TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Literatura Infantil

Por:   •  4/11/2020  •  Ensaio  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Formulário para Atividade Online – AO 03 

Nome da Disciplina:

Educação e Literatura Infantil

Natureza:

Obrigatória

Cursista:

Elizângela Farias Vasconcelos de Araújo.

Polo:

Santo Antônio do Descoberto.

Tutor:

Hellen Mariany Abrão de Freitas

Turma:

A

Atividade:

Orientações para o estudo do conteúdo proposto e realização da atividade online 03

1 – Leia com atenção os três primeiros capítulos da obra A literatura infantil brasileira, de Regina Zilberman, e o terceiro capítulo da segunda parte da obra A literatura infantil: teoria, análise e didática, de Nelly Novaes Coelho;

2 – Anote todos os termos e referências que você não conhece e, depois, faça uma busca na internet;

3 – Faça 02 (dois) resumos, um resumo para cada texto/capítulo com as ideias principais dos textos, tendo, no mínimo, 01 (uma) página ou, no máximo, 02 (duas) páginas;

4 – Eles deverão ser digitados no formulário do aluno, que deverá ser baixado;

5 – Salve o arquivo em PDF e poste no AO03: Envio de tarefa – Resumos.

6 – Resumos que contenham plágio terão nota zero (0).

Critérios de avaliação

Cada resumo será avaliado individualmente, sendo 1,5 para cada, somando 3 pontos.

1 – Postagem dentro da data e horários estabelecidos = 0,25;

2 – Respeito ao mínimo e ao máximo de páginas, escrita conforme a língua padrão e citações respeitando a ABNT = 0,25;

3 – Capacidade de resumir as principais ideias dos textos = 1,0;

4 – Resumos que contenham plágio terão nota zero (0).

A LITERATURA INFANTIL/JUVENIL BRASILEIRA NO SÉCULO XX

CARACTERÍSTICAS ESTILÍSTICAS/ESTRUTURAIS DA LITERATURA INFANTIL/JUVENIL CONTEPORÂNEA

Uma classificação das propriedades formais mais reiteradas na maior parte da produção literária mais atualizada, mostra, que muitas delas se aprofundam em métodos narrativos arcaicos, que estão sendo encontrados ou reformulados. Existe, atualmente, uma intenção aparente para o resgate de temas ou recursos antigos para moldar com os novos. Pautando as diferentes características temáticas e formais que distinguem as diversas produções literárias infantil/juvenil atualizadas, assim temos: A efabulação, a sequência narrativa, as personagens, a forma narrativa dominante, a voz narradora, o ato de contar, o tempo, o espaço, o nacionalismo, a exemplaridade, o humor, a intenção de realismo e verdade, a visualidade.

LINHA OU TENDÊNCIAS DA LITERATURA INFANTIL/ JUVENIL CONTEPORÂNEA.

 Atualmente, todas as disposições temáticas e estilísticas se cominam com entusiasmo idêntico na produção literária para crianças, jovens e adultos. Passado e o presente se unem para produzirem novas formas. No cenário literário geral convivem, com igual empenho, distintas linhas ou tendências de criação literária. Como orientação didática, foram selecionadas cinco linhas básicas, que, no que se diz respeito, se estendem em outras: Linha do realismo cotidiano, linha do maravilhoso, linha do enigma ou Intriga Policialesca, linha da narrativa por imagens e linha dos jogos linguísticos.

 OS GÊNEROS E SUBGÊNEROS

Ainda que existam intensas desavenças entre os teóricos no que diz respeito á definição dos gêneros literários em geral, aqui segue a seguinte classificação:

Os gêneros são: poesia, ficção e teatro.

Gênero é o procedimento estético de alguma experiência humana de caráter universal: vivência lírica, de  procedimento efetivo é a vivência épica, dos quais a expressão natural é a prosa, a ficção; e a vivência dramática conferida ao show da vida, no qual ele próprio é personagem e que a fórmula básica é o diálogo, a representação, ou seja, o teatro.

Os subgêneros ou formas básicas são: Elegia, soneto, ode, hino, madrigal, etc. Poesia, Conto, romance, novela, literatura infantil. Ficção, Farsa, tragédia, ópera, comédia, etc. Teatro.

Esses métodos fundamentais da ficção, se diferenciam-se em alusivas classes, dependendo da natureza do tema.

O QUE É QUE A LITERATURA TEM?

Um livro adequado é aquele que agrada o leitor, não implica para que gênero, raça, etnia ele foi escrito. E o livro que atrai o leitor se habitua a ler novamente, o livro completo ou em parte, regressando de preferência nos pontos que atentam seu deleite particular. Os livros lidos na infância continuam na lembrança do adolescente e do adulto.

Relembrar obras que marcaram as obras de leituras do passado é sinal de que aqueles livros foram avaliados como bons. Isso não quer dizer que só aconteça com os escritos que formam a literatura infantil, pois, podemos ser chamados a retomar os textos que chegaram a compor nossa biblioteca interna, desenvolvida por aquilo que as lembranças registraram. Aqueles que preponderam na primeira década e meia de vida de cada um são chamados de literatura infantil.

Com mais de cem anos, a literatura infantil brasileira oferece ao leitor da atualidade, um estoque extraordinário de obras maravilhosas, para serem lembradas por simpatizantes de várias famílias. Vale a pena relembrar seu caminho, para compreender as características que expõe aos leitores modernos de toda faixa etária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (68.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com