TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANHANGUERA LITERATURA INFANTIL

Por:   •  22/5/2017  •  Resenha  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLLYANA DE OLIVEIRA COSTA– RA 9162896661

TITULO

Leitura com diversas formas de arte

Desafio profissional das disciplina: LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA INFANTOJUVENIL, MULTIMEIOS APLICADOS A EDUCAÇÃO do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação da tutora: a distância: LEANDRA MARIA LUNA NAVARROS.

Barretos/SP

2015


INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a importância da introdução da leitura literária desde os primeiros anos da infância.

Como Garantir o contato com as obras e apresentar diversos gêneros às crianças pequenas é a principal função dos professores de creche e pré-escola para desenvolver os comportamentos leitores e o gosto pela literatura desde cedo.

Todos os especialistas concordam que, num país como o Brasil, a escola tem um papel fundamental para garantir o contato com livros desde a primeira infância: manusear as obras, encantar-se com as ilustrações e começar a descobrir o mundo das letras. É nas salas de Educação Infantil que nós futuros professores, devemos apresentar os diversos gêneros à turma.

A família e os professores têm papel substancial para auxiliar os infantes a desenvolver o gosto pela literatura. As crianças precisam ter modelos de leitores e ter contato com os livros, seja em livrarias, bibliotecas ou salas de leitura. Toda a comunidade deveria assumir o papel de formador de leitores.

Portanto através desse trabalho que será apresentado veremos várias formas de ensinar a literatura e o gosto pela leitura.

E como tornar as crianças futuros leitores proficientes.

Objetivo do Desafio:

Sugerir propostas de atividads para o projeto LER E BRINCAR com palavras do município Vale das Flores.

 

DESENVOLVIMENTO

Passo 1: Neste passo, você deve pesquisar sobre os gêneros textuais literários, levando em consideração o que são recomendados pelos parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa (PCNs) para o ensino fundamental e médio. Você precisa selecionar as mais pertinentes, na sua opinião, e a partir deles construir duas atividades de leitura com o objetivo de formar leitores proficientes.

Gêneros textuais da literatura infantil

CONTO DE FADAS – Narrativas em que algo mágico ou sobrenatural interfere no enredo e que retratam, em geral, a luta de um protagonista com um antagonista. Esse tipo de conto teve sua origem na tradição popular oral.

FÁBULAS -  narrativa alegórica de uma situação vivida por animais que referencia uma situação humana e tem por objetivo transmitir moralidade. É oferecido, então, um modelo de comportamento em que o “certo” deve ser copiado e o “errado”, evitado. Exemplo: o viajante e o urso.

LENDA – A lenda tem caráter anônimo e geralmente, está marcada por um profundo sentimento de fatalidade. Tal sentimento é importante, porque fixa a presença do destino, aquilo contra o que não se pode lutar e demonstra o pensamento humano dominado pela força do desconhecido.

CONTO POPULAR – é um gênero narrativo que desenvolve traços que se repetem em histórias criadas nos mais variados locais e épocas. Suas características composicionais não conhecem fronteiras de tempo e nem lugar.

São características deste tipo de gênero, distância no tempo, disputa entre forte/fraco;rico/pobre;bem/mal. O bem sempre vence o mal. Exemplo: o conto a raposa e a onça.

ATIVIDADES COM GÊNEROS LITERÁRIOS

LEITURA NA TELA – Leitura apresentada a partir de livros digitalizados ou CD de histórias culminando com confecção dos personagens que mais gostaram na massinha.

OBJETIVO: Estimular a formação do leitor literário infantil, tendo como meta desvendar o mundo da escrita e das experiências com personagens interessantes

CONTO E RECONTO – Nesta atividade o professor dá início a história pedindo para que o próximo aluno continue a história e assim passando por todos os alunos da classe. Assim que terminar foi o conto recontado.

Essa atividade estimula a imaginação, concentração, oralidade e memorização do aluno, procurando novos meios e caminhos para o fim da história.

Passo 2: Neste passo, você deve selecionar filmes ou vídeos da web e relacioná-los com obras da literatura infanto-juvenil e obras da literatura portuguesa. A partir disso, elaborar duas atividades que visem à análise das obras literárias, comparando-as com filme ou vídeo assistidos.

Filme: Malévola (versão moderna do filme Branca de Neve e os sete anões)

1° atividade – Formar uma roda de debate, expondo as questões diferentes apresentadas nesse filme e que é diferente das outras versões mais fantasiosas e machistas. Perguntas que podemos fazer para iniciar o debate:

 Quem é malévola?

Por que ela era má?

Vocês acham certo o jeito de agir de malévola?        

Iniciando assim um debate desse filme que transpôs todas as outras histórias que só mostrava o mal porque tinha que ser mal, apresentando aos alunos outra visão sobre os motivos que levam uma pessoa ser o que é.

Mostrando também, que o sexo feminino também pode liderar e ser feliz mesmo sem o tal “príncipe encantado” mostrando assim um final feliz diferente do que geralmente os contos de fadas nos propõe.

2° Atividade – Propor aos alunos que escolham os personagens e utilizem alguns materiais disponíveis e façam um teatro sobre o filme enfatizando os aprendizados.

Filme – PROCURANDO NEMO

1° ATIVIDADE -  Analisar o filme com a turma, fazendo algumas perguntas como:

Onde se passa o filme?

-Como se chama o personagem principal do filme?

-O que mais te chamou atenção no ambiente em que nemo vivia?

-Quais os nomes principais dos amigos de Nemo?

-Porque nemo se perdeu?

2° ATIVIDADE – TIRANDO LIÇÕES

- O livro que você leu é igual o Filme?

- Nemo é um peixe-palhaço que tem uma nadadeira menor do que a outra. O Pai apelidou de nadadeira da sorte. O que você acha disso?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com