TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura infantil

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 5

Aula-tema 06: A literatura infantil – o visual e o poético

O álbum de figuras, também conhecido como livro de estampas, livro de imagens, entre outros, apresenta duas finalidades dirigidas ao pequeno leitor, considerado como pré-leitor: proporciona uma tarefa que é ao mesmo tempo recreativa e pedagógica para as crianças.

A valorização do uso de imagens para a criança foi evidenciada e comprovada a partir dos estudos e pesquisas no âmbito da Psicanálise, que apontaram as imagens como meio de propiciar relações de prazer, de descoberta e conhecimento do mundo físico e social.

Considerando que a linguagem das imagens é adequada a essas finalidades, pedagogos e educadores demonstraram empenho para contemplá-las em atividades didáticas que possibilitassem à criança participar do processo de ensino e aprendizagem de forma ativa e significativa.

Neste sentido, baseado na perspectiva de uma aprendizagem inovadora e contrária ao sistema tradicional de educação, a partir dos anos 20, o educador e orientador pedagógico francês Paul Faucher idealizou os álbuns de figuras para as crianças com a finalidade de sua inserção no mundo da literatura infantil.

A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 188) evidencia essa finalidade ao expressar que:

Portanto, o álbum de figuras, tal como foi concebido por Paul Faucher (e realizado por uma equipe de profissionais ligados à Educação) visava (e visa...) tornar-se um veículo de educação ativa, capaz de tocar diretamente a imaginação e a inteligência das crianças, de maneira muito mais eficaz do que qualquer dos meios usados até então. E mais, estimular também a atividade motriz de seus corpos e mãos.

Paul Faucher, conhecido também como Père Castor, elaborou os Albums du Père Castor, cujo título foi traduzido do francês para "Álbuns do Pai Castor". Essas coletâneas de álbuns de figuras trouxeram reflexos de renovação da literatura destinada ao pequeno leitor na Europa e nas Américas, dada a sua ampla divulgação e editoração na França, com 25 milhões de coletâneas vendidas e 72 títulos traduzidos em 19 países, incluindo o Brasil, com tradução de Lúcia Machado de Almeida para os 12 títulos publicados.

Entre os títulos publicados na França, o brasileiro Juarez Machado é destaque no Albums du Père Castor com a obra intitulada Une Aventure Invisible.

Sob a influência das contribuições advindas das pesquisas da Psicologia Experimental aplicada à Pedagogia, com relação aos diferentes estágios de desenvolvimento infantil, Paul Faucher, influenciado por tais descobertas, procurou caracterizar em suas produções peculiaridades estilísticas que contemplassem essas indicações voltadas aos pequenos leitores, considerados como pré-leitores ou manipuladores de seus livros. Para tanto, o autor estabeleceu sete premissas em suas obras, que se correlacionam às características correspondentes aos estágios de amadurecimento físico e psicológico infantil.

A primeira correlação entre os estágios de desenvolvimento diz respeito à fase a partir dos 18 meses, sendo considerado o momento de elaboração da linguagem, em que as características das imagens devem provocar e possibilitar o conhecimento ou o reconhecimento de objetos ou seres já conhecidos pela criança, mas a partir de seu cotidiano e facilmente designados oralmente, como por exemplo, brinquedos, móveis, bichos, entre outros. A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p.189) reafirma essa colocação ao expressar que "Esse convívio com a imagem, associada à palavra nomeadora, facilitará a operação mental que identifica a percepção visual e a palavra correspondente". Para tanto, são sugeridos livros com poucas páginas, mas com imagens nítidas e perceptíveis pela criança.

Já a segunda correlação, indica que a partir dos 3 anos considera-se o momento da ampliação do mundo conhecido e da linguagem identificadora, e as imagens contemplam o ambiente familiar para a composição de historietas simples, mas que podem ser manipuladas pelas crianças para que, dessa forma, possam criar outras situações e histórias e contá-las.

Com relação à Educação do movimento, precisão do gesto, destaca-se a experiência vivida concretamente pelas crianças em situações de jogos infantis, cantigas de roda, brincadeiras, entre outras. Associada a essa finalidade, a criança pode desenvolver sua imaginação, habilidades manuais com atividades, por exemplo, como dobraduras, figuras para recorte, entre outras.

Quando se fala do processo de aprendizagem da leitura: momento de consolidação da linguagem, são indicados textos breves, mas com ênfase na combinação de imagens e com poucas páginas. Essas histórias estão baseadas em temas como comer, dormir, brincar, etc, e ampliam significativamente a capacidade de a criança formar frases, em virtude da composição adequada de imagens e textos correspondentes às etapas de domínio da leitura.

Para a Fase de treino progressivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com