TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura e Escrita

Por:   •  11/4/2024  •  Dissertação  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  17 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Professora Esp. Cleinilda Medeiros

Sayonara Pereira da Silva

Turma 2019.2 – 3º período

Escreva um texto dissertativo a partir de suas experiências e dos textos estudados, considere os níveis de desenvolvimento, escrita e leitura para compor seu relato.

             

        A criança logo ao começar pelo processo de alfabetização passa por níveis de desenvolvimento, tendo os principais a leitura e escrita. É de grande importância a identificação desses métodos para que o professor consiga compreender e identificar  em que nível o aluno esteja.

       Por cada fase de desenvolvimento que são concluídos pelas crianças se torna algo construtivo para o seu desempenho na aprendizagem, embora que por diversas vezes ainda sintam dificuldades e fazem de acordo com seu próprio entendimento e não exibem de forma correta, mas tudo isso faz parte do desenvolvimento da leitura e também da escrita, fazendo que futuramente possa dominá-las de forma correta.

       No nível pré-silábico as crianças começam a desenvolver e demonstrar a sua vontade de escrever meio do traçado linear com diversas formas, caracterizando várias palavras com a letra inicial e não demonstra um vínculo com a fala e a escrita e muitas vezes escrevem de modo que somente ela sabe o que desejou escrever. Já no nível-silábico, a criança começa a entender que a escrita também representa a fala e quando são repassadas a elas algumas frases, tem a capacidade de escrever uma letra para cada frase dita. O nível silábico-alfabético a criança compreende que a escrita é representada pelo som da fala e faz combinações de vogais e consoantes em uma mesma fala, tentando combinar os sons. E por fim, o nível alfabético a criança entende o modo de construção da escrita, e compreende que a escrita possui uma função social.

      Todos esses níveis de desenvolvimento é uma construção para cada criança, é algo que de fato nós também passamos e muitos ainda irão passar, são processos importantes para que por fim todos consigam obter seu êxito, são fases que para todos que hoje já sabem o que de fato é a escrita e leitura foi algum dia uma dificuldade, mas com todo esforço conseguiram compreender perfeitamente todo o processo de alfabetização.

           

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com