TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Educacional e Espaços não Escolares do curso de Pedagogia

Por:   •  9/11/2022  •  Artigo  •  5.832 Palavras (24 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2][pic 3]

                                         

[pic 4]

[pic 5]

Relatório apresentado à Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio em Gestão Educacional e Espaços não Escolares do curso de Pedagogia.

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................ 3

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR        7

3        RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA        9

4        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO        12

5        ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA        14

6        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO SUPERVISOR/ORIENTADOR        16

7        PLANO DE AÇÃO        17

8        RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO À DIREÇÃO escolar        22

CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIAS        24

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é muito importante para a formação do docente, visto que é através desta prática que surge a oportunidade de vivenciar o aprendizado na carreira de professor, esse é um período para desempenhar o trabalho de preparação para o futuro.

O Estágio Supervisionado é uma exigência da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n°93945/96), nos cursos de Pedagogia, propicia vincular teoria e prática, sendo assim esta é a primeira relação que o aluno-professor mostra no seu futuro campo de atuação e também pode ser considerado como uma “[...] oportunidade de aprendizagem da profissão docente e da construção da identidade profissional” (PIMENTA & LIMA, 2012, p.99-100).

A observação foi realizada no Colégio Vivo Eirelli E.P.P, sendo o projeto trabalhado na escola “O MUNDO DA LEITURA E DA ESCRITA” com a finalidade de realizar o Estágio Curricular Obrigatório III: Gestão Educacional e Espaços não Escolares. As observações se deram através de análises no campo escolar onde foi realizada vivências do funcionamento da escola e de suas peculiaridades.

O colégio Vivo é uma instituição que recebe aproximadamente 530 alunos, sua fundação foi no ano de 1999. O conjunto de professores é formado em média por 40 educadores, graduados, atendendo nas modalidades de educação Infantil, ensino fundamental e ensino médio, seu funcionamento é no horário das 06h30 às 18h30. O Colégio, além da direção, possui coordenadora pedagógica, supervisão e conselho escolar onde atuam pais ou responsáveis, professores, funcionários e alunos.

A principal finalidade foi conhecer os aspectos administrativos e pedagógicos, analisando a gestão escolar, a participação da comunidade nos métodos de desenvolvimento.

O atual trabalho proporciona o estudo em que o conceito da estrutura organizacional esta relacionada com a qualidade da educação escolar e com a democratização da instituição de ensino, carregando sempre à busca pela qualidade.

O estágio apresenta a importância de vivenciar novas experiências para que ocorra o melhor conhecimento na área de atuação futura, permitindo uma adequada reflexão crítica, com isso espalhando um novo olhar referente ao ensino e a aprendizagem.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Com o surgimento em Roma, na Grécia antiga, o termo Pedagogia e o papel do educador era o de transmitir conhecimento, sendo então aprimorado para especialista em conduzir conhecimentos e práticas educativas em contextos e ambientes variados.

Sendo a Pedagogia uma área educativa, sua finalidade é ensinar a teoria e a prática, estimulando o desenvolvimento do saber.

Libâneo, 2006, observa que a Pedagogia é um campo do conhecimento que estuda sistematicamente o ato educativo concreto que se realiza na sociedade como item básico para a configuração da atividade humana.

Segundo Saviani, 2008, “a historia da educação brasileira inicia em 1549, com a chegada do primeiro grupo de jesuítas”. Os Portugueses trouxeram a educação provida e ofertada pelos jesuítas, junto de especiarias e mercado de trocas.

A partir de 1759, iniciaram-se reformas na educação, marcado pela reforma pombalina. Em 1924 surgiu a Associação Brasileira de Educação. No ano de 1930, foi criado o ministério da Educação e da Saúde Pública. Em 1932, publicou-se o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, trazendo considerações que defendiam um ensino gratuito, público, universal e laico.

O curso de Pedagogia foi criado em 1939, tendo como principio a educação de crianças nos anos iniciais e também a gestão educacional. Após a reforma universitária em 1968, as formações se unificaram e o acadêmico licenciado pode desempenhar suas atividades na escolarização dos anos iniciais e também nas disciplinas de matemática, geografia e estudos sociais no primeiro ciclo do ensino secundário.

Em decorrência do aumento da demanda, faz-se necessário uma reforma curricular, para que o profissional formado se mostre capaz de atuar tanto nas áreas administrativas, dentro do espaço escolar, como nas de formação de conhecimento cientifico.

Após a lei 5.540/1968, o curso de Pedagogia ganha novas áreas de atuação. Segundo o Parecer do Conselho Nacional de Educação, o objetivo central da Pedagogia é:

[...] a formação de profissionais capazes em exercer a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores, assim como para a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas não escolares (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2005, p.5).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (183.4 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com