TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura Infantil

Por:   •  12/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

4

INTRODUÇÃO

Existe algo que é intrínseco ao ser humano, o ato de se comunicar, e isso desde muito tempo tem sido presente na vida do ser humano, já na antiguidade podemos dizer que essa comunicação acontecia de uma forma muito peculiar e podemos perceber isso a partir da pintura rupestre encontrada nas cavernas, que parece relatar como vivia o homem na antiguidade como se estivesse contando uma história, ai já teríamos o inicio da literatura, contudo a conhecida literatura clássica surge na novelística popular medieval que tem suas origens na Índia e a Literatura Infantil vai constituir-se como gênero durante o século XVII, com suas características próprias as quais tem a capacidade de provocar a emoção, o prazer, a fantasia e o interesse da criança.

Para se pensar em literatura Infantil faz-se necessário que entendamos também o conceito de infância, ou seja, o publico para o qual esse tipo de literatura se destina, o qual até o século XVII era tratado como adulto, ou seja, não se diferenciava era como se fosse um adulto em miniatura, situação que muda a partir da Idade Moderna, quando a criança passa a ser vista como um indivíduo que precisa de atenção especial e essa atenção passa a ser determinada pela idade.

É nos anos iniciais do Ensino Fundamental que os alunos começam a criar sua autonomia, por isso é importante que se intercale a leitura feita na escola pelo professor com momentos de leitura individual tanto na escola como em casa. O uso da literatura infantil é importantíssimo no processo de alfabetização, pois a criança através da literatura tem a possibilidade de entrar em contato com o mundo letrado não só ampliando seu vocabulário, mas também exercitando o poder de sua imaginação.

5

 Assim a literatura infantil pode ser um instrumento facilitador de aprendizagem mesmo antes de a criança começar a ler, pois ouvindo histórias e manuseando livros ela vai desenvolver seu poder de imaginação, capaz de suscitar dúvidas, debates e inquietações, com isso pode-se ensinar a criança a ler e escrever, lendo e escrevendo, tornando assim o processo mais lúdico e significativo, e o papel da escola também é o de possibilitar o acesso à ficção de qualidade de forma prazerosa.

Atualmente vivemos cercados por sons e imagens, aonde diversas informações nos chegam a todo o momento, contudo isso não substitui o livro. “Embora vivamos em plena era da imagem e do som, o livro continua a ser o instrumento ideal no processo educativo...” (COELHO, 2000, P. 10). Por isso é importante que desde muito cedo, a criança tenha contato com a literatura, com os livros, mesmo que ainda não saiba ler. A formação do leitor começa bem antes do mesmo ser alfabetizado e pode continuar após a formação acadêmica e a escola é o lugar privilegiado para que o encontro entre a criança e o livro aconteça.

A leitura na vida e na formação do ser humano tem grande importância, assim como sua carência ou ausência gera consequências que irão acompanhar o individuo por toda a sua vida, pois em uma sociedade letrada isso passa a ser fundamental. A relevância da leitura na vida do ser humano nos motiva a questionarmos a situação atual de nossas escolas em relação ao uso da literatura em especial a infantil.

Também a forma com que a língua portuguesa é trabalhada em sala de aula acaba não valorizando o uso da literatura, pois muitos alunos passam anos na escola de ensino fundamental e médio, na faculdade e nos cursinhos preparatórios e no final o aluno não aprendeu, os jovens se formam sem entender os benefícios da leitura e acabam não lendo mais nada, como diz Cagliari (2009, p. 19) tenho certeza de que o aluno não aprende porque a escola não ensina e não sabe ensinar, e os que aprendem o fazem, em grande parte, apesar do que a escola ensina.

6

Existe um grande desafio que é saber como trabalhar o material literário em sala, pois geralmente o contato dos estudantes com os livros é no mínimo enfadonho, por isso é importante que o professor possa contar com sua própria relação com a literatura para que possa falar com paixão e entusiasmo, já que os estudantes se encantam pelo amor que o professor sente pela leitura.

Não é dada a importância necessária a literatura em sala de aula, principalmente a literatura infantil. Através da literatura é possível introduzir ou até mesmo trabalhar todas as demais disciplinas, conceitos, atitudes etc. o que se está descobrindo é que com a literatura infantil é possível desenvolver atividades de alfabetização, como ensinar a escrever e a ler, porém na escola sempre se valorizou mais a escrita do que a leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com