TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:UM PROCESSO PEDAGÓGICO

Por:   •  14/8/2017  •  Artigo  •  2.824 Palavras (12 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE CAPIXABA DE NOVA VENÉCIA – UNIVEM

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM ARTES NA EDUCAÇÃO

CECÍLIA MEIRY MARTINS

MARIA APARECIDA ALVES EDUARDO

ROSEMERE MIRANDA PATROCINIO SANTORIO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:UM PROCESSO PEDAGÓGICO

RESUMO

O presente trabalho tem como tema central a alfabetização e o letramento na Educação Infantil. Investiga como o professor que atua com crianças até os seis anos, pode oferecer um espaço de leitura e escrita em sua sala de aula. Para elucidar essas questões buscou-se o referencial teórico de Magda Soares, Maria do Socorro Macedo, Regina Scarpa entre outras estudiosas da educação infantil e o letramento. Os principais objetivos da pesquisa foram conhecer como acontece a alfabetização e o letramento, antes do ensino fundamental e no que isto irá repercutir no desenvolvimento dos alunos. A pesquisa apoiou-se na descrição de um diário de campo realizado em uma turma de Jardim com crianças de aproximadamente cinco a seis anos de idade em uma escola de Educação Infantil pública. A partir dos dados observou-se a importância de um espaço lúdico, onde o professor possa deixar que o aluno descubra a sua visão do mundo escrito e apoia-lo nesta descoberta, a fim de oferecer suporte para suas curiosidades acerca desta questão.

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Educação Infantil.

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é buscar a compreensão do que são letramento e alfabetização, apontando, discussões que mostram como se desenvolve o processo de alfabetização.

Diante do exposto, optamos por desenvolver o tema: “Alfabetização e Letramento: Um processo pedagógico”.

O interesse por esta temática partiu da importância de alfabetizar a criança possibilitando a construção de um conhecimento articulado, em que ela aprenda a ler e escrever, compreendendo não apenas a escrita e como ela representa graficamente a linguagem, mas concebendo a leitura como fonte necessária na vida do ser humano e a relevância de sua utilização nas práticas sociais de forma crítica e consciente, acreditando que ela pode contribuir na alfabetização.

Neste sentido, este trabalho está sendo desenvolvido para análise do seguinte problema de pesquisa:De que forma o letramento é desenvolvido na Educação Infantil.

Observa-se, então, que o letramento ultrapassa os “limites” de uma educação formal que se encontra na escola, e que se pode incentivar a criança a utilizar as práticas de leitura e escrita no seu cotidiano, ou seja, nos seus diferentes contextos, lendo o mundo ao seu redor, na observação de tudo que a cerca.

Os objetivos específicos propostos neste estudo envolveram ao refletindo sobre alfabetização será proposto outro olhar colocando em questão o objeto de conhecimento envolvido nessa discussão: a língua escrita. E por fim, o letramento será discutido no campo da ciência, ou melhor, na formação dos alunos para uma vida numa sociedade.

2 ALFABETIZAÇÃO

O termo alfabetização consiste no aprender o alfabeto no qual o indivíduo busca o desenvolvimento de habilidades relacionado à leitura e a escrita tais como compreender, interpretar e criticar buscando significados relacionados ao mesmo. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.

Segundo Soares (2007), o termo alfabetização recebe um significado de processo permanente por toda a vida do indivíduo, não se esgotando apenas na aprendizagem da leitura e escrita. Mas, existe uma diferença entre o processo de aquisição da língua (oral e escrita), do processo de desenvolvimento da língua (oral e escrita) e o último, nunca é interrompido. O termo alfabetização não designa tanto o processo de aquisição da língua, quanto seu desenvolvimento, portanto, é especificamente um processo de aquisição do código escrito, das habilidades de leitura e escrita e é um conceito que dependerá de características culturais, econômicas e sociais. Atualmente, se reconhece a importância de se usar algumas práticas da escola tradicional, que são entendidas como métodos da alfabetização, alguns equívocos de compreensão foram percebidos e ajustados e muitos aspectos da escola nova tida como essenciais.

Contudo, não se pode negar uma prática ou outra, só por ela estar fundamentada, mas avaliar quais são as suas contribuições e necessidades na adaptação de cada turma onde as mesmas convêm serem utilizadas para um processo de alfabetização significativa.

Alfabetizar letrando é uma prática necessária nos dias atuais, para que se possa atingir a educação de qualidade e produzir um ensino, em que os educandos não sejam apenas mais uma caixa de depósito de conhecimentos, mas que venham a serem seres construtivos e transformadores da sociedade. Em meio a uma sociedade com tantos desafios o ideal é que o alfabetizador utilize de tudo o que souber sobre as hipóteses que as crianças constroem a respeito da escrita para interpretar o que escrevem e ajudá-las.

Portanto, caberá ao professor organizar as situações de aprendizagem de forma a oferecer informações adequadas, observando as ações dos alunos, acolher ou problematizar suas produções e intervir sempre que achar que o aluno terá condições de avançar.

A leitura e escrita tem sido consideradas como meios de instrução sistemática, mas na realidade as atividades de interpretação e de produção escrita se iniciam antes da escolarização, as crianças têm noções das funções da escrita para nomear, identificar, mostrar, indicar, informar e comunicar se.

Assim, segundo (Ferreiro, 1999) a escrita não é um produto escolar, mas algo adquirido por decorrência da cultura.

Desse modo, a alfabetização é um processo de construção de conhecimentos que não termina nunca, pois a criança convive o tempo todo com informações produzidas pelos adultos nos mais diversos contextos. (Ferreiro, 1999).

O aprendiz deve ser visto, no entanto como um sujeito que tem um papel ativo em sua aprendizagem, alguém que pensa o tempo todo, que estabelece relações e elabora as informações fornecidas pelo mesmo. Dessa forma, o professor precisa dispor de estratégias que o ajudem a compreender o que cada um de seus alunos já sabe. (São Paulo, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com