TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  7/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA – 60h

[pic 3][pic 4]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Conceitue filosofia e explique a transição entre a filosofia antiga e a filosofia atual.

R: A filosofia é o desejo e a procura da sabedoria, a filosofia tem como objetivo o trabalho de reflexão e a busca incessante pelo conhecimento. Na antiguidade a filosofia era entendida com a arte de quem estima, respeita e procura o conhecimento. No decorrer da idade medieval a filosofia esteve atrelada ao poder ideológico da igreja, já na idade moderna os movimentos de contestações da doutrina e da autoridade católica como o humanismo, renascimento, as revoluções burguesas, etc., reavivaram o caráter autônomo da filosofia de uma forma menos teocêntrica. Já na atualidade é comum ver a filosofia como um movimento de pensamento, onde investiga a relação na sociedade, cultura, ciência, a fim de desprender das influencias política, cultural e econômica das classes dominantes.

  1. Diferencie o homem e o animal, explicando a importância do trabalho no processo de desenvolvimento (evolução) da humanidade.

R: o homem primitivo se diferencia dos animais na medida em que passa a viver em grupo, a inteligência distingue - se do instinto por oferecer respostas racionais, enquanto o animal permanece mergulhado na natureza, o homem se desenvolve e evolui com a linguagem humana e o mundo, o homem encontra- se em constante transformação e busca por si mesmo.

  1. O que é cultura? Responda e diferencie cultura de massa, cultura popular e cultura erudita.

R: Cultura de massa: compreende a produção de um tipo de cultura voltada predominantemente ao entretenimento, como meios de comunicação.

Cultura popular: esta voltada ao senso comum, transmitidas por gerações, é o conjunto de saberes e praticas que não se aprende em instituições de ensino, são reproduzidos anonimamente em diferentes esferas sociais.

Cultura erudita: é derivada do pensamento cientifico produzida pela elite intelectual, social, política e econômica. Universidades, instituições de ensino, conservatórios musicais, escolas de arte, dança, teatro, etc.

  1. Argumente sobre a teoria de Marx em relação à sociedade de classes potencializada no sistema capitalista.

R: Para Karl Marx o sistema capitalista consiste na produção de mercadoria, mercadoria é tudo que é produzido não tendo em vista seu valor de uso mais por objetivo, o valor de troca, ou seja, a venda do produto. Ou seja, para viver o Trabalhador vende ao capitalista sua única mercadoria que possui que é a sua capacidade de trabalhar.

  1. Explique o que é ideologia e apresente um exemplo de influência ideológica na sociedade.

R: Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais. Ideologia democrática que surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e possui como ideal a participação dos cidadãos na vida política.

  1. O que é e quais são as implicações sociais da alienação?

R: O trabalho alienado é a condição de desumanização, é uma condição em que a inversão de valores acontece, onde o produto passa a ter mais valor do que o homem em si. O homem perde sua autonomia deixa de ser o centro de si mesmo, passa a ter como obrigações horários de trabalho, ritmo de trabalho, pressão sobre produção.

  1. Qual a relevância (importância) da filosofia para a educação? Cite estratégias para desenvolver a atitude filosófica dos alunos.

R: Cabe a educação consolidar o processo de humanização, utilizando preceito filosófico para auxiliar e desenvolver autonomia intelectual, promovendo o desenvolvimento de pensamento dos educandos.

  1. Explique, com suas palavras, o que entendeu sobre a seguinte ideia: “A formação do homem configura-se em meio à produção e as relações de produção, na contradição de um processo que ora educa, ora deseduca, alternando momentos de “qualificação e desqualificação e, por isso, de humanização e de desumanização”.

R: A pedagogia capitalista tem como objetivo educar e preparar o homem para o mercado de trabalho, para que assim ele possa oferecer sua mão de obra para seu sustento, mas ao mesmo tempo torna o homem dominado pelo sistema capitalista e tenta também educá-lo para enfrentar essa dominação incentivando e instruindo.

UNIDADE 2

O CONHECIMENTO HUMANO E CIENTÍFICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Explique as três formas sob as quais o conhecimento se realiza: o conceito, o juízo e o raciocínio.

R: O conceito pertence  a essência do pensar, enquanto pensamos formamos idéias que definem aquilo que conhecemos, conhecer também é julgar , conferir atributos, ou seja , formar juízos , a partir da idéia e juízo conquistadas partimos para o raciocino que relacionam um conhecimento ao outro.

  1.  Por que o ceticismo não considera possível conhecer a Verdade? Responda, assinalando a diferença entre ceticismo absoluto e relativo.

R: Para o ceticismo a razão e os sentidos nos induzem ao erro, ceticismo absoluto afirma que o homem nada pode afirmar, pois nada pode conhecer. O Ceticismo relativo não nega radicalmente as possibilidades do homem ao conhecimento, mas nega parcialmente a capacidade do homem conhecer a verdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (235.4 Kb)   docx (59.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com