TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LITERATURA INFANTIL

Por:   •  10/9/2015  •  Exam  •  2.748 Palavras (11 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 11

Manual de Contação de História

Sumário

Introdução ------------------------------------------------------------------------------------------- 4

A organização de diferentes ambientes para a contação de histórias ---------- 5

A seleção de livros adequados às categorias do leitor-------------------------------- 5

A exploração de atividades de leitura extraclasse com a interação com

as famílias --------------------------------------------------------------------------------------------- 6

Como elaborar projetos didáticos a partir das histórias infantis ------------------- 6

Procedimentos que auxiliam a avaliação do professor ao trabalhar com

as histórias -------------------------------------------------------------------------------------------- 7

Referências bibliográficas --------- .

Anexos p.

INTRODUÇÃO

Contar história é muito importante, pois auxilia a vida em que vivemos, fatos no qual pode vir a ser positivos ou negativo. Em geral, quando ouvimos histórias, independente da faixa etária expõe diferentes reações emocionais de fatores a ser importantes em nossas vidas. Ex: tristezas, insegurança, medo, entre outros, do mesmo modo que também temos o lado feliz entre outras reações chegando ao que é mais real, descobrindo o mundo dos sonhos e fantasias, onde também podemos descobrir a existência dos conflitos e as dificuldades encontradas no dia a dia.

É passando pelas histórias mais simples, que pais ou até mesmo avós contava que a criança começa a reconhecer e interpretar sua experiência da vida real. É de suma e extrema importância contar história para crianças, não somente nos primeiros anos de vida, mas sim na pré-escola, onde já passa a desenvolver, e para tanto a imaginação fará parte de sua vida.

Através das histórias as crianças conseguem fazer ligações com todos os tipos de sentimentos, gerando conhecimento para entrar no mundo de conflitos, e das dificuldades, também que elas possam criar condições para poder enfrenta-los. A leitura é uma ferramenta importante da aprendizagem, pois ela desenvolve a linguagem, e a personalidade de cada um, e, contudo, seu exercício intelectual, não deixando de ressaltar também a influência da família, que é a fonte principal para todo esse processo, onde a leitura será a transformação na educação, e no sucesso escolar da criança.

Os recursos utilizados para contar histórias devem ser atrativos, fazendo com que a criança tenha interesse, e estabeleça segurança naquilo que está sendo proposto, como: fantoches, dobraduras, imagens, local a ser contada a história, aventais temáticos, os personagens das histórias são fatores importantes e chamativos, que visam sempre estar buscando a atenção de todos.

Já existem livros direcionados para todos os gostos e idades, com fotos, imagens, mapas, gravuras, que os personagens saem dentro do livro, tecidos, feltros, virtuais entre muitos outros, ou seja, é uma infinidade de livros com histórias que facilitam o interesse pela leitura, onde amplia seus conhecimentos e indaga o que está sendo lido.

O principal objetivo do manual de história, é que amplia seu hábito para lê, a comunicação, a imaginação, estimulando a linguagem oral, e o gosto pelo mesmo, favorecendo também o raciocínio lógico, e liga a criança ao mundo de ilusões e fantasias com desenvolvimentos para a criação da imaginação, aprimorando a interação e a comunicação.

A ORGANIZAÇÃO DE DIFERENTES AMBIENTES PARA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

QUADRO SÍNTESE

"Ideias importantes a serem consideradas na organização do espaço físico ao contar histórias"

Espaço físico Faixa etária Materiais Forma de organização

Sala de aula

Alunos de 0 a 3 anos ●Tapete/tatame, lençóis, estante para livros (mini),fantoches, almofadas Em um cantinho da sala coloque a estante de livros, e os fantoches que serão utilizados na história, estabeleça um ambiente agradável, e é muito importante que se tenha uma boa organização, para que todos entendam e compreendam o que está sendo proposto.

Pátio da escola

Alunos de 4 a 5 anos ●Livros, fantoches, o próprio professor fantasiado com o personagem, as crianças representando os personagens e objetos que auxiliem a contação;

● Cestos com livros (fantasias, fabulas, e contos), acessórios (chapel, luvas, sapatos, perucas , Roupas ,fantasias infantis ,e outras, tecidos colorido, tapete e almofadas. ●pode ser organizada com um cenário, formação de círculo com as crianças, forrar um tnt ou tapete com almofada;

● na quadra, ou pátio, faremos uma tenda com os tecidos (algo bem criativo e colorido) forraremos o tapete e colocaremos as almofadas pra que tudo fique bem confortável, deixaremos os cestos de livros espalhados em volta do local, e as fantasias arrumadas num cantinho a disposição dos alunos, e com a direção do professor escolheremos a história e faremos com as fantasias a dramatização, buscando sempre a interação de todos.

Biblioteca Alunos de 6 a 9 anos ●livros diversos, revistas, fantoches ● organização com mesas, cadeiras, sofás, tapetes, sessões de livros, ambiente silencioso.

A SELEÇÃO DE LIVROS ADEQUADOS ÀS CATEGORIAS DO LEITOR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com