TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.453 Palavras (14 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

DIDÁTICA – 100h

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Faça um quadro demonstrativo das várias concepções de educação, ensino e aprendizagem que o texto apresenta, destacando as principais características de cada uma.

R:        

        

PARADIGMAS CONSERVADORES

PARADIGMAS INOVADORES

DIDATICA

É conservadora, presa a aprendizagem, tradicional

É de caráter inovador, com projetos tecnológicos e sociais.

ESCOLA

É um ambiente seguro e rígido, onde se realiza a educação

É uma instituição democrática essencial para o aluno trabalhar com a realidade social do aluno e um ambiente seguro para realizar suas experiências da educação.

PROFESSOR

 É o provedor do conhecimento, um facilitador da aprendizagem

É de figura significativa, que instiga o aluno a buscar o conhecimento.

ALUNO

É receptivo e passivo, aprende apenas o que o professor passa.

Tem o papel de investigador, questionador, é um ser ativo no processo de ensino tendo autonomia.

METODOLOGIA

Com aulas expositivas e demonstrativas com resoluções de problemas, experiências  e trabalhos em grupos.

O conteúdo é livresco, no qual a teoria e a pratica andam juntas.

AVALIAÇÃO

Normalmente únicas e bimestrais valorizando a repetição e a memorização.

É pelo desempenho e a participação durante todo o período.

2. O material aponta diferenças entre educação e escolarização. Escreva um texto considerando essas diferenças e pontuando qual é a importância da escolarização para a formação do sujeito participativo da sociedade (pelo menos 10 linhas).

R:        

Educação e escolarização

A educação nasce no ambiente familiar, no âmbito social e na troca de convivência com o meio em que vive, informações de exemplos práticos e dinâmicos que possibilitam mudanças e amadurecimento, no emocional e cultural. E já a escola deve trabalhar com conteúdos que ultrapassem os conhecimentos do senso comum. Porém na sociedade,o processo educativo é uma formação de idéias próprias e recursos imediatos,por exemplo redes social, jogos virtuais, blogs, TV, radio jornais, celular, computador.
Lembrando que, educação se faz no coletivo e não isoladamente, pois todos somos capazes e temos algum tipo de saber, de conhecimento. basta apenas estar disposto a aprender  coisas novas.

3. As concepções de ensino mudaram no decorrer da história da educação. Atualmente não se aceita que ensinar é gravar idéias na cabeça do aluno. Como o ensino é visto na atualidade?

R:

        Atualmente, o professor deve estar buscando condições favoráveis para a aprendizagem do aluno, buscando conhecer suas dificuldades, seus interesses, gostos, necessidades e problemas que venha apresentar, escolher conteúdos, técnicas e estratégias, prover matérias adequados, e criar ambiente favorável ao estudo,  deve estar aberto a novas experiências, procurar compreender, num sentido amplo, tudo o que se refere ao aluno, seus sentimentos e seus problemas.  O professor deve criar um ambiente onde o aluno se sinta a vontade para poder trocar idéias, compartilhar conhecimento com o outro, e nunca oferecer aos alunos a solução pronta e sim levar o mesmo a investigar e a pensar.  Sendo assim o processo de ensino-aprendizagem depende da capacidade individual de cada professor, da aceitação e compreensão e do relacionamento com o aluno.

4. Quais são os fatores que facilitam a aprendizagem? Cite-os e faça um breve comentário sobre o papel do professor em sala de aula.

R:

        O que facilita a aprendizagem do aluno é o professor Ter material variado e adequado para trabalhar em sala de aula.

        O papel do professor em sala de aula é ensinar seus alunos a pensar, a questionar, e a ver a realidade em sua volta, para que possam criar opiniões próprias. Buscando conhecer a realidade do aluno, da sua família, e da comunidade em que a escola e estes estudantes estão inseridos. Portanto o professor deve procurar compreender o aluno de forma integral, buscando identificar suas necessidades de desenvolvimento no nível intelectual, físico, emocional, social e cultural.

        

5. Leia o texto: “Joãozinho da Maré” (ANEXO 1):

a) Cite dois exemplos em que a professora desconsiderou o conhecimento prévio da turma de Joãozinho, ao ensinar seu conteúdo.

R:

        Quando Joãozinho questiona a professora perguntando:

“É que a gente vemos o sol nasce sempre em lugar diferente. Se o ponto Leste é onde sai o sol, então ele ( ponto Leste) tá mudando, num tá fessora?”

“ Fessora, como é que pode ser verão e inverno ao mesmo tempo em lugares diferentes, se a terra, que é uma bola, deve estar perto ou longe do sol? Uma das duas coisas não ta errada?”

b) relacione a frase com as leituras que vocês já fizeram sobre escola, ensino, aprendizagem. “Não é à toa que se diz da escola (ou “ex-cola”?): um lugar onde as cabecinhas entram “redondinhas”, e saem quase todas “quadradinhas””.

R:        

         Quando passamos um conteúdo para os alunos, temos que ter um conhecimento prévio do que vamos passar, o professor buscar  saber o que ele faz quando não esta em sala de aula, é valido pois olha o exemplo que temos do Joãozinho ele vive em uma realidade diferente da sua professora, desde o que ele acordar ele conseguiu observar o que a professora estava explicando não estava dando certo com as suas experiências vividas no seu cotidiano, assim temos que observar e realizar varias experiências juntos dos alunos ou separados para conseguirmos ter uma resposta do conhecimento, para não matar a vontade ou estimulo (motivação) de um aluno sobre o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (407.6 Kb)   docx (109.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com