TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função Utilitário Pedagógica da Literatura Infantil

Por:   •  30/7/2021  •  Dissertação  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

A contextualizarmos a função utilitário-pedagógica da literatura Infantil percebemos que a mesma vivência dois lados. Assim o primeiro lado tem a ver com a função utilitária ou didática da literatura Infantil em que através da mesma se provoca o despertar das emoções, do prazer e da modificação da consciência de mundo dos alunos, através da arte da literatura se possibilita essa viagem lúdica que proporciona uma gama infindável de experiências, diálogos e emoções nos alunos. Assim a leitura precisa ser trabalhada pelo professor de forma prazerosa para que os alunos vão tendo a possibilidade de ter uma leitura múltipla e global e poderão desenvolver o gosto pelo prazer da leitura.

Já o outro lado é o da pedagogia que se mostra evidente quando se trabalha com aluno intenções educativas ou pedagógicas e à partir daí que a leitura é utilizada para determinar nos alunos valores moralizantes, sociais e culturais nos alunos e nesse contexto o aprendizado disseminado atende aos interesses dos adultos em relação aos conteúdos, conhecimentos, vivências  que os alunos deveriam conhecer. Assim a literatura infantil acaba sendo trabalhada de forma a servir aos desejos de informação e de leitura já previamente processados pelos autores e pelos grupos que dirigem a educação em nosso país.

 Na abordagem do autor Geraldi a linguagem tem três concepções: a primeira concepção de linguagem como expressão do pensamento e assim a linguagem é vista como um fenômeno individual e se processa na capacidade mental do aluno e tudo é explicado pela capacidade do aluno em agir, raciocinar e exercer o pensamento lógico.

Outra concepção é a linguagem vista como um instrumento de comunicação sendo interpretada como um sistema abstrato e que é organizado pelos símbolos linguísticos e a partir desse sistema de regras é que haverá a transmissão da mensagem.

A última concepção de linguagem tem a ver com como forma de interação na qual através da linguagem os indivíduos vão se comunicar trocar experiências e através desta interação adquiram conhecimentos por intermédio dessa interação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com