TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura Infantil

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

TCC

INTRODUÇÃO

O estudo realizado tem por objetivo, verificar a contribuição da literaturainfantil e da contação de histórias no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Com o passar dos anos, a educação se preocupa em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade, que consiga se desviar do senso comum que atinge a grande maioria da população. Para Leardini(2006, pg. 26) o ato de contar histórias é uma forma de “encantar crianças e adultos com a magia que representa”. Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo de extrema importância nessa etapa iniciativa do individuo . Assim, Bakhtin (1992) expressa sobre a literatura infantil abordando que por ser um instrumento motivador e desafiador, ele é capaz fazer com que um sujeito seja ativo, que sabe compreender o contexto em que vive para assim modifica-lo e adapta-lo de acordo com suas necessidades e desejos.

Uma obra literária é aquela que mostra a realidade de forma nova e criativa, indagando a exploração imaginária das crianças. A contação de histórias, portanto, não pode ser utilizado apenas como um “pretexto” para o ensino da leitura e para o incentivo à formação do hábito de ler. Para que a obra literária seja utilizada como um objeto mediador de conhecimento, ela necessita estabelecer relações entre teoria e prática, possibilitando ao professor atingir determinadas finalidades educativas. Nesse estudo também será visto sobre a critica de Oliveira (2009) que acrescenta que acriança quando em contato com a obra literária, terá uma compreensão muito maior de si e de seu próximo potencializando assim suas técnicas criativas e seu conhecimento sobre tudo a realidade ao seu redor.

Resumo

O presente TCC abordará sobre a importância da contação de histórias na Educação Infantil. A humanidade desde seus primórdios necessita de meios para se comunicar, através da linguagem, transmitir conhecimentos, expressar sentimentos e ações e encontraram na história o método mais eficaz para isso. Os contos transmitem a visão cultural da humanidade, criando uma relação entre o homem e a natureza, mesmo com as tecnologias existentes para entretenimento é necessário trabalhar o contar histórias como um ato lúdico, de interação entre o contador e o ouvinte. Ouvir é recuperar a herança empírica do homem, seus medos, descobertas e desejos, e essa pode ser uma maneira de ampliar a Educação Infantil, já que é um meio que contribui para desenvolver melhor a oralidade e a escrita. Escutar o que lhe é contado faz com que a criança trabalhe a imaginação e a criatividade, por isso a mesma tem grande importância no desenvolvimento infantil, além de ser um ato de afeto e vinculo entre os adultos e os pequenos, é um reconhecimento de que a criança pode aprender muito com as histórias, fábulas e contos de fadas, de modo lúdico e imaginativo, sobre o mundo que a espera. A leitura é uma forma excelente de desenvolvimento sistemático da linguagem, que favorece a quebra de barreiras educacionais que se apresentam ao longo do desenvolvimentointelectual e textual dessas crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com