TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura Infantil

Por:   •  9/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


INTRODUÇÃO

No presente trabalho objetiva-se a realização de uma pesquisa para conhecer e apreciar a História Infantil.

A partir da pesquisa propõe-se a produção individual de um texto sobre a importância da literatura infantil e da contação de histórias para o desenvolvimento infantil.

Em cima do texto que foi disponibilizado falarei um pouco sobre a Literatura Infantil e a Educação Infantil.

Eu escolhi a história de Bililico, que tem como tema o medo da perda experimentado por mães e filhos. Tem como autoras Denize Carvalho, Eva Furnari e Sonia Dreyfuss.

DESENVOLVIMENTO

As histórias e os contos de fadas trazem a rotina escolar uma atividade insubstituível repleta de expressão, fantasia e anseios, ajudando a criança a lidar com determinadas questões mentais inquietantes a seu ponto de vista. Em outro aspecto, no contexto escolar as historias são fonte de aprendizagem e

desenvolvimento.

A contação de histórias tem uma significativa importância para o desenvolvimento do imaginário e do discurso narrativo da criança. As diferentes histórias que as crianças ouvem, refletem, indagam, contam e recontam, mesclam o imaginário, a ficção e a realidade. Dessa forma, vão desenvolvendo sua capacidade de raciocínio e pensamento criativo.

Os especialistas afirmam que a criança, desde muito cedo, é capaz de entender as histórias contadas pelos adultos. Por isso, esse contato com os relatos do dia a dia, de situações reais, ou mesmo, dos contos de fadas, é que vai ajudar a formar uma bagagem de imagens, nomes e roteiros que a criança utilizará na sua comunicação.

É evidente que a literatura infantil serve para reforçar os laços de

desenvolvimento e descobertas da criança. Elas aprendem desde cedo, que a

linguagem dos livros tem as suas próprias convenções, e que as palavras podem

criar mundos imaginários para além do aqui e agora.Com isso, os comportamentos do cotidiano e um vocabulário rico, ao qual se somam sempre novos conceitos, ampliarão a linguagem da criança. Quando começar a se expressar verbalmente, a criança lançará mão desse repertório acumulado desde os primeiros anos de vida, para descrever suas vivências e sensações.

Esse processo se assemelha ao desenvolvimento da borboleta. A criança é como a lagarta em seu casulo, crescendo e acumulando aprendizados para, ao longo do tempo, vir a tornar-se uma linda borboleta, repleta de cores e desenhos simétricos. Eis o papel da contação de histórias: dar asas à imaginação da criança para que ela possa voar e aprender, cada vez mais.

À medida que o professor propõe às crianças a leitura ou a contação de contos desse tipo, elas vão constituindo um repertório de textos conhecidos, fazendo articulações entre contos diferentes, observando semelhanças e diferenças.

Mas como contar de memória nem sempre é possível – pois para isso quem conta deve se sentir à vontade para narrá-la oralmente sem o apoio do livro – então, mesmo quando lida oralmente pelo professor, é fundamental que a leitura seja viva, cadenciada, atribuindo ao texto o ritmo que a oralidade lhe daria, enfatizando o seu encadeamento.

Assim, é necessário preparar-se para ler, para contar, ensaiar a leitura oral, o ritmo, explorar as nuances do texto, experimentar modos de ler e de contar que cativem as crianças e prendam a sua atenção... Há trechos que podem ser lidos de forma mais lenta, outros que demandam uma leitura mais rápida.

O tema do plano ou do projeto poderá iniciar a partir da escolha do grupo por uma história de literatura infantil ou sobre as necessidades da turma. Assim, se a idéia é partir de uma história da literatura infantil, todas as ações desenvolvidas podem ter como objetivo o desenvolvimentos da linguagem das crianças em suas diferentes representações: oral, corporal e artística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (328.5 Kb)   docx (265.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com