TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC

Por:   •  19/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.753 Palavras (12 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        8

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        10

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        12

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        14

6        PLANOS DE AULA        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

Este referente aborda as diferentes expressões lúdicas da criança, e a influência no processo de desenvolvimento e aprendizagem que a ludicidade tem na vida da mesma. Também relata as atividades lúdicas que são manifestadas pelos jogos, tais como, jogos de exercícios, jogos simbólicos e jogos de regras.

As expressões artísticas como a dança, música e teatro estão presentes não só na vida da criança, mas também na vida de todos. Enfatizando o teatro, os mesmos, nas escolas está para além de um entretenimento lúdico no qual as crianças aprendem a representar está ligado diretamente ao conteúdo pedagógico.

Falaremos também sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil intitulado em três livros volumes 1, 2, e, 3. Os mesmos falam sobre creches, pré-escolas, concepções de criança, de educação, de instituição e do profissional. Onde se relacionam aos seguintes âmbitos de experiência a Formação Pessoal e Social que resulta na construção da Identidade e Autonomia das crianças e o Conhecimento de Mundo que contém os eixos: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

Abordaremos também sobre as Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Infantil no que diz respeito as propostas pedagógica da educação infantil.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Ao realizarmos a reflexão acerca do leitura sobre o papel do professor e do ensino da educação infantil nos reportamos ao fato de que a criança não tinha o direito de aprender de fato e sim somente ser cuidada, mantinha em proteção, mas por volta de 1990 teóricos estudiosos argumentaram que o tratamento integral das várias dimensões do desenvolvimento infantil exige a indissociabilidade do educar e do cuidar no atendimento às crianças, na qual o professor é responsável por proporcionar às crianças experiências que auxiliam a desenvolver suas capacidades cognitivas, como atenção, memória, raciocínio e o bem estar em um ambiente cheio de pluralidade.

Vigotski (2001b, p.115) afirma que a aprendizagem constitui um elemento necessário e universal no desenvolvimento das características humanas formadas historicamente na criança.

O papel do professor não é apenas ensinar, é também estimular atitudes respeitosas por parte das crianças: a respeitar os demais colegas de classe, a aguardar a vez dele na fila, a ser gentil com as outras pessoas que trabalham na escola, entre outras atitudes que, consequentemente, serão levadas para fora do ambiente escolar.

Com isso, ele promove atitudes, estratégias e comportamentos que favorecem a melhor aceitação e desenvolvimento da criança no ambiente escolar, sempre de maneira carinhosa, servindo de exemplo para os mais novos. O papel do professor, exige qualificação, estudo, dedicação, amor e muita vontade de transformar o mundo através do processo ensino-aprendizagem, que são compreendidos como “fonte de desenvolvimento”.

Porém para Vigotski (2001a, p.333), o bom ensino é aquele que conduz o desenvolvimento, atuando sobre aquilo que ainda não está formado na criança: “o ensino deve fazer o desenvolvimento avançar”. 

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

O Projeto Político Pedagógico é um documento obrigatório para as escolas e contém todas as metas, objetivos e os meios que serão usados para concretizá-los. Por isso, se torna essencial para nortear as ações da escola e envolve não apenas os professores e a equipe pedagógica, mas também os alunos, famílias e comunidade escolar. O Projeto Político Pedagógico é feito para orientar o trabalho durante o ano letivo e, por isso, deve ser um documento formal, mas ao mesmo tempo acessível a todas as pessoas envolvidas na comunidade escolar. É por meio do PPP que a escola define e articula quais conteúdos serão ensinados e como, a partir da realidade social, cultural e econômica em que está presente. Assim, deve ser construído de acordo com as especificidades de cada escola e ser flexível para atender as demandas específicas dos alunos.

2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?  

A partir da leitura do Projeto Político Pedagógico entende-se que compromisso da Instituição é atingir os objetivos gerais do ensino, proporcionando aos educandos a formação necessária ao desenvolvimento de potencialidades e ao pleno exercício da cidadania. A Educação Básica oferecida no Colégio segue as orientações legais vigentes, no que diz respeito à formação integral do educando. E o material didático utilizado no Colégio está em constante atualização para atender o que prescreve a BNCC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (181.3 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com