TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criança a Autista

Por:   •  21/11/2016  •  Resenha  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  1.190 Visualizações

Página 1 de 3

RODRIGUES, Janine Marta Coelho; SPENCER, Eric. A Criança Autista: um

estudo psicopedagógico. Rio de Janeiro: Wak, 2010

Janine Marta Coelho Rodrigues é pedagoga, fez curso de especialização em Educação Especial e Psicopedagogia.  Tem mestrado em Educação. Doutorado em Educação, pós doutorado em Psicologia da Educação e professora associada da Universidade Federal da Paraíba.

Eric Douglas Spencer Hartmann é pedagogo, fez especialização em psicopedagogia e é psicopedagogo da Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa, Paraíba.

A obra trata de uma revisão teórico metodológica sobre o Autismo. Com um aprofundamento teórico atualizado e pertinente, apresenta detalhadamente as experiências vivenciadas, as atividades realizadas e o material pedagógico utilizado,comentando, discutindo e sugerindo como atender na sala de aula e em outros espaços sociais o indivíduo autista. Como é a 2ªedição foi revisado alguns aspectos para melhor entendimento da pessoa autista e foi inserido a apresentação de métodos, que não foram tratados na 1ªedição.

O livro é de fácil entendimento no qual os autores propõem o debate sobre a criança autista numa abordagem psicopedagógica de forma clara e objetiva, organizando a obra pela definição do conceito de Autismo, sua compreensão, etiologias, perpassando por ilustrações de casos, prognósticos, modelos de atendimentos, intervenções pedagógicas, terapias de linguagem, psicoterapia e autismo, tratamento medicamentoso e estudo de caso. E assim tem segundo Rodrigues e Spencer (2010),  a

“ proposta de conhecer a psicopatologia autística e a pessoa portadora da síndrome, identificando particularidades no comportamento [...] que indicassem possibilidades, que poderiam vir a se tornar canais de comuicação...”  (Rodrigo e Spencer 2015, p.15).

Além de apontar caminhos para o auxilio a pessoa autista e seus familiares pela vertente psicopedagógica.

No capítulo dois ao tratar a compreensão do autismo é feito uma abordagem histórica do diagnóstico e destaca-se a necessidade de analisar os casos individualmente. E compreender um pouco as teorias sobre o assunto.

No terceiro e quarto capítulo e citado casos ilustrativos e o prognóstico destacando a necessidade da intervenção precoce no tratamento da criança autista. No capítulo seguinte o autismo é analisado em confronto com outras patologias. Por quanto desde 2015, vem sendo utilizado o termo TEA (Transtorno do Espectro Autista)  que engloba diferentes síndromes com relação em comum com às pertubações da comunicação e do relacionamento social. São as categorias dentro do espectro: transtorno de Rett, o desintegrativo da infância, Asperger e o autismo.

Na sequência dos capítulos, seguinte enfatiza bem a necessidade de que feito o diagnóstico o indivíduo autista necessita de um prognóstico individualizado, que acredita ser mais eficiente e que leve em consideração o contexto familiar, econômico, social e cultural. Pois cada pessoa autista apresenta um determinado tipo de comprometimento e entendimento perceptível. Logo esse planejamento pedagógico individualizado deve objetivar a autonomia e a valorização das experiências compartilhadas de contexto social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com