TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA: UMA RELAÇÃO FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO

Por:   •  22/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 5

                

VANDA ANDRADE DOS SANTOS

        

        

A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA: UMA RELAÇÃO FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNYAHNA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

Inhambupe – BA, 2012

VANDA ANDRADE DOS SANTOS

PROJETO DE PESQUISA

Anteprojeto de pesquisa apresentado ao Instituto de Educação Superior Unyaha, como exigência do componente curricular Técnicas de Pesquisa do Trabalho, sobe orientação do professor Djalma Filho.

        

        

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNYAHNA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

Inhambupe – BA, 2012

1.TEMA: Apresentamos o tema: Relação família e Escola, cuja pesquisa tem o objetivo de entender essa relação para buscar orientações que possam fortalecer a relação entre ambas às partes, justificando-se pela necessidade de interação entre esses agentes. Através dessa pesquisa observaram-se paradigmas de interpretação funcional, em que a flexibilidade, a mudança e o conflito são elementos coexistentes. Percebe-se dessa forma, que a interação família e escola seja necessária para que ambas conheçam suas limitações e busquem caminhos que permitam facilitar o entrosamento entre si, para o sucesso educacional dos alunos. Assim, o contato entre a escola e família poderá transcender o nível de exigência administrativa para converter-se em um instrumento que melhores e facilite e tarefa educativa dos pais e dos professores.

  1. PROBLEMA

       A família é o nosso fundamento, a base para uma formação de uma sociedade organizada. Assim, a pesquisa considera refletir acerca da relação família e escola, enquanto agente de extrema importância na construção da identidade e autonomia do aluno a partir do momento em o acompanhamento desta relação durante o processo educacional leva a aquisição de segurança a criança. Neste contexto, convém refletir: Como se dá na escola atualmente a participação da família, no processo de aprendizagem dos educandos.

 3. JUSTIFICATIVA

            A discussão sobre a participação da família na escola não é recente. Há décadas se vem refletindo sobre como envolver a família, promover responsabilidade e torná-lo parte do processo educativo. É necessário refletir sobre a importância tanto da escola como da família nesse processo de aprendizagem. Criar parcerias entre escola e família pressupõe de ambas as partes a compreensão de que essa relação haja envolvimento, comprometimento e colaboração de todos. A presente pesquisa justifica-se pela necessidade de contribuir no processo ensino-aprendizagem da criança. Entendo que essa parceria é de suma importância para o processo de desenvolvimento intelectual, moral e na formação do individuo. Neste sentido, além das estruturas e das funções da família e da escola, havemos de considerar, também as transformações que ocorrem na sociedade moderna e nas instituições de ensino.

4. OBJETIVOS:

4.1 Objetivo Geral: 

O presente texto tem como objetivo colaborar com a discussão e reflexão sobre a participação da família na escola, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem da criança, partindo da conscientização sobre a importância dessa relação no processo educacional.

4.2 Objetivos específicos

  • Colaborar com a discussão e reflexão sobre a necessidade do bom relacionamento entre a família e a escola;
  • Investigar como se dá em âmbito escolar a participação da família nos processo ensino aprendizagem;
  • Refletir acerca da diversidade familiar presente na sociedade vigente, permitindo uma prática de construção de sua identidade, autonomia com responsabilidade, conhecimento, e o exercício de sua cidadania a partir da estrutura da família moderna e de suas relações com instituições escolares.

5. REVISÃO DE LITERATURA

            Estudos realizados, em vários países, nas últimas três décadas, mostram que, quando os pais se envolvem na educação dos filhos, eles obtêm melhor aproveitamento escolar. Algumas formas de colaborações por parte da família para a escola têm efeitos expressivos na melhoria do aproveitamento escolar dos alunos, aumentando a motivação pelos estudos, ajuda a família a compreendam melhor o espaço dos professores, melhora a imagem da escola, reforça o prestigio profissional dos professores, ajuda os pais serem melhores pais, da mesma forma, estimula os professores a serem melhores professores. Precisam ainda, dessa relação de parceria, para poderem também compartilhar com a família os aspectos de conduta do filho: aproveitamento escolar, qualidade na realização das tarefas, relacionamento com professores e colegas, atitudes, valores, respeito às regras. Segundo Grossi (2000, p. 205), O conhecimento só é conhecimento porque é socializável..., ou seja, só podemos partir de um ponto se o conhecemos.  Tanto a família quanto a escola só pode ter um objetivo em comum com determinismo e persistência se souber como o educando / filho está no outro ambiente (familiar/escolar). O dever da família com o processo de escolaridade e a sua importância no contexto escolar é publicado reconhecido na legislação nacional e nas diretrizes do Ministério da Educação aprovadas no decorrer dos anos 90, tais como: Estatuto da criança e do Adolescente, Lei Diretriz e Base da Educação, Plano Nacional de Educação e a iniciativa do MEC Ministério da Educação que instituiu a data 24 de abril como Dia Nacional da Família na Escola. Devemos pensar no que se espera fazer, pois Pensar é ponderar o que se quer e o que é viável, é avaliar o que se deseja e o realizável, conforme diz Ramos (2001, p.217).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com