TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NAS INSTITUIÇÕES

Por:   •  22/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NAS INSTITUIÇÕES

O pedagogo como profissional que conduz ao saber é capacitado para atuar em diversos espaços escolares e não escolares, devido a habilidade de conhecer o desenvolvimento humano e os níveis e modalidades do processo educativo, além de possui habilidades de planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar. Tais habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, tornar a presença do pedagogo nas instituições algo essencial para o desenvolvimento organizacional.

As mudanças do mercado de trabalho, juntamente com as inovações tecnológicas e os novos perfis de trabalhador, exige profissionais qualificados e para preparar esses profissionais dentro das perspectivas do modelo atual é um grande desafio para as organizações, e o Pedagogo exerce um papel importante enquanto facilitador, enquanto responsável por provocar mudança de mentalidade, de cultura.

A capacidade do Pedagogo em trabalhar com a comunicação, com a aprendizagem, métodos e a didática faz dele uma figura importante para a seleção, capacitação e treinamento dos profissionais e elaboração de projetos para a instituição. Desta forma, o pedagogo atua na área de desenvolvimento de recursos humanos, sendo responsável pela preparação e voltada para as necessidades da empresa.

Diante deste contexto, o Pedagogo Empresarial está inserido auxiliando no desenvolvimento das competências e habilidades de cada indivíduo, para que cada profissional saiba lidar com várias demandas, com incertezas, com várias culturas ao mesmo tempo, direcionando o resultado positivo num mercado onde a competição gera mais competição. (Greco, 2005).

Deste modo, o Pedagogo empresarial deve possui competências e conhecimento para atuar em diversas atividades dentro da empresa que vai desde a seleção do funcionário apropriado para determinada função, qualificação do colaborador e da organização e elaborar e executar projetos que vise o crescimento da empresa.

   A atuação do pedagogo no processo de recrutamento e seleção requer do profissional a capacidade   de escolher as técnicas de seleção que mais correspondem à realidade da empresa. Segundo Idalberto Chiavenato recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Deste modo, o pedagogo deve realizar um mapeamento do perfil dos candidatos conhecendo as competências e produzindo ferramentas personalizadas para verificação das competências no nível comportamental do candidato.

Depois desse processo de recrutamento e seleção, o pedagogo de promover o treinamento e a capacitação dos novos colaboradores, com o intuito de repassar os conhecimento e habilidades necessárias e preparo da pessoa para o desempenho das funções do cargo. O treinamento podem ocorrer através de cursos, palestras e seminários.

Outra atividade importante do pedagogo empresarial será de colaborar na realização de projetos com a finalidade de desenvolver competências e habilidades que gerem ou promovam no colaborador a integração e interação em suas ações.

REFERÊNCIAS

URT, S. C. ; LINDQUIST, R. N. M. . O pedagogo na empresa: um novo personagem nas novas formas de sociabilidade do trabalho. In: ANPED SUL, 2004, Curitiba - PR. Anped Sul. Curitiba : Editora da PUC/PR, 2004. v. 1. p. 1-14. Resumo apresentado em evento.

GRECO, Myriam Glória. Pedagogia Empresarial, O Pedagogo Empresarial. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/pemp02.htm> Acesso em: 02 de Agosto de 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com