TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atualidades em Educação e Diversidade

Por:   •  13/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

PRISCILA ALMEIDA SOARES – RA 8086723

ATIVIDADE

(Portfólio Ciclo 3)

                                                                

Centro Universitário Claretiano

Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Atualidades em Educação e Diversidade

Tutora: Regina Celia Aragão da Silva

VOLTA REDONDA

2020

[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Atualidades em Educação e Diversidade

Tutor: Regina Celia Aragão da Silva

R.A.: 8086723

Aluno: Priscila Almeida Soares

Turma: DGPED1901VRDA3O

ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE

Atividade no Portfólio

Descrição da atividade

A partir da história “O Menino, o Vento e a Pipa” (postada no PEGE nas páginas 14, 15 e 16), reflita sobre os conceitos de diversidade e respeito às diferenças.

Após, registre uma situação conhecida por você, em que o respeito às diferenças foi marcante e que também pode exemplificar situações desta natureza. (Dê preferência a uma situação ocorrida no contexto escolar).

        O texto “O menino, o Vento e a Pipa” nos traz a reflexão que todas as crianças são repletas de fantasias e felicidade e que para elas não há preconceito e nem diferenças, mas sim que os adultos que são dotados de preconceitos, de barreiras que os impedem de superar as fases ruins da vida adulta.

        O respeito à diversidade no ambiente escolar facilita o trabalho em grupo, evita sofrimento e constrangimento, melhorando o ambiente e também facilita o trabalho dos educadores e pais, abrindo portas para um aprendizado maior e melhor, derrubando barreiras desnecessárias.

        É através da diversidade que construímos novas propostas, pois promove o crescimento individual e abre novos horizontes de pensamentos e conhecimentos. Nos torna mais empáticos e passamos a refletir sobre como agir com o próximo e em situações adversas temos a capacidade de resolver e tomar decisões mais assertivas.

        Uma situação conhecida por mim se trata do tema da obrigatoriedade de meninos fazerem e brincarem com coisas de meninos e meninas vice versa a qual discordo plenamente, pois a educação que recebi de meus pais é que somos livres para sermos o que quisermos contanto que nunca desrespeitemos a nós mesmos e aos outros. Quando criança pôde brincar de soltar pipa assim como João, jogar bolinha de gude e brincar de carrinho mesmo sendo menina e nem eu e minhas irmãs tivemos conflito de gênero, todas somos heterossexuais e muito bem femininas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (325.2 Kb)   docx (278.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com