TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  16/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ[pic 2]

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO: 

ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO – 60h

[pic 3][pic 4]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

ARTE E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

Lembrete: a cópia de trechos da apostila não será aceita na resolução dos questionamentos. Estude e reelabore o conteúdo com as próprias palavras.

1. A partir das discussões empreendidas no fascículo, argumente sobre a importância da arte no universo escolar (mínimo de 10 linhas).

        Ao que pode entender a disciplina de artes em relação a outras disciplinas escolares se torna uma disciplina fútil, ou menos útil, pois segundo discussões não se torna uma obrigação e sim uma diversão, um prazer.

        Mas pelo contrário a disciplina de artes no ambiente escolar é muito rica e muito importante, pois faz com que os alunos consigam viajar ali mesmo em sala de aula, para outro mundo, outro universo, em que o aluno transcreva, muitas vezes o que ele está ocultando, ou que tenha medo ou vergonha de expressar, contribuindo assim para a formação e desenvolvimento humano, em que ao se expressar melhor consiga muitas vezes ser entendido por outros professores de outras disciplinas em que estivesse com dificuldade, por muitas vezes não conseguir enxergar qual era o devido problema do aluno que em muitos casos pode não ser intelectual e sim emocional.

Folclórica. Explique cada uma delas, citando exemplos.

Arte erudita: uma arte para ser apreciada por quem realmente entende de arte, que tem a sensibilidade e conhecimentos específicos, arte em museu ou particular.

Arte de massa: arte que visa atingir a população, produzida por um grupo, visando o lucro decorrente de modismo e ás demandas da indústria cultural.

Arte folclórica: uma arte que não segue modismo, expressa-se por meio de poesias, musicas, teatro, e tem como característica o anonimato, apreciada geralmente na localidade em que se originou, em que foi criada.

opinião qual tipo de arte geralmente é priorizado pela escola? Evidencie seu posicionamento.

Na minha opinião a arte priorizada na escola é a folclórica, pois consegue se expressar por meio de teatro, dança, música, conseguindo atingir assim em sua grande parte a população, podendo ser realizadas e trabalhada em grupos.

4. Como era desenvolvida a arte na pré-história?

A arte na pré-história era desenvolvida por meio de desenhos, criar esculturas, representação de animais, reais ou imaginários, como o misticismo.

As esculturas também era uma forma de arte em que predominava a figura feminina, esculpida de barro, pedra entre outros, com menção a fertilidade, prosperidade.

5. Na Antiguidade, a arte envolveu diferentes culturas: egípcia, grega, romana, cristã primitiva, bizantina e islâmica. Selecione e compare três dessas culturas típicas da Idade Antiga.

Cristã primitiva: os homens utilizavam de canudos de ossos ou plantas para soprar um pó colorido na parede, a tinta era feita pela mistura de gordura, sangue ou excremento de animais, utilizados também em manifestações de tribos indígenas, aborígenes entre outras, expressões artísticas com cores vivas, para máscaras, esculturas ou pintura corporal.

Arte egípcia: voltada em grande parte para a religiosidade por meio de estátuas, pinturas ou monumentos, sepulturas dos faraós e estátuas dos deuses produzidas em ouro, arquitetura com estabilidade devido aos conhecimentos matemáticos.

Arte bizantina: com raiz no cristianismo evidenciando o fortalecimento do Império Oriental, por meio da arquitetura e na pintura, como também a arte mosaica que ornamentava as igrejas.

6. Qual foi o papel da Igreja Cristã na produção artística medieval? Responda, diferenciando a arte na Alta Idade Média e na Baixa Idade Média.

Na alta Idade Média, a pintura e a escultura eram utilizadas com representação das passagens bíblicas, com o objetivo didático-catequética, utilizada para orientar a doutrina cristã. As igrejas e castelos com características de defesa, paredes grossas, janelas pequenas e alta.

Na Baixa Idade Média as edificações tinham o significado de se aproximar do céu, conhecida como “arte das catedrais” que tinha como característica paredes finas, grande quantidade de janelas. Se aproximando com o passar do tempo a escultura com estilo realista, com características humanas como: santos, anjos e figuras bíblicas.

7. Esclareça a influência do Movimento Renascentista na arte moderna.

Devido a expansão marítima os comerciantes tiveram grande contribuição aos artistas, somado ao anseio pela liberdade religiosa, política e intelectuais.

8. Na Idade Moderna, são citados pintores, arquitetos, escultores e escritores famosos. Escolha uma dessas personalidades, pesquise e escreva sobre a sua vida e algumas de suas obras. Se possível, acrescente ilustrações.

Leonardo Da Vinci, foi um dos artistas mais completos de todo o mundo                       e tempo, foi pintor inventor escritor, foi responsável por obras que ultrapassam o conceito de tempo, foi o artista que pintou a Monalisa, retratou como poucos a razão e o ser humano como centro das artes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (314.9 Kb)   docx (100.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com