TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LITERATURA INFANTIL

Por:   •  27/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.523 Palavras (19 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 19

LITERATURA INFANTIL

Elisângela da Silva

Prof. Fernanda Ribeiro

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED 727) – Estágio II

07/06/2016

RESUMO

Meu estágio foi muito prazeroso, por se tratar de um tema apreciado pelas criança, a literatura infantil. Nele é relatado um pouco mais sobre como trazer literatura infantil para o dia a dia da turma, não só sendo usada como passa tempo ou como modo de punição por alguns professores, mas sim tornar o momento de leitura um momento prazeroso para o aluno e como aliada no ensino aprendizagem. No estágio foi percebido que através da literatura a criança se desenvolve naturalmente, pois a curiosidade a leva para novas descobertas. Seus benefícios são reais na aprendizagem, então deve ser trazida para dentro da sala de aula tornando o ensino atraente para a criança e estimulando a criança a leitura escrita e visual e sua curiosidade para novas descobertas.

Palavra-chave: Literatura. Ludicidade. Aprendizado.

INTRODUÇÃO

A escolha do tema Literatura Infantil foi considerar os pontos positivos que a literatura desenvolve dentro da sala de aula através de um livro.

Meu estágio foi na Escola Municipal de Educação Infantil Paulo Freire que está situada na Rua N, 350 no bairro Berto Círio, construída ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Victor Aggens.

A jornada em tempo integral de 10horas e 30 minutos, compreendendo o tempo total que a criança permanece na Instituição.

Na turma que estagiei haviam 18 crianças com cinco anos de idade, a maioria meninos, as propostas do meu tarbalho foram::

Compreender a relação que há entre literatura infantil e o ambiente escolar, e se esse direto é respeitado por parte do professor; De que forma a Literatura se torna aliada no processo de aprendizagem; Desenvolver atividades referentes á leitura e á literatura infantil; Compreender a importância das histórias no desenvolvimento do sujeito.

A ESCOLA

2

O estágio foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Paulo Freire que se localiza na cidade de Nova Santa Rita, no bairro Berto Círio, rua N, nº 350.

A recepção é feita das 7h30min às 8h30, onde os pais deixam as crianças cada um em sua sala diretamente com as educadoras. Por volta das 8h40min, começa a ser servido o lanche. Às 11 horas começa o almoço, após o almoço, há higienização das crianças. A sala é preparada para o sono que começa aproximadamente às 12h30min e irá no máximo até às 14horas . Horário do café da tarde ocorre às 14h30min. Após o lanche da tarde as crianças participam de atividades pedagógicas no ambiente externo. Às 16h30min prepara-se para o jantar, lavando as mãos e dirigindo-se para o mesmo local do almoço. Após a jantar as crianças são higienizadas novamente e seguem para a sala a fim de participar de atividade pedagógicas e após atividades livres até a chegada dos pais.

A escola com o auxílio de nove professores formados, 18 assistentes qualificadas em educação infantil, secretária, diretora, vice-diretora, supervisora, servente, Os objetivos do meu estágio tendo como base o tema : Literatura Infantil na escola são, compreender a relação que há entre literatura infantil e o ambiente escolar, e se esse direto é respeitado por parte do professor, de que forma a Literatura se torna aliada no processo de aprendizagem, desenvolver atividades referentes á leitura e á literatura infantil e compreender a importância das histórias no desenvolvimento da criança.

Na vivência do meu estágio, foi pecebido que a escola citada possui dentro de cada sala de aula um espaço adequado, agradável que desperte o interesse da criança pela leitura visual ou escrita.

A escolha do tema Literatura Infantil foi considerar os pontos positivos que a literatura desenvolve dentro da sala de aula através de um livro.

Durante a prática na escola Paulo Freire pode ser verificado a literatura infantil fascina as crianças de todas as idades através de suas histórias, contos ou fábulas.

Dentre os autores pesquisados, pode-se verificar que Coelho (2000), procurou em suas pesquisas esclarecer que a escola é um espaço privilegiado aos estudos literários pois estimula a criança a pensar.

Para nortear meu trabalhos os autores escolhidos foram, Paulo Freire, Neliy Novais Costa e Camila Pinheiro da Costa, ambos teóricos focados na educação.

3. METODOLOGIA DE ENSINO: LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA

A literatura vem fazendo parte do contexto escolar desde o século XX no Brasil, período de grandes transformações no sistema, trazendo inúmeros benefícios á educação com a sua ludicidade, suas fantasias e fábulas.

3

A escola possui papel de grande importância no crescimento cognitivo e afetivo da criança através da Literatura, por se tratar de um ambiente favorável.

Para Freire, (2011, p. 47):

Saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua compreensão. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, às perguntas dos alunos, as suas inibições; um ser critico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que não tenho – a de ensinar e não a de transferir conhecimento.

A literatura trabalha diretamente com a imaginação da criança possibilitando dentro da escola, no pátio ou em sala de aula inúmeras experiências, infindáveis possibilidades de a criança viajar no mundo da imaginação através de fascinantes historia infantis.

Na escola, neste espaço privilegiado o professor tem a função de estimular seu aluno e novas experiências, novas descobertas através de textos escritos ou de textos visuais.

Mas é necessário que o aluno faça suas escolhas de leitura tendo auxilio do professor, deixando sempre que a criança tenha autonomia nas suas escolhas.

A literatura traz consigo a magia da fantasia em suas histórias, contos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com