sempre desigual e excludente

UNIDADE 2

OS TEÓRICOS CLÁSSICOS E AS CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO: PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Qual a contribuição dos autores clássicos da Sociologia (Marx, Durkheim e Weber) para que possamos compreender a educação?

R: A forma como examinam a relação entre indivíduo e sociedade, contribuindo para o entendimento da sociologia da educação, o que nos permite compreender a evolução histórica da educação e do papel que ela representa na sociedade. Segundo Durkheim a principal fonte de socialização (educação familiar, educação no trânsito) precisa se educar para viver em sociedade.

  1. Conforme Karl Marx, a transformação da sociedade envolve a presença da ação educativa. Explique o papel da escola nesse processo.

R: Para Marx, o critério econômico é o mais importante na compreensão da relação entre indivíduo e sociedade. A transformação da sociedade fica determinada por fatores econômicos e materiais. Mesmo as idéias derivam apenas de fatores materiais. Ele ressalta a necessidade de uma educação pública e gratuita para todos, pois a educação é parte de sua utopia revolucionária, visando a emancipação do ser humano, de sua libertação da exploração e do jugo do capital.

  1. Evidencie seu posicionamento quanto à teoria de Durkheim de que a sociedade determina o indivíduo por meio das normas e das regras sociais (costumes e leis). Se isso for verdade, porque temos no Brasil tantos problemas: crimes, delinquência, mortes, doenças, insegurança, analfabetismo, injustiça etc.? Justifique sua resposta com exemplos.

R: A sociedade e o indivíduo se influenciam mutuamente, porém, é natural que a influência da sociedade no indivíduo seja absurdamente maior que o oposto, visto que exerce força muito maior, seja pela força, seja pela própria noção natural de espécie ou grupo. No Brasil, a sociedade foi formada de maneira problemática, complexa, e estes problemas são transmitidos aos seus indivíduos. Exploração desumana, preconceitos, corrupção, violência, tudo isso faz parte da formação de nossa sociedade, mantendo-se ao longo das gerações e determinando a criação de cada vez mais problemas relacionados, o que se agrava pela existência de grupos de origens diversas que são incapazes de compreender a sociedade em que vivem e buscam resolver os problemas que os afetam, independente dos efeitos que as soluções possam ter sobre os outros grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (292.1 Kb)   docx (70.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com