TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC

Por:   •  19/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.268 Palavras (14 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        11

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        13

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        14

6        PLANOS DE AULA        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        20

INTRODUÇÃO

O presente trabalho iniciou-se com uma leitura através de um Artigo citando três filósofos discutindo o Papel do Professor na Educação Infantil, tratando da perspectiva do ensino ideário e do trabalho pedagógico referente à faixa etária de 0 a 6 anos. Citando também a importância da imitação na aprendizagem motivando a criatividade e imaginação. Observando cada fase da criança e o tempo de seu desenvolvimento psíquico.

    Durante este trabalho realizamos também uma pesquisa relacionada a um dos documentos que regem a escola, PPP (Projeto Político Pedagógico) documento este que reflete na proposta educacional da escola é através dele que a comunidade escolar desenvolve um trabalho coletivo, este documento realiza diversas propostas educacionais, uma delas é o currículo. Entendendo também o processo da avaliação na primeira etapa da educação básica que tem por finalidade o desenvolvimento da criança em aspecto físico, psicológico, intelectual e social tendo participação da família e da comunidade.

    Devido ao COVID-19 assistimos online, vídeos referentes à atuação do professor regente e sua inter-relação com a equipe pedagógica e administrativa, atuação da equipe pedagógica no acompanhamento da disciplina. Citando através desse aprendizado algumas atividades a serem trabalhadas, referindo também à importância da equipe pedagógica para com os professores e alunos. Abordamos também neste trabalho os temas transversais da BNCC que são constituídos pelos parâmetros Curriculares Nacionais que compreendem as áreas de Meio ambiente, Economia, Saúde, Cidadania e Civismo, Multiculturalismo, Ciência e Tecnologia.

     E para finalizar conhecemos o novo método de aprendizagem o Webquest é uma metodologia que utiliza a tecnologia como forma de aprendizagem, uma estratégia de ensino influenciada pela tecnologia digital. Montamos também dois planos de aula utilizando meios tecnológicos para serem trabalhados.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

.1   O papel do Professor e do Ensino na Educação Infantil

O texto apresentado ira nos mostrar o papel do educador e do ensino na perspectiva de Vygotsky, Leontief e Elkonin.

O ideário anti escolar na educação infantil vem apresentando a partir da década de 1990 um debate da especificidade do trabalho pedagógico junta a essa faixa etária de 0 a 6 anos. Entende-se que nessa perspectiva que a educação da criança pequena implica a negação e o rompimento dos laços com o modelo escolar de atendimento educacional. Mais ainda que o ensino não deva fazer parte do atendimento ofertado à criança de até os seis anos.

Vygotsky constituiu duas linhas genéticas desenvolvimento biológico e cultura fazendo com que a criança vai se desenvolvendo como um processo natural, sendo assim o processo psíquico não ocorre de uma forma natural nas leis da natureza o homem implica na transformação da natureza fazendo com que novas formas de comportamento e novos processos psicológicos especificamente culturais.

Aprendizagem contribui para que a criança ative a organização e faz com que se desenvolvam suas habilidades humanas. A imitação, por exemplo, é fundamental na aprendizagem, pois durante esta se pode trabalhar a imaginação da ação do indivíduo, a criatividade, gerando assim um melhor desenvolvimento intelectual que se encontra na zona da criança.

Cada idade ou período de desenvolvimento possui suas particularidades. O educador deve sempre estar atento no tempo de cada criança sendo que cada uma possui seu tempo de aprendizagem o mesmo deve ter entendimento em relação a esse processo.

Vigotski postula que o desenvolvimento infantil constitui uma unidade dialética entre duas linhas genéticas – o desenvolvimento biológico e o cultural. Trata-se, portanto, de um processo único de formação biológico-social da personalidade da criança, mas não de uma simples “mistura” entre o plano biológico e o social. No homem, o desenvolvimento cultural se sobrepõe aos processos de crescimento e maturação orgânica, pois na medida em que o desenvolvimento orgânico se produz em um meio cultural, ele converte-se em um processo biológico sócio historicamente condicionado.

De acordo com Leontiev (2001a) e Elkonin (1987b), é necessário considerar-se, na investigação do desenvolvimento infantil, o vínculo entre criança e sociedade, ou o lugar que a criança ocupa no sistema das relações sociais em um determinado momento histórico. Na mesma direção, Vigotski (1996) afirma que a situação social de desenvolvimento, ou seja, a relação que se estabelece entre a criança e o meio que a rodeia (que é peculiar, específica, única e ir repetível em cada idade ou estágio do desenvolvimento), é o ponto de partida para todas as mudanças dinâmicas que se processarão no desenvolvimento durante uma determinada idade ou período, determinado.

Assim pudemos entender que os mesmos evidenciaram a estreita relação entre o desenvolvimento da criança e a sociedade na qual ela se insere, compreendendo as condições objetivas disponibilizadas a criança como um fator determinante de seu desenvolvimento.

O ensino e a aprendizagem são, portanto, compreendidos como “fonte de desenvolvimento”. Isso não significa que cada etapa da aprendizagem corresponda a uma etapa no desenvolvimento, ou seja, não há correspondência direta, linear e imediata entre o ensino e o desenvolvimento de determinada função: “no momento da assimilação de alguma operação aritmética, de algum conceito científico, o desenvolvimento dessa operação e desse conceito não termina, mas apenas começa” (Vigotski, 2001a, p.324). Contudo, os processos de desenvolvimento não poderiam produzir-se, por si mesmos se não há aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (159.6 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com