TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A participação da familia na escola

Por:   •  26/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]   

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Debora de Lima

Turma: 1026

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO

SUMÁRIO

  1 PARTE I: PESQUISA

1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA..3

   1.1 OBJETIVOS.................................................................................................................3

   1.2 FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICA................................................................................3

 2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO

 2 METODOLOGIA........................................................................................................4

   2.1 CRONOGRAMA.........................................................................................................7

REFERÊNCIAS................................................................................................................7

ANEXOS............................................................................................................................8

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CIÊNCIAS

TEMA: SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

1. DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

A educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. É de suma importância à conscientização da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos. Sensibilizando os alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas extinção de animais e outros estimulando assim o interesse pela natureza.

1.1 OBJETIVO

  • Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
  • Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
  • Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
  • Estimular a leitura e a escrita;
  • Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração);
  • Desenvolver a oralidade, a socialização;
  • Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.

1.2 FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICA

Fazemos parte de uma sociedade globalizada, cujos interesses giram em torno do consumo desenfreado de produtos. Somos induzidos de todas as formas possíveis ao desejo de querer e ter e incentivados a comprar e consumir coisas que são completamente supérfluas em nosso dia-a-dia. Dessa forma, a produção aumenta e, consequentemente, o uso irregular de matérias-primas e de fontes de energia. Quaisquer alterações das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem estar da população, essa atenção deve envolver tanto a teoria quanto a prática consciente.

O papel da escola nisso tudo consiste em reformar seu método de educação ambiental, trabalhando de forma conjunta e interdisciplinar, afinal, ela não aborda só questões ambientais, mas também aspectos relacionados à cidadania, direitos e deveres, que são primordiais para a formação cidadã.  

[...] Em cada uma de nossas aulas, se quisermos realmente que nossos alunos aprendam o que ensinamos, temos de criar um ambiente intelectualmente ativo que os envolva, organizando grupos cooperativos e facilitando o intercâmbio entre eles. [...] Carvalho, Anna Maria Pessoa e outros. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998. P.16.

     

Trabalhar com os estudantes, então, é uma questão estratégica e fundamental, pois eles são os multiplicadores que representam o futuro. O educando deve passar por um processo de conscientização e não mais, de sensibilização, deixar de tratar a Terra como um objeto de exploração e passar a enxergá-la como um ser vivo merecedor de amor e respeito; como o seu endereço, como seu verdadeiro lar.

2. METODOLOGIA

O estágio curricular obrigatório nas series iniciais visa proporcionar uma relação entre a teoria aprendida no decorrer de nossa vida acadêmica e à prática docente em sala de aula. E esse é um momento que leva a refletir sobre como será o dia a dia como profissionais da educação.

O estágio aconteceu no Núcleo Escolar Municipal Constâncio Jose da Silva na Rua Francisco Pucci Primo, s/n, no município de Cerro Negro –SC. Esta é de responsabilidade do município, atendendo aproximadamente 34 crianças de seis a 10 anos. O Núcleo Escolar com uma equipe de sete professores, um deste é de Educação Física e outro de Educação Artística e duas auxiliares de serviços gerais, porém todas estão comprometidas com o sucesso da aprendizagem.

O espaço físico é composto por cinco salas de aula, um escritório, uma cozinha, um banheiro a refeição é feita em sala de aula. Falta uma área coberta e um parque, onde as crianças poderiam realizar as atividades nos dias de chuva e frio, como por exemplo, brincadeiras, dinâmicas, entre outras; e também uma sala para assistirem DVD.

O cardápio é bem variado, visando atender as necessidades nutricionais das crianças, os quais recebem duas refeições diárias: 10h30min; almoço, e café da tarde às 15h30min.

As modalidades de ensino encontradas neste Núcleo Escolar são:

  • Primeiro Ano - faixa etária, de seis a sete anos;
  • Segundo Ano - faixa etária, de sete a oito anos incompleto;
  • Terceiro Ano-faixa etária, de oito a nove anos incompleto;
  • Quarto Ano - faixa etária, de nove a dez anos;
  • Quinto Ano – faixa etária, de dez a onze anos.

A rotina é diversificada e organizada. As crianças tem hora de brincar, assistir ao DVD, Educação Física e Educação Artística.

O Núcleo Escolar tem base numa função pedagógica que torne realidade os conhecimentos infantis partindo com significados concretos. Favorecendo o processo de alfabetização, partindo da realidade da aquisição de conhecimento. Mas, o processo de alfabetização não se restringe a somente ler, escrever e calcular, o objetivo é a compreensão de mundo onde a criança possa se expressar e falar sua realidade. É de suma importância, conhecer a criança com que trabalhamos, entendendo-a como um ser social e histórico que apresenta diferenças socioeconômicas, cultural, familiar, étnica, de gênero, entre outras que necessitam ser conhecidas, respeitadas e valorizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (144 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com