TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA AS CRIANÇAS DE 6 ANOS

Por:   •  15/3/2017  •  Artigo  •  7.000 Palavras (28 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 28

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIENCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS - FACEL.

Nome: Neide Aparecida dos Santos

TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA

A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA AS CRIANÇAS DE 6 ANOS.

Projeto de Pesquisa apresentado para a avaliação da Disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica. Curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento da FACEL.

Turma: 24/03/2012 (data de início)

Tutor Orientador (a):

Prof.Ms Djoni Schallenberger

Local (Joinville – SC)

Ano

2012

                                      RESUMO

A pesquisa teve por objetivo refletir sobre o papel que a música desempenha  no inicio da alfabetização. Consideramos que a música é um elemento essencial para a formação da criança no processo de ensino aprendizagem.  O tema proposto nesse trabalho “A música como Estratégia de Ensino e Aprendizagem para as crianças de 6 Anos” está relacionado a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a auto-estima, a socialização, e o desenvolvimento do gosto e do senso musical da criança dessa faixa etária. A música desenvolve o pensamento e a linguagem dando condições à criança de descobrir os sons que a rodeia e que ela pode criar, conseguindo, por meio deles, novas maneiras de expressar e de se comunicar com as pessoas, coordenativo e cognitivo da criança, permitindo a transformação dos elementos abstratos e concretos, de forma alegre e agradável.

Nesse contexto o trabalho tem como objetivo analisar a música como um instrumento de aprendizagem na língua oral e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. E, através dela, analisar o desenvolvimento das crianças e seu relacionamento com a linguagem escrita, através da suas características e modalidades, muito antes de seu ingresso na escola. Aprender a ler significa aprender a ler o mundo, dar significado / significado a ele. Nesse aspecto, o trabalho proposto, objetiva as principais concepções que norteiam o processo de leitura e escrita.

Palavras-chave: Música, Alfabetização, Ensino e Aprendizagem.

                                                     

 INTRODUÇÃO

A música está presente em diversas situações da vida humana. Existe música para muitos momentos: para adormecer, dançar, cantar, chorar, exaltar, enfim, a música segue função de rituais, costumes e festividades. Cada povo possui uma cultura musical rica em tradições que no caso específico de nossa cultura, recebeu influências de muitos outros povos, dentre eles, lusitanos, africanos, ameríndios, espanhóis e franceses.

Os pesquisadores da Música e os especialistas no desenvolvimento da criança chegaram à conclusão de que o divertimento pela Música é mais importante do que a imposição de técnicas na primeira infância.

O objetivo central desse trabalho é refletir sobre o papel que a música desempenha dentro da Educação . Consideramos que ela é um elemento essencial para a formação da criança em seu processo de ensino e aprendizagem. Também pretende-se demonstrar a importância da música quanto à sua aplicação nas aulas, como sendo possível trabalhar a multidisciplinaridade; identificar os principais aspectos nos quais a música serve de apoio para a alfabetização e analisar o processo de desenvolvimento global das crianças no inicio da alfabetização  quando em contato com a música.

O tema proposto nesse trabalho “A música como Estratégia de Ensino e Aprendizagem para as crianças de 6 Anos” está relacionada a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a auto-estima, a socialização, e o desenvolvimento do gosto e do senso musical da criança dessa faixa etária. Com base nessa afirmação o problema em questão é: O que é música e por que desenvolver este conteúdo na educação nessa idade?

Por hipótese inicial tem-se que é possível a música servir de instrumento de apoio para o processo de ensino e aprendizagem, utilizando-se de cantigas conhecidas pelas crianças mostrando-lhes a formação das palavras, fazendo com que adquiram o gosto pela leitura e, consequentemente, pela escrita.

A música é um excelente meio favorecer para o processo da aprendizagem da criança, pois o aluno a vivencia desde seus primeiros dias de vida. Quando a música é bem utilizada, melhora o processo de compreensão do aluno, sua capacidade criadora e outras habilidades, no entanto, é preciso aplicar esta valiosa atividade na escola.

Em relação à escola, a música tem o objetivo de aumentar e dar condições ao aluno no que diz respeito a aprendizagem, pois educa a pessoa a escutar e a ouvir de modo operacional e pensado.

Esse trabalho é de grande importância pelo fato da música ser um meio de comunicação universal e por meio dela, se pode ampliar o universo cultural das crianças em idade escolar.

1 A trajetória da Música nas Escolas Brasileiras

1.1 A música como arte na escola

De acordo com Duarte (1994), a cultura brasileira nasceu baseando-se na cultura européia, não havendo preocupação em resgatar a riqueza cultural gerada pela presença das diversas etnias (indígena, negra e européia) no Brasil.

Segundo sua ideia, como o povo europeu era tido como classe dominante no país, e, portanto exercia forte influência de dominação sobre o restante das etnias, transplantou sua cultura, ignorando a diversidade cultural aqui existente e impedindo a construção de um pensamento tipicamente nacional.

Para Duarte, os interesses envolvidos eram de dar continuidade a lição transmitida a seus descendentes, transformando a terra descoberta em um pedacinho de seu país, para que assim, a sua cultura não morresse, passando de geração a geração.

Esse pensamento repercutiu no sistema educacional deixando marcas que sobrevivem ate os tempos atuais. A educação brasileira caracterizou-se pela imposição de sentidos distantes da vida concreta dos educandos por manter - se a realidade em que estava inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)   pdf (254.8 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com