TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  16/5/2017  •  Resenha  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS – 60h

[pic 2][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

OS PROCEDIMENTOS DE METODOLOGIA DE ENSINO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Explique o que é método de ensino. Cite dois métodos de ensino que constam no módulo e explique como você os utilizaria em sala de aula.

Método de ensino: são os meios utilizados para alcançar objetivos gerais e específicos que buscam o ensino, ou seja, são ações tanto do professor organizando as atividades de ensino, quanto dos alunos para atingir os objetivos do trabalho. A escolha dos métodos de ensino deve levar em conta as características dos alunos, a idade e o nível de desenvolvimento mental e físico.

Dentre os métodos que constam no modulo escolhi esses:

Método Verbal: pode ser trabalhado em uma roda de conversa ou uma leitura em voz alta, pois trabalhar a oralidade é de suma importância.

Método ativo: onde os alunos participam ativamente da aula expondo seus conhecimentos, o professor não deve depositar o seu conteúdo sobre o aluno mais sim estimula-lo a participar da aula, através de perguntas feitas sobre o conteúdo onde o professor cause curiosidade dos alunos em aprender.

2. O que é um método ativo?

O método ativo é aquele em que o aluno ocupa o centro das ações educativas, privilegia a participação dos alunos, ou seja, esse método tem como objetivo motivar os alunos à construção de conhecimentos, competências e habilidades, não deixando de lado a interação entre professor e aluno. O sujeito que nos referimos como ativo não é aquele que faz muitas coisas. Nesse método o aluno deve reconstruir, reinventar o conteúdo ensinado em sala de aula e não decorar.

3. Escreva o que você entendeu sobre aprendizagem significativa (principais conceitos). Explique por que a aprendizagem significativa é importante para a aprendizagem do aluno.

Aprendizagem significativa é aquela aprendizagem que ocorre quando o aluno adquiri novas informação ou conhecimentos e os relacionam com os seus conhecimentos prévios, isto é, a aprendizagem significativa causa um crescimento e uma modificação em um conceito já formado. Por fim a aprendizagem significativa deve ligar os conhecimentos antigos com as novas informações para assim facilitar melhor a compreensão das novas informações. A aprendizagem significativa é importante para o aluno ele relaciona informação nova com informação já presente na sua estrutura cognitiva. O aluno amplia seu conhecimento quando relaciona o que já sabe com os novos conhecimentos que afeta seu modo de pensar sobre o mundo e sociedade.

4. Diferencie conhecimentos prévios e problematização.

Conhecimentos prévios são aqueles que permitem o contato inicial com um conteúdo novo além de serem fundamentais para a construção de novos significados.

Problematização é quando o professor cria questões que possam ser entendidas pelos alunos na apresentação do conteúdo, porem elas não precisam ser respondidas na hora, o objetivo dessas questões é causar nos alunos a curiosidade, a vontade de saber a resposta ou aprender, assim o aluno passa a ser estimulado a responder ou resolver algum problema consequentemente amplia seu conhecimento.

UNIDADE 2

INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O que é interdisciplinaridade? Como você trabalharia o conteúdo água em uma turma de 3º ano de forma interdisciplinar?

Podemos entender interdisciplinaridade como a forma de trabalhar um único tema que consiga envolver várias disciplinas.

Para trabalhar o tema ÁGUA com uma turma de 3º ano iria envolver as disciplinas de Português, História e Matemática. Primeiramente iria propor uma visita a Sanepar, para que os alunos entendam como a agua chega ate nossas casas e como ela é tratada. Após o passeio iria pedir a eles uma produção de texto onde deveriam descrever como foi o passei (Português), em uma roda de conversa iria contar como a água era usada antigamente,, de onde ela vinha e como era consumida (História). Trabalhando Matemática iria propor aos alunos que pesquisassem a quantidade de água doce e de água salgada existente no planeta terra, depois da pesquisa com o meu auxilio iriam montar um gráfico

2. Por que se diz que a interdisciplinaridade vai contra a fragmentação do conhecimento?

3. Quais são os blocos temáticos do ensino de Ciências Naturais? Você considera-se apto (a) a trabalhá-los em sala de aula? Justifique sua resposta

São 4 blocos temáticos do ensino de Ciências Naturais: Ambiente, Ser humano e Saúde, Recursos Tecnológicos e Terra e Universo. Sim considero-me apta a trabalha-los em sala de aula, pois para coloca-los em prática é necessário sobre o assuntos ou tema que será abordado, e farei isso através dos conhecimentos que os alunos ja possuem e com os conhecimentos que eu adquiri sobre o assunto. Uma vez que estudei o tema, elaborei o planejamento estarei mais confiante na hora de aplicar, lembrando que sempre haverá levantamentos de duvidas por parte dos alunos, assim caso não tenha a resposta terei que obter mais informações para que haja um entendimento melhor sobre os assuntos para os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (277.5 Kb)   docx (93.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com