TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.399 Palavras (26 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – 120h

[pic 3][pic 4]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

O UNIVERSO E A VIDA

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. De acordo com os parâmetros curriculares nacionais (PCNs, 1996), defina ciências naturais. Justifique com suas palavras a importância das ciências naturais na educação infantil e no ensino fundamental.

R: Nos parâmetros curriculares nacionais ciências naturais é o termo usado para designar os diversos setores da ciência voltados para o estudo dos fenômenos que ocorrem na natureza, e onde engloba diferentes áreas do conhecimento científico: física, química, biologia e outras áreas podendo ser a astronomia, e suas tecnologias como satélites artificiais, tratamento de água, cultivo de plantas para o consumo humano, vacinas etc. No mundo atual em que vivemos está sendo indispensável o conhecimento científico e tecnológico e onde educação infantil e no ensino fundamental a Ciências Naturais vem para que possamos compreender o mundo e suas transformações sempre considerando o homem como indivíduo participativo e parte integrante do Universo.

  1. Pesquise em outras fontes, internet, livros ou revista 2 teorias que explicam a origem do universo e compare com a teoria científica “Big Bang”.

R: Uma teoria para ser considerada verdadeira precisa ser comprovada ou demonstrada obedecendo os parâmetros conhecido como método científico. A teoria de Big Beng ocorreu 15 e 20 bilhões de anos onde houve uma grande explosão cósmica, que deu origem ao Universo, onde o termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia criando o espaço-tempo. Esta teoria de Big Beng é a mais aceita sobre a origem do universo.

  1. Com base na leitura dos tópicos sobre a origem do universo, elabore um plano de aula sobre o sistema solar e seus componentes. Neste plano, deve constar a descrição da turma/série, os objetivos, o conteúdo, o material utilizado, o tempo necessário, e como o conteúdo será desenvolvido.

R: Objetivos

Partindo do estudo do modelo cósmico gerado pelo Big Bang, responder de onde veio a matéria que conhecemos e que forma o universo (estrelas, Sol, etc.), nosso corpo e o de todos os seres vivos.

Comentários

Teorias científicas e não científicas buscam entender a origem do Universo. Como e onde tudo começou? Podemos entender o passado? E como prever o futuro do universo?

A teoria mais aceita atualmente é a do Big Bang, a grande explosão cósmica que deu origem ao tempo e ao espaço tal como os conhecemos, há cerca de 15 bilhões de anos. Desse momento em diante, galáxias, estrelas e planetas se formaram a partir de elementos físico-químicos primordiais.

Estratégias

Este é um tema que pede o uso de vídeos e leituras de apoio para discussão.

A sugestão é partir do vídeo do National Geographic (que tem várias partes) e usar pelo menos a Parte 1, que está no YouTube ("NatGeo - De onde vem a matéria?").

Ficará a critério do professor utilizar na aula as demais partes do filme (são cinco) ou propor que os alunos assistam a outros trechos em casa (ou durante o processo de pesquisa).

  1. Explique por que o conteúdo sobre o Universo deve ser trabalhado na disciplina de Ciências.

R: É através da disciplina de ciências que o aluno vai descobrir o mundo ao seu redor e ver que nós fazemos parte do Universo. Nesta disciplina conheceremos a verdadeira origem do Universo.

  1. Descreva os planetas que compõem o sistema solar e suas principais características.

R: Os planetas que compõem o sistema solar são:

Mercúrio, que é o menor planeta com diâmetro cerca de três vezes menor que o da terra, está situado a 55 milhões de quilômetros do Sol, sua superfície é coberta de crateras, mercúrio não tem satélites ou anéis. Seu movimento de rotação dura 59 dias e de translação 88 dias, com a proximidade do sol, o planeta sofre grandes mudanças de temperatura que oscilam entre 430 graus centígrados de dia 180 graus abaixo de zero a noite.

Vênus, que recebe o nome da deusa romana do amor e da beleza, e é o objetivo mais brilhante do céu conhecida como Estrela d’ Alva. Costuma aparecer de manhã ou á noite semelhante a uma estrela de brilho intenso, é o segundo planeta mais próximo do sol, sua atmosfera é composta principalmente por dióxido de carbono (96%) e nitrogênio (3%). Sua rotação dura 243 dias e a translação 225 dias.

Terra, é o terceiro planeta mais próximo do sol, quase 150 milhões de quilômetros de distância. Seu diâmetro é de 12.756 km é pouco maior que o de vênus e sua atmosfera é composta por nitrogênio (77%), oxigênio (21%) e outros gases como por exemplo vapor de água, combinação de elementos que permite a existência de vida. O movimento de translação que o nosso planeta descreve em relação ao Sol dura 365,256 dias, e a rotação completa sobre si mesma dura 23,9 horas, possui um único satélite, a Lua.

Marte, é o quarto planeta do Sistema Solar, recebe o nome do deus romano da guerra e é conhecido como o “Planeta Vermelho”. Possui dois satélites naturais que o rodeiam Phobos e Deimos sua rotação dura mais de 24 horas e sua translação é de 687 dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (522.7 Kb)   docx (230 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com