TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGOGICAS

Por:   •  28/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

PEDAGOGIA

KETLY SEBASTIÃO DO CARMO DE OLIVEIRA

PORTFÓLIO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

“A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGOGICAS”.

SOROCABA-SP

2021

[pic 2]

Universidade Norte do Paraná

Pedagogia

Ketly Sebastião do Carmo de Oliveira

Portfólio Interdisciplinar em grupo

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGOGICAS”.

[pic 3]

Sorocaba-SP

2021

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

2.1.        DESAFIOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA        5

2.1.1.        FALTA DE PLANEJAMENTO        5

2.1.2.        DIFICULDADE DE ACESSO A UM COMPUTADOR E/OU INTERNET:        5

2.1.3.        PROBLEMAS DE ADAPTAÇÃO:        5

2.1.4.        ESTRESSE E ANSIEDADE POR CONTA DO CONFINAMENTO:        6

2.2.        POSSIBILIDADES DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM TEMPOS DE PANDEMIA        6

 2.3. Importância e as contribuições e contexto das tecnologias para a Educação........................................................................................7

  2.4.        COMO A TECNOLOGIA ASSISTIVA CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS.......................................................9 

3.        CONCLUSÃO        11

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

        

        

        

  1. INTRODUÇÃO

O ano de 2020, tão esperado por todos, veio com grande catástrofe epidemiológica pegando a todos de surpresa, levando então a paralisação do mundo como nunca vista antes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020, constatou a primeira aparição do vírus (COVID-19) no Brasil, em 13 de março por medidas de precaução houve o primeiro anúncio da suspensão das atividades educacionais em território nacional, ação tomada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e depois por outras instituições de Ensino Superior e da Educação Básica, tanto nos particulares quanto nas públicas. Providências tomadas no intuito de não se alastrar ainda mais o vírus, e conter os números de infectados pela doença.

Mesmo com essa medida drástica, ainda não resolveria todos os problemas, pois não podíamos ficar parados esperando o vírus ser contido. Não tinha nada concreto para confortar todos os cidadãos. Então precisávamos inovar, a nossa realidade era outra, lutávamos contra algo desconhecido, e sem previsão de normalização, e quanto mais os dias se passavam mais a quarentena aumentava, e o vírus se alastrava, ficando cada vez mais forte com suas variantes.

Com a vida dos estudantes de ponta cabeça, a solução ponderada pelos profissionais da educação foi o ensino a distância (EAD), a tecnologia foi nossa melhor aliada, e os celulares, notebooks, tablets, nunca foram tão aceitos nessa nova realidade, era a melhor forma de estarmos mais perto mesmo estando longe, onde tudo se conecta em tempo real e com segurança, era o que precisávamos nesse momento conturbado.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. a relação entre a Base Nacional Comum Curricular e as tendências pedagógicas

        

  1. O que é a BNCC

  A Base Nacional Comum Curricular define os direitos de aprendizagens de todos os alunos do Brasil. Mas ainda há muitas dúvidas sobre a importância desta política pública e as mudanças que ela traz para a  educação.A  BNCC determina os conhecimentos e as habilidades essenciais que todos os alunos e alunas têm o direito de aprender. Na prática, isso significa que, independentemente da região, raça ou classe socioeconômica, todos estudantes do Brasil devem aprender as mesmas habilidades e competências ao longo da sua vida escolar.

 A BNCC traz orientações para que as instituições de educação básica e seus profissionais possam modificar e/ou adaptar o currículo com as novas concepções a serem incluídas no planejamento pedagógico feito pelas escolas.

  1. O que é uma tendência pedagógica?

Em um dado momento histórico, os movimentos sociais e filosóficos são responsáveis pelas tendências pedagógicas. As intenções pedagógicas propiciam a união das práticas didático-pedagógicas, favorecendo o conhecimento, sem “fechar questão”, sem querer ser uma verdade única e irrestrita. Seu conhecimento se torna de especial importância para o professor que deseja construir sua prática educativa.

Naturalmente, o professor deve se apropriar das teorias e tendências pedagógicas ao buscar soluções para os problemas que enfrenta na sua ação docente, e ao refletir sua prática pedagógica , sem, no entanto, estar constantemente vinculado apenas a uma delas. Deve, antes de tudo refletir sobre as características de cada uma, buscando a que melhor convém ao seu desempenho acadêmico, seguindo uma operacionalização atenta que permita avaliar sua competência e habilidade, procurando agir com eficiência e qualidade de atuação. As intenções ou tendências pedagógicas são referências norteadoras da prática educativa, sendo que, os movimentos sócio-políticos e filosóficos exercem intensa influência sobre as tendências pedagógicas. Podemos classificá-las em: Pedagogia Liberal Tradicional, Tendência Liberal Renovadora Progressiva, Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova), Tendência Liberal Tecnicista, Tendência Progressista Libertadora, Tendência progressista Libertária, Tendência Progressista "crítico social dos conteúdos ou "histórico-crítica".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (354.9 Kb)   docx (192.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com