TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.630 Palavras (11 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

LIBRAS – 80h

UNIDADE 1

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Destaque os fatos marcantes relacionados ao contexto histórico, mundial e nacional, da educação de surdos.

RESPOSTA: - Reconhecimento da língua de sinais publicação da Lei nº 10.436 e a Lei nº 10.098 de 2002;

- Plano educacional e de ensino incluindo todos os aparatos necessários para o acesso do surdo e deficientes auditivos na educação;

- 1809 fundação da primeira escola para surdos

- 1760 início do trabalho de instrução da língua de sinais em Paris

- 1817 fundação da primeira escola permanente para surdos nos Estados Unidos

- 1835 aceitação total da Língua Americana de Sinais nas escolas dos Estados Unidos elevando o grau de escolarização dos Surdos

- 1880 – Congresso de Milão – língua de sinais é banida da educação de surdos e só retorna em meados de 1940, supõe-se que foi devido ao desenvolvimento das próteses reabilitadoras

- 1992 inicia-se no Brasil os estudos linguísticos sobre a  Língua de Sinais dos Urubu-Kaapor, comunicação intratribal

- No Brasil em 1857 inicio oficial da educação da língua de surdos

- Em 1911 a Língua de Sinais é proibida

- 1969 há a tentativa de se utilizar novamente a língua de sinais

- A partir de 1970 começam novamente atividades e pesquisas sobre LIBRAS

- 2002 LIBRAS é oficialmente reconhecida como Língua Brasileira de Sinais, com a lei 4.587.

  1. Realize uma pesquisa na internet a respeito do histórico e objetivos da FENEIS (FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE SURDOS) destacando recursos ou ferramentas voltadas à escolarização de surdos. (http://www.feneis.org.br)

RESPOSTA:

Objetivos: tem por finalidade a defesa de políticas linguísticas, educação, cultura, saúde e assistência social, em favor da comunidade surda brasileira, bem como a defesa de seus direitos, bem como produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para a qualidade de vida os surdos, bem como assegurar a cidadania mediante comunidade surda, de forma humanista, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho e para a melhoria das condições de vida da sociedade.

  1. Descreva as principais características da LIBRAS enquanto língua oficial para os surdos.

RESPOSTA: é uma língua de modalidade gestual-visual que utiliza, como canal ou meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão

  1. Defina surdez e deficiência auditiva.

RESPOSTA: Surdez é a perda total da audição e LIBRAS é utilizada como forma de comunicação, já a deficiência auditiva pode ser considerada uma vez que a pessoa teve acesso à cultura e língua da sociedade ouvinte, aquele que tem uso da audição dificultada parcialmente.

  1. Quais as possíveis causas da surdez?

RESPOSTA:

Existem muitas causas da surdez do nervo. Duas das mais comuns são:

-Exposição à ruído de alta intensidade ou sons altos.

-Presbiacusia (surdez pela idade)

Outras causas incluem:

-Viroses (rubéola, caxumba)

-meningite

-uso de certos medicamentos ou drogas

-propensão familiar (hereditárias)

-traumas na cabeça

-doenças cárdio-circulatórias

-defeitos congênitos

-alergias

-problemas metabólicos (diabete por exemplo)

-tumores

  1. De acordo com suas leituras, elabore uma interpretação da citação de Skiliar (1999, p. 17): “[...] ao invés de entender o surdo como uma exclusão e um isolamento no silêncio, entender como uma experiência e uma representação visual”.

RESPOSTA: Respeitar e entender que a língua de sinais é uma língua como outra que pode ser aprendida por todos, assim com línguas estrangeiras inglês, francês, espanhol e outras.

  1. Atualmente, ainda ouvimos a expressão “surdo-mudo”; tal terminologia está correta ou não? Justifique.

RESPOSTA: Esta é uma incorreta denominação atribuída ao surdo, pois nem todos os deficientes auditivos são mudos, visto que muitos têm voz e conseguem falar se forem estimulados por fonoaudiólogos. O surdo é aquela pessoa portadora de uma inabilidade total ou parcial de ouvir, enquanto que o mudo é aquele que não faz uso de seu aparelho fonador para a fala ou qualquer outra manifestação vocal.

UNIDADE 2

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Defina os conceitos de identidade, cultura e diversidade, relacionando-os à comunidade surda.

RESPOSTA: A identidade é um conjunto de características particulares de cada indivíduo que é construído ao longo de sua história. A cultura está relacionada a língua de sinais, e as estratégias e mecanismos sociais compensatórios que os surdos utilizam para se desenvolverem, como celulares que vibram, campainha que aciona a luz, fax entre outras. A cultura surda indica a diferença de um grupo inserido num contexto social. A diversidade é um conjunto de identidades e culturas diferentes que ainda não aprendemos a respeitar e nem a conviver com o diferente de nós.

  1. Relacione o conceito de cultura e multiculturalismo com outras áreas do conhecimento no contexto educacional, como sociologia, filosofia, didática, avaliação, entre outras, e destaque como o professor poderia incluir os conceitos relacionados à Língua Brasileira se Sinais.

RESPOSTA: Multiculturalismo pressupõe que tanto cultura quanto linguagem são consequências do uso que fazemos dela. A escola e a escolarização se propõe a mostrar como o mundo é constituído nos jogos de poder/saber por aqueles que falam nele e dele, e como pode se criar outras formas de estar nele.

  1. Realize uma pesquisa de como os recursos tecnológicos contribuem para o desenvolvimento do indivíduo surdo.

RESPOSTA: Para os surdos os recursos tecnológicos são, ainda, uma alternativa de comunicação e aprendizagem. Oferecer essa possibilidade de usufruir novas oportunidades de interação maior e melhor contribui também para que sejam mais participativos na sociedade. O uso do computador e da internet abriu novas possibilidades de comunicação principalmente por serem tecnologias visualmente acessíveis, o que é atraente para o surdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (271.8 Kb)   docx (96.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com