TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura e Escrita

Por:   •  14/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.712 Palavras (11 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 11

 

Leitura nos anos iniciais

Cristilene Mota

Eliene do Carmo

Liliane de Souza

Taís Cerqueira Suzart Goes

Tutora: Mônica Gomes

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Pedagogia  (Ped.1370) – paper da praticai.

01/12/2018

RESUMO

O processo educativo está constantemente passando por significativas transformações que visam proporcionar aos indivíduos/alunos uma educação de qualidade, contribuindo assim para o desenvolvimento integral da criança. O ensino fundamental é a modalidade educacional responsável para acolher os educandos nas instituições escolares. O pensamento central para realizar esse trabalho foi para compreender e estudar como se deve ensinar a leitura na educação infantil, podendo ser trabalhada em conjunto dentro da escola ou qualquer outro espaços educativo. Tem como elemento importante as contribuições essenciais das crianças para desenvolver integralmente o educando. Ensinar leitura para as crianças é de importância fundamental para o desenvolvimento da competência comunicativa e linguagem oral. Alguns autores pesquisaram a escrita no ensino fundamental e constataram que a criança possui estágios de aprendizado na leitura, que são mais rápidos nas idades iniciais, contudo, para que isso ocorra, é necessário que o professor oriente a criança nisso processo por meio da organização, sendo como base para toda aprendizagem. Deste modo, é imprescindível debater o desenvolvimento de ações que venham modificar o ambiente escolar do ensino fundamental, tornando-o mais eficiente, pois a escola deve proporcionar um ambiente acolhedor, para que assim, possa acontecer a inserção das crianças  na educação formal. Para isso, o presente paper busca apontar a importância da leitura no ensino fundamental através do estágio no nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em que se houve observação, coleta de dados e a pesquisa bibliográfica para assim sinalizar as contribuições da leitura para a educação infantil.

Palavras-chave: Leitura. Educação. Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

Metodologia de ensino, com o tema Leitura. Devido o baixo rendimento e o pouco interesse por parte das crianças em ler, o projeto será desenvolvido na perspectiva de entender quais as melhores estratégias para que a criança se torne um bom leitor. O ensino Fundamental é o processo inicial na vida de todos os se humano que frequenta a escola2 desde cedo. Este presente trabalho tem como objetivo destacar a prática da leitura com criança no período de aprendizagem nos momentos de sua vida na escola. Direcionando a leitura como sucesso na aprendizagem. Esse tema representa a importância da leitura nos anos iniciais, pois a leitura já foi estudada por vários estudiosos para poder chegar a uma resposta e um método para que as crianças aprendam á ler sem demorar muito que aconteça no tempo certo para avançar de maneira adequada dentro do padrão de cada idade. Mas podem chegar a uma resposta que um leitor competente, antes de tudo é alguém que foi devidamente estimulado e incentivado a ler na infância, uma fase boa e crucial para iniciação no mundo da leitura.

Pode-se observar hoje que todas as crianças já frequentando a escola mais para poder se desenvolver nos seus estudos, onde com a idade infantil eles já sabem falar até em inglês tendo um avanço na sua vida. A leitura e a escrita integram cada projeto como atividade e coletivas. Na elaboração deste trabalho tem como foco que podemos ajudar a criança lê muito em sala mais as crianças escreverem de maneira adequada pequenas coisas: os mediadores que organiza a vida no cotidiano na escola para poder chegar a seu objetivo de aprender a leitura. As instituições na qual as crianças que estão inseridas têm como dever estimulá-la sempre na prática de ler, pois para termos leitores no futuro, o incentivo a leitura tem que partir das crianças de hoje, ampliando as possibilidades do amanhã.

A Educação mundial vem a cada dia buscando melhorar suas práticas pedagógicas visando proporcionar um aprendizado de qualidade ao alunado. No Brasil, a educação vem passando por constantes estudos que visam o aperfeiçoamento de técnicas que propiciem aos educando a aquisição de novos conhecimentos.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEEORICA

2.1 A CRIANÇA E O MUNDO DA LEITURA

Muitos estudiosos concordam que os processos de aquisição da leitura e da escrita acontecem muito antes do que se imagina, mesmo antes de frequentar a escola. O contato que ela tem em casa, na rua, já começa o processo de linguagem oral e escrita Psicopedagoga Emília Ferreiro, contribui bastante para entendimento desse processo de linguagem escrita. Ela criou as hipóteses de escrita que a criança passa para chegar a aprendizado  que vão desde do pré-silábica até chegar alfabética. Leitura e escrita é um processo que todo ser humano precisa passar. De acordo com a revista Construir Noticias, (ano 2017 p.19), “O Brasil sofre com as estatísticas crescentes sobre o baixo nível de rendimento escolar, embora essa cultura não seja nova”. Também sabe-se que grandes projetos foram elaborados para tentar melhorar essas estatísticas. Pensando nas dificuldades sobre leitura e escrita encontradas na sala de aula, sabemos que o ponto de partida deve ser o incentivo á leitura. A escola abre esse espaço no intuito de formar cidadãos letrados, estimulados e ativos no processo de ensino-aprendizagem.

A linguagem oral e a linguagem escrita são duas variedades da linguagem. No entanto, ao ensinar e aprender linguagem escrita, é fundamental descobrir aquilo que é específico da linguagem escrita, suas diferenças com a linguagem oral. Essas diferenças são aprendidas com o contato com a linguagem escrita, analisando -a e refletindo sobre suas características. (CURTO, 2000, p. 124).

Para que a criança seja alfabetizada e letrada é de suma importância que o professor ao planejar organize as diferentes estratégias de leitura e escrita para o desenvolvimento do  aluno. A escola deve sempre estar presente durante todo o processo de alfabetização promovendo atividades em que a criança se sinta desafiadora a buscar outros tipos de livros para isso, faz se necessário que a escola  disponibilize recursos  que auxiliem o professor. Segundo Olds (2010), “[...] desde idade muito tenra, a maioria das crianças adora que se leia para elas, e o modo como os pais e cuidadores fazem isso podem influenciar sua capacidade de falar e, posteriormente, de ler.” (PAPALIA OLDS, 2010, p. 94)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (148 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com