TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TENDENCIAS PEDAGOGICAS

Por:   •  3/4/2022  •  Resenha  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO

2.1 AS CONTRIBUIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TENDENCIAS PEDAGOGICAS.

 

        Após procedimento de leitura ao texto: Tendências pedagógicas: perspectivas históricas e reflexões para a educação brasileira, obra da Mestre em educação Aracéli Girardi da Silva (2018), é possível compreender a importância da atuação dos movimentos sociopolíticos do país, que representam diversas concepções sobre o ser humano, de sociedade, dos movimentos culturais e políticos que influenciou a criação das tendências pedagógicas.  

Tal modo Silva, expõem sobre a tendência pedagógica que surge atrelado ao contexto social e influencia práticas pedagógicas, que envolve a inserção de expectativas tanto da classe burguesa ou proletariado. A autora salienta que a tendência redentora envolve as pedagogias liberais e confia que a educação possui efeitos sobre a sociedade, fortalecendo o otimismo.

A reprodutivista é crítica, destinada a compreender a educação na sociedade e apresenta-se de maneira pessimista. A tendência transformadora, igualmente crítica, recusa o otimismo ilusório e o pessimismo imobilizador. As tendências progressistas seguem critérios definidos em relação às funções políticas e sociais do sistema escolar. (2018, p.2)

Nesse sentido as políticas públicas educacionais vigentes são fundadas na lei Lei nº 9.394/1996, dentro da área da educação busca atender as necessidades da população, garantindo a efetivação dos direitos e deveres, ja que a  educação é           direito de todos e dever do Estado e da Família.

                  Conforme Apolinário; Tarragó e Ferst (2021) a BNCC foi criada para sanar os espações ocasionados por lastros de repetências e abandono em sala de aula. Com isso surge a necessidade de criação de ações pedagógicas direcionadas a novas dimensões pedagógicas. As dez competências estão direcionadas atividades didáticas que engloba desde a educação infantil ao ensino médio, isso fica evidente o cumprimento da determinação da LDB aos Estados, Distrito Federal e Municípios sobre a legislação acerca da educação.

                 A pedagogia esta conectadas a conjuntos/grupos: Pedagogia Progressista (libertadora; libertária e crítico-social dos conteúdos) e Pedagogia Liberal (tradicional; renovadora progressivista; renovadora não diretiva e tecnicista) (Libâneo apud por Silva 2018, p. 02). Tal modo as tendências pedagógicas são fundamentais, possibilita ao professor desenvolver na prática ações metodológicas com êxito, com foco na prospecção filosófica e educacionais, ampliando o leque de informações para o desenvolvimento desta.

No Brasil, caracterizado pela autonomia dos entes federados, acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais, os sistemas e redes de ensino devem construir currículos, e as escolas precisam elaborar propostas pedagógicas que considerem as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, assim como suas identidades linguísticas, étnicas e culturais.

As posturas e propostas das competências da BNCC, não é apenas planejar aula com específicas competências ou apenas articular o plano curricular, mas pensar na articulação da aprendizagem agregando habilidades correlacionadas com outras áreas do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com