TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.127 Palavras (21 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO – 80h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

HISTÓRICO DA PSICOLOGIA

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Apresente o conceito de alma segundo Sócrates, Platão e Aristóteles.

• Sócrates se preocupava em estudar o limite que separa o homem dos animais, sendo a razão a principal característica do homem. Para Sócrates o home é a sua alma, e a alma do homem e a sua razão, a sua consciência. A alma é o que da ao homem a sua personalidade intelectual e moral

• Para Platão a alma (razão) tinha um lugar no corpo humano, definiu-se na cabeça. A alma ficava separada do corpo, assim quando alguém morria, o corpo desaparecia, mas a alam ficava livre para ocupar outro corpo. A alma é uma substância independente do corpo e é eterna. A alma não se limita a ser entendida como o princípio da vida, mas é também vista como o princípio de conhecimento.

• Aristóteles afirmava que a alma e o corpo não se desassociavam. Para ele a alma seria o princípio ativo da vida, o homem tinha uma alma racional, com função pensante. Aristóteles define a alma como aquela coisa devida a qual vivemos, sentimos e pensamos. Para ele a alma se divide em três partes: a alma vegetativa (atividades biológicas, presente em todos os seres vivos); a alma sensitiva (presente em animais, responsável pelas sensações, pelas percepções e a coordenação dos movimentos corporais; e a alma intelectual ou pensante (executiva do ser humano, capacidade de pensar discursivamente, elaborar teorias e explicações)).

2. Elabore um quadro histórico identificando os pensadores e suas principais ideias, do período do cristianismo ao renascimento.

PENSADORES PERÍODO PRINCÍPAIS IDEIAS

Santo Augustinho

354 A 430 • Buscava a salvação humana;

• O homem tem tendência para o pecado original;

• Busca egoísta do desejo de posse e prazer;

• Distinção entre corpo e alma;

• Alma imortal;

• A ama liga o homem a Deus

• O homem na busca de Deus, deveria se livrar se livrar das coisas mundanas e carnais.

Thomás de Aquino

1225 A 1274 • A distinção entre essência e existência;

• Só Deus é capaz de unir essência e existência;

• Busca do conhecimento por meio de sentidos, verdades reveladas ( verdades da fé);

René Descartes 1596 A1650 • Postulava a separação entre mente (alma, espírito) e corpo;

• O homem possuía uma substancia material e uma substancia pensante;

• O corpo desprovido de espírito é uma máquina;

Hegel 1770 A 1831 • Importância da história para a compreensão do homem;

Darwin 1809 A 1882 • Derruba o antropocentrismo;

• Cria a Teoria Evolucionista;

3. De acordo com o texto, algumas escolas em Psicologia deram origem às teorias que temos hoje. Caracterize as abordagens abaixo:

a) Funcionalismo: é a primeira sistematização de conhecimento em psicologia. Elege a consciência como o centro das preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento. Á medida que o homem a usar para adaptar-se ao meio.

b) Estruturalismo: baseia-se em os estados elementares da consciência como estruturas do sistema nervoso central (aspectos estruturais). Seu método de observação e o introspeccionismo e os conhecimentos psicológicos são eminentemente experimentais (laboratórios).

c) Associacionismo: fundamentado por Thorndike, formulado de uma primeira teoria de aprendizagem na Psicologia, que admitia que a aprendizagem acontece por meio do processo de associação de ideias, das mais simples as mais complexas. Formulou a LEI DO EFEITO (psicologia comportamental): todo comportamento de um organismo vivo tende a se repetir se houver recompensa (reforço positivo), e se for castigado seu comportamento tenderá a na se repetir.

d) Behaviorismo: nasce com Watson; define o psicológico de modo concreto, a partir da noção de comportamento (behavios).

e) Psicanálise: nasce com Freud, baseia-se na prática médica, recupera para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo.

f) Gestalt: afirma que o homem deve ser compreendido em sua totalidade, também nega a fragmentação das ações e processos humanos.

g) Construtivismo: é uma teoria epistemológica, busca explicar a realidade da produção do conhecimento, mais precisamente científica. Com principal teórico Piaget. Junto com Vygotisky , Luria e Leontier (sociointeracionista) , apresentavam duas formas antagônicas de conceber

4. A partir da década de 70, duas tendências são disseminadas: construtivista (Piaget) e sociointeracionista (Vygotsky, Luria e Leontiev). Explique por que motivo tais tendências tomam corpo nessa época.

O construtivismo e o sociointeraccionismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (184.3 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com