TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  13/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.561 Palavras (15 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ[pic 2]

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO: 

ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO – 60h

[pic 3][pic 4]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

ARTE E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

Lembrete: a cópia de trechos da apostila não será aceita na resolução dos questionamentos. Estude e reelabore o conteúdo com as próprias palavras.

1. Explique a contribuição da arte para o processo de desenvolvimento do indivíduo (mínimo de 10 linhas).

Através dos estudos realizados percebemos a trajetória da arte, sua evolução, como é conhecida, e muitas vezes desvalorizada. Muitas pessoas acreditam que a arte não seja útil, devido ela não ter “utilidade”, e não servir no dia a dia dos indivíduos, ou seja ela seria algo apenas para transmitir sentimentos e feito por prazer. Mas vimos que não é bem assim, para fazer arte muitas vezes o individuo já nasce com esse dom e ele vai se aperfeiçoando através de estudos também. Ela contribui no desenvolvimento do individuo em diversas formas, levando ele a imaginar, criar, usar seu pensamento, utilizando seus pensamento, expressando suas emoções, ela foge um pouco das atividades maciças que exigem o raciocínio, deixando o aluno livre para elaborar proporcionando momentos de prazer.

2. Na escola, geralmente predomina o trabalho com a arte popular e a arte de massa, em detrimento da arte erudita. Caracterize os 3 tipos de arte e explique por que é importante trabalhar a arte erudita no universo escolar.

Arte de elite ou erudita: Esta arte é produzida pela técnica e esculturas, é encontrada principalmente em museus para serem observadas, passando de geração em geração, e apreciadas pelas pessoas do mundo todo.

A arte erudita é importante de ser trabalhada para que os alunos observem desde antigamente, como eram, comparando com os dias atuais, revendo as esculturas , escritas em pedras, mostrando para o aluno a importância dos museus, o contexto histórico e que as obras feitam que se encontram lá, são obras feitas que são vistas de geração em geração.

Arte popular ou folclórica: esta arte é vista e apreciada através da cultura e da comunidade que difere uma das outras, sendo expressa através das musicas, das poesias, das danças, sendo vistas em ruas e praças.

Arte de massa: esta arte é importante de ser trabalhada para que os alunos observem desde antigamente como eram as pinturas, as esculturas, comparando com os dias atuais, revendo a transformação desde a escrita nas pedras, percebendo sua importância.

3. Diferencie arte pré-histórica e arte primitiva.

Na arte pré-histórica percebemos que as pinturas eram realizadas, nas paredes das cavernas, onde os indivíduos gostavam de desenhar, criar e representar alguns animais, figuras reais e imaginarias. Existindo também as esculturas, onde eram mais comum serem feito figuras femininas, através de formas de barro, pedra, entre outros para ser representado a fertilidade da mulher, acreditando que estes artefatos aumentavam a capacidade de procriação, sendo assim não tinham objetivos estéticos e decorativos, devido estar ligado as necessidades cotidianas. Existiam também as pinturas realizadas com canudos, feito de ossos ou planta, onde se soprava o pó colorido sobre a parede em volta da mão, utilizando uma tinta feita de sangue carvão, de ossos queimados , esta expressão era conhecida como as mãos em forma de negativo. A arte pré-histórica, foi produzida a.C, em seguida a arte primitiva que visava explicar a produção e manifestações artísticas de diversos povos como: tribos indígenas e aborígenes, ou seja aqueles que viviam através de uma cultura feita por tabus e superstições. Suas expressões artísticas tinham características originais, de cores vivas onde utilizavam objetos como: máscaras, esculturas, pinturas corporais, artefatos utilizados em rituais.

4. Descreva as principais características da arte nas culturas egípcia, grega e romana.

A arte egípcia expressava por meio de sua arquitetura, suas estatuas, pinturas e religiosidade, retratando a vida de faraós e ações das divindades, exibindo a presença de textos que eram palavras representadas por imagens. Foi bastante conhecido na arquitetura egípcia também, os templos, palácios, e as pirâmides, que foram construídos com uso de mão de obra escrava feitos por pedra e blocos grandes.

A arte grega foi dividida em três períodos: arcaico, clássico e helenístico. No período arcaico percebemos as esculturas, onde eram esculpidas figuras humanas no mármore, tendo influencia dos egípcios. No período helenístico os gregos passam por uma modificação em suas esculturas, adquirindo mais liberdade, deixando as esculturas próximas do real, colocando detalhes e dando ênfase nas expressões e sentimentos, através da representação dos deuses. No período clássico o bronze era utilizado como principal matéria prima, onde eram produzidas diversas obras que iriam lançar a cultura ocidental.

A arte romana obteve bastante influencia da cultura grega, principalmente na arquitetura, e escultura, nunca utilizando um estilo próprio. Na arquitetura era utilizado como materiais o ladrilho e uma massa resistente de areia e calcário, permitindo a produção de grandes edificações, utilizando a pintura com finalidade decorativa.

5. Compare as seguintes culturas artísticas, desenvolvidas na Idade Antiga: cristã primitiva, bizantina e islâmica.

A arte cristã primitiva deu-se após a morte de cristo, devido uma grande perseguição cristã. Era caracterizada pelas pinturas realizadas em túmulos, catacumbas e cavernas através de símbolos: cruz, palma, âncora e peixe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (395.1 Kb)   docx (155.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com