TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AFETIVIDADE NA FAMILIA E NA ESCOLA

Por:   •  11/9/2017  •  Ensaio  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 2

AFETIVIDADE NA FAMILIA E NA ESCOLA

A criança não nasce pronta! Ela precisa de amor, cuidado, interação social para se desenvolver e crescer com saúde física, emocional e intelectual.  A família é o alicerce na formação da personalidade e da moral da criança, pois é com os pais, parentes, irmãos que a criança aprende valores, exercita o respeito, adquire confiança. Tende a imitar os pais, sendo assim, esses tornam-se insubstituíveis na educação dos filhos. Na realidade, é passar segurança e você passa segurança para uma criança quando educa com firmeza no cumprimento das regras, das normas, porque isso a prepara para a vida. 

Os pais devem participar ativamente na vida dos filhos, seja criança ou adolescente, eles têm a necessidade de atenção, mas isso não significa fazer o que eles querem e sim o que eles necessitam.
           E na escola qual o papel dos pais? Os pais devem participar da vida escolar dos filhos, com interesse na educação da criança e não somente quando a escola os convidam a participar das reuniões.

A família precisa conhecer seus filhos no ambiente escolar e dar apoio ao professor para que ele possa conhecer a criança e assim dar um suporte adequado a ela, “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, estes pilares só podem ser assumidos em conjunto, a escola não consegue fazer isso sozinha, mas sim com os pais”( JOSÉ PACHECO, educador,2007). 

As boas relações na escola promovem um ambiente mais agradável e com isso possibilitam a oportunidade de um processo de ensino aprendizagem mais eficaz. Essas boas relações se manifestam por meio de diálogo, troca, paciência, compreensão, tolerância. Contudo, não podemos esquecer que as regras em sala de aula, nos intervalos, nas relações com os colegas, professores e funcionários da escola são importantíssimas para a organização e convivência saudável.

É o olhar confiante do professor em relação à aprendizagem do aluno que proporciona segurança e equilíbrio que a criança necessita, para sentir-se aceita e acolhida na escola. Assim também o professor necessita ser aceito e respeitado por seus alunos e pais, no desenvolvimento de seu trabalho pedagógico.

Enfim educar é ensinar a olhar para dentro e para fora de si mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (276.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com